Especialista da Motul aponta quais são os erros mais frequentes na hora de lubrificar a corrente da moto. Confira!
Você sabe como lubrificar a corrente da sua moto corretamente? A lubrificação da corrente serve para prolongar a vida dos componentes de transmissão e proporcionar um passeio de moto tranquilo.
Lubrificação do conjunto de transmissão final - Foto: Doni Castilho
Para realizar a manutenção adequada da corrente da sua moto, o especialista Motul separou os principais erros que as pessoas cometem durante o processo de lubrificação da corrente. Confira quais são:
1. ESCOLHER PRODUTOS INADEQUADOS PARA LIMPEZA
Enquanto pode parecer tentador utilizar solventes genéricos como gasolina ou querosene para remover sujeira, saiba que essa abordagem pode causar ressecamento nos retentores de borracha dos pinos. A utilização de óleo diesel também é desaconselhada, pois pode prejudicar a aderência do lubrificante apropriado, resultando em intervalos mais curtos entre aplicações e menor proteção durante a pilotagem.
2. EVITAR ESCOVAS DE METAL NA LIMPEZA
No processo de limpeza antes da lubrificação, é comum encontrar acumulações de sujeira e óleo antigo. No entanto, o uso de escovas com cerdas metálicas deve ser evitado, uma vez que elas podem causar danos aos retentores, elos e pinos da corrente.
Foto: Envato
3. USAR O LUBRIFICANTE ERRADO
Escolher o lubrificante correto é crucial. Optar por um produto específico, ao invés de usar óleo de motor queimado ou graxas inadequadas, garante aderência, resistência à temperatura de serviço e à rotação da roda. Isso evita a expulsão indesejada do lubrificante.
Lembrando sempre que a lubrificação deve ser realizada levando em consideração o uso da motocicleta, já que ela pode ser utilizada no modo off-road, em estradas de terra e areia, em trechos pavimentados de áreas urbanas, ou para prática esportiva em autódromos. Cada situação possui demandas e desafios diferentes em termos de lubrificação de corrente.
4. CUIDADO COM O EXCESSO DE ÓLEO
Embora a falta de lubrificação seja prejudicial, o excesso de óleo não é a solução. Em muitos casos, o uso exagerado pode resultar no acúmulo de sujeira, prejudicando o conjunto de relação e contaminando outras partes da moto.
5. PACIÊNCIA NA SECAGEM DO PRODUTO
Não subestime a importância de esperar alguns minutos para que os produtos atinjam sua eficácia máxima, como indicado nas fichas técnicas. Isso vale tanto para a fase de limpeza quanto para a lubrificação da corrente.
Corrente deve estar sempre lubrificada e regulada - Foto: Divulgação
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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