quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Novembro Azul / 2023


Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

O que é próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

O que é o câncer de próstata?

É o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Fatores de risco para o câncer de próstata

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Sinais e sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Estratégias para investigar o câncer de próstata

  • Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata;
  • Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Confirmação do diagnóstico

Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal. 

Tratamento do câncer de próstata

O tratamento do câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso. 

Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos. 

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Consultas e exames

Hospital Geral Roberto Santos (Salvador)

  • Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). Além de consultas urológicas nos dias 19 e 20 de novembro para homens com idade a partir de 45 anos. Agendamentos devem ser realizados através do telefone 0800 071 3535, entre os dias 7 e 10 de novembro, das 7h às 17h.

 

Hospital Geral Clériston Andrade 2 (Feira de Santana)

  • Triagem, na recepção, para rastreio de câncer de próstata e colorretal em homens com idade acima de 45 anos, e ou com histórico de câncer na família, no dia 10 de novembro, das 09 às 12h. É necessário levar documentos pessoais e cartão do SUS
  • A unidade vai ampliar durante o mês de novembro o atendimento ambulatorial com consultas com médico urologista e endoscopista terapêutico. Também serão realizados exames de toque retal, antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia de próstata e para rastrear o câncer de colorretal.

Hospital Geral de Guanambi (Guanambi)

  • Realizará 320 atendimentos entre consultas preventivas com urologista e exames de PSA e Ultrassom, nos meses de novembro e dezembro, seguindo a demanda ou solicitação médica.

 

Hospital Regional Costa do Cacau (Ilhéus)

  • Ações de corte de cabelo, barba e sorteio de brindes para os pacientes.

Palestras

  • Rodas de Conversa com urologistas, psicólogas, nutricionistas, palestras de conscientização sobre a saúde do homem nos Hospitais da Mulher, Espanhol, Regional de Santo Antônio de Jesus, Carvalho Luz, Professor Eládio Lasserre, e na UPA de Jequié.
Fonte: Secretária de Estado/Governo da Bahia

(SJRP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário