segunda-feira, 15 de maio de 2023

BMW apresenta a nova R 18 Roctane

 

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Motocicleta é a quinta da família cruiser no estilo custom bagger

A nova R 18 Roctane junta-se ao R 18, R 18 Classic, R 18 B e R 18 Transcontinental como o quinto membro da família R 18. Mais uma vez, ela remonta à história e à tradição da BMW Motorrad e combina tecnologia de ponta em motocicletas com o design e o charme de tempos passados.

Tanto técnica quanto visualmente, a BMW R 18 empresta de modelos famosos da BMW, como a BMW R 5, e coloca o foco novamente no essencial do motociclismo: tecnologia purista e sem frescuras e o motor boxer como o epicentro do prazer de pilotar. Design clássico e tecnologia clara, porém contemporânea, se fundem para formar um conceito geral fascinante. Esta combinação proporciona uma experiência de pilotagem emocional única e o modelo é caracterizado por uma linguagem de design habilmente encenada com uma seção traseira no chamado “design aerodinâmico”.

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Uma estrutura de aço tubular de loop duplo está no centro do chassi da nova R 18 Roctane. O seu design perpetua a longa tradição BMW Motorrad deste tipo de quadro. A qualidade de fabricação particularmente alta e a atenção aos detalhes também são evidentes em detalhes quase imperceptíveis, como as juntas soldadas entre tubos de aço e peças fundidas ou forjadas. Como a lendário BMW R 5, o braço oscilante traseiro, que é fabricado com um design semelhante, envolve o acionamento do eixo traseiro no mesmo estilo usando conexões aparafusadas.

Os elementos de suspensão da nova BMW R 18 Roctane não apresentam deliberadamente opções de ajuste eletrônico. Em vez disso, garfos telescópicos e um suporte de sprint central diretamente conectado com amortecimento dependente do curso e pré-carga de mola ajustável garantem uma orientação superior das rodas e um conforto responsivo da suspensão. Como na R 5, os tubos fixos dos garfos telescópicos são envoltos em mangas de garfo. O diâmetro do tubo do garfo fixo é de 49 mm, o curso da suspensão é de 120 mm na frente e 90 mm na traseira. A nova BMW R 18 Roctance conta com freio a disco duplo na frente e um freio a disco simples na traseira em conjunto com pinças fixas de quatro pistões. As rodas de liga leve dão à moto um visual elegante. 3,5 x 21″ na dianteira com pneus 120/70 B 21 e 5,5 x 18″ na traseira com pneus 180/55 B 18.

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A nova BMW R 18 Roctance apresenta uma posição casual. Esta posição clássica dos pés atrás dos cilindros não é apenas típica da BMW, mas também permite uma posição de pilotagem relaxada e ativa para o controle ideal da motocicleta. A R 18 Roctane apresenta um assento de dois níveis que se afunila para trás, com alças de passageiro e está equipada com estribos em conjunto com uma alavanca de câmbio. O guidão alto revestido de preto garante uma posição de pilotagem ereta e relaxada.

A nova R 18 R Octane está idealmente equipada para viagens e conta com malas rígidas pintadas na cor da moto, que oferecem 27 litros de espaço para bagagem cada. Para passeios mais longos, a nova R 18 Roctane pode ser equipada com um para-brisa com faróis auxiliares e piscas suspensos da linha de Acessórios Originais BMW Motorrad.

Eletrônica

Três modos de pilotagem, bem como ASC e controle de arrasto do motor são equipamentos padrão e garantem diversão e segurança de pilotagem de alto nível. O auxílio à marcha à ré, o Hillstart Control e as manoplas aquecidas estão disponíveis como equipamento opcional de fábrica.

A fim de atender às necessidades individuais dos clientes, a nova R 18 Roctane também apresenta os três modos de pilotagem “Rain”, “Roll” e “Rock” como padrão, o que é incomum neste segmento. O equipamento padrão também inclui ASC (Controle Automático de Estabilidade), que garante um alto nível de segurança na pilotagem. Além disso, a nova R 18 Roctane é equipada de série com controle de torque de arrasto do motor. Além de outras opções, um auxiliar de marcha à ré torna as manobras um assunto confortável e a função Hill Start Control facilita a partida em subidas. As manoplas aquecidas, que também estão disponíveis como equipamento opcional de fábrica, mantêm suas mãos aquecidas em dias frios.

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Estilo

A R 18 Roctane reinterpreta habilmente o estilo icônico de épocas passadas em estilo bagger personalizado e muitos detalhes refletem o design purista que foi moldado principalmente por clássicos como a BMW R 5. Elementos funcionais e que definem estilo, como o quadro de tubo de berço duplo, o tanque de combustível em forma de pêra ou o acionamento do eixo da hélice aberto lembram o lendário boxer de 1936. As partes clássicas da carroceria da R 18 R Octane, como o tanque de combustível, os para-lamas das rodas dianteira e traseira ou a carcaça do farol, também são feitas de metal – como convém a uma clássica autêntica. O layout rígido do chassi da R 5 foi perfeitamente transferido para os tempos modernos.

A nova BMW R 18 Roctane agora revive esta tradição – com tecnologia de ponta, mas design contemporâneo. A inscrição “BERLIN BUILT” no mostrador é uma referência à origem da moto. A nova R 18 Roctane também é fabricada na fábrica da BMW Motorrad em Berlin-Spandau.

Como todos os outros membros da família R 18, a nova R 18 R Octane oferece uma arquitetura muito fácil de converter, que já era o foco quando o design básico da série R 18 estava sendo concebido. Além disso, as tampas visíveis das válvulas (tampas do cabeçote) e a tampa do motor são projetadas de forma que fiquem localizadas fora da câmara de óleo, tornando-as muito fáceis de trocar.

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Os destaques da nova BMW R 18 Roctane:

  • Estilo icônico graças ao uso de tecnologia moderna e materiais autênticos.
  • Maior motor boxer BMW de todos os tempos, com capacidade de 1.802 cc.
  • Potência de 67 kW (91 hp) a 4.750 rpm, torque máximo de 158 Nm a 3.000 rpm.
  • Mais de 150 Nm disponíveis em todos os momentos de 2.000 a 4.000 rpm.
  • Unidade de eixo de hélice aberta com base no modelo clássico.
  • Sistema de escape e contraporcas em estrela em Dark Chrome.
  • Estrutura de aço tubular de loop duplo elaboradamente fabricada.
  • Braço oscilante traseiro com acionamento do eixo fechado em design de estrutura rígida.
  • Garfos telescópicos com mangas e suporte de suspensão cantilever com amortecimento dependente do curso.
  • A ergonomia bem equilibrada com guidão alto garante uma condução relaxada e um controle ideal.
  • Freios a disco dianteiros e traseiros e rodas de liga leve de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira.
  • Tampas laterais com emblema.
  • Carcaça do farol com instrumento redondo clássico integrado.
  • Tecnologia de iluminação LED de última geração, interpretada de forma clássica.
  • Farol adaptável para uma iluminação ainda melhor da estrada nas curvas como equipamento opcional de fábrica.
  • Keyless Ride para ativação conveniente das funções remotamente (ligar/desligar a ignição).
  • Bloqueio manual da direção (com chave): Bloqueio do lado direito do tubo do guiador:
  • Malas fechadas manualmente (com chave).
  • Três modos de pilotagem, bem como ASC e controle de arrasto do motor como padrão.
  • Auxiliar de marcha à ré para manobras convenientes e controle de partida em subidas para partidas fáceis em subidas como equipamento opcional de fábrica.
  • Punhos aquecidos, alarme antirroubo, TPM e versão de 35 kW como equipamento opcional de fábrica.
  • Ampla gama de equipamentos opcionais e Acessórios Originais BMW Motorrad, bem como uma Coleção Ride & Style descontraída.
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Ainda não há previsão desta versão ser vendida no Brasil.

Fonte: Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.


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