Inspiração em modelos que competiram no Dakar dos anos 1980 e 1990 resultou em mais capacidade off-road que na Multistrada
A Ducati revelou nesta quinta-feira (9) a versão final da DesertX, exposta como conceito dois anos atrás. Para ocupar um novo espaço como big trail com mais vocação off-road que a Multistrada V2, o novo modelo usa um novo chassi em treliça de aço com suspensões de maior curso (230 mm e 220 mm) e rodas de aros 21” e 18”, respectivamente na dianteira e traseira.
O garfo dianteiro invertido de 46 mm de diâmetro e o amortecedor são Kayaba ajustáveis em compressão, retorno e pré-carga. A distância livre do solo chega a 250 mm e o assento fica a 875 mm, altura amenizada pelo estreitamento da junção com o tanque.
A capacidade de 21 litros do reservatório pode ganhar um adicional de 8 litros com o segundo tanque traseiro instalado sob o banco do passageiro. O acessório é conectado ao tanque dianteiro e transfere seu volume ao reservatório principal antes que este se esgote, por meio de um controle no painel.
O display TFT de 5” é vertical e lembra um celular, embora a referência estética seja o equipamento usado pelas motos de rali. Podem ser selecionados seis modos de pilotagem, que combinam diferentes ajustes dos assistentes eletrônicos: Wet, Urban, Touring, Sport, Enduro e Rally. Os dois últimos são dedicados à pilotagem off-road, sendo o Enduro para os menos experientes (potência limitada) e o Rally orientado para performance máxima, com menos interferência eletrônica.
O motor V2 de 937cc já é conhecido e entrega até 110 cv a 9.250 rpm e 9,3 kgf.m a 6.500 rpm, mas recebeu relações de marcha diferentes. De 1ª a 5ª houve encurtamento para facilitar a pilotagem off-road, porém a 6ª foi mantida longa para que o motor funcione em regimes de rotações baixos na estrada.
Do ponto de vista de estilo o conceito nasceu originalmente como uma Scrambler e, portanto, com acentuada influência retrô. Embora a Ducati não especifique isso, a principal fonte de inspiração foi a Cagiva Elefant 900 que venceu duas vezes o rali Dakar nos anos 1990 usando um motor de 2 cilindros a 90° fornecido pela Ducati, na época de propriedade do mesmo grupo empresarial.
Um comentário:
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