Balanço dos cinco dias mostra Ducati e Yamaha mais rápidas, já KTM decepciona
Os testes pré-temporada da MotoGP terminaram nesta sexta-feira (12) no Catar, onde ocorrerá a primeira etapa de 2021 em duas semanas. Os cinco dias abertos aos pilotos que alinham no grid foram encerrados por uma já esperada tempestade de areia na região, que sujou a pista de Losail e tornou este último dia praticamente inútil.
Outros dois dias que antecederam os testes dos pilotos oficiais já haviam sido dedicados aos primeiros quilômetros das motos 2021 com os pilotos de testes de cada fabricante. Apenas Marc Marquez (Honda), ainda em recuperação da fratura no braço direito, não participou – mas foi substituído pelo intenso trabalho do piloto de testes Stefan Bradl.
Após centenas de voltas completadas por todos os pilotos testando configurações e novos componentes, o balanço dos testes dá as primeiras pistas de como será a distribuição de forças no início da temporada 2021 (tabela de tempos combinados dos cinco dias no final da matéria).
Num circuito que historicamente favorece as motos mais potentes do grid, em especial a Ducati, devido às altas velocidades alcançadas, a moto italiana estabeleceu melhor tempo de volta (novo recorde do circuito) e maior velocidade máxima: 1min53s183 (Jack Miller) e 351 km/h (Johann Zarco). Parte dos resultados se deve às aletas responsáveis por criar pressão aerodinâmica contra o solo, com novo formato na dianteira da carenagem.
As Yamaha estiveram consistentemente próximas nos tempos de volta disputando as primeiras posições com a Ducati, apesar da desvantagem considerável em velocidade máxima. O melhor tempo no balanço dos cinco dias foi 1min53s244 de Maverick Viñales, seguido de perto por Fabio Quartararo com 1min53s263.
Franco Morbidelli, da equipe Petronas, que terminou a temporada 2020 como melhor piloto com uma Yamaha, mas segue com a M1 em versão anterior, recebeu atualizações no pacote tecnológico da moto e se manteve sempre entre os tempos de Quartararo e Viñales. Apenas Valentino Rossi, com a única M1 2021 da Petronas, destoou sempre algumas posições atrás. A melhor marca do italiano foi 1min53s993.
Campeã em 2020, a Suzuki não passou de 1min53s827 com o 7º melhor tempo de Joan Mir seguido pelo companheiro Alex Rins a 0s033. Piloto vencedor da última temporada com sua consistência, Mir explicou que o resultado era esperado numa pista que não favorece a reconhecida competência da GSX-RR nas curvas e mudanças rápidas de direção de traçados mais sinuosos. Para ele, importante é manter o bom ritmo de corrida da Suzuki, que sofre pouca variação com o desgaste de pneus ao longo das provas.
As RC213V da Honda marcaram a melhor volta em 1min53s899, com Pol Espargaro ainda se adaptando à mudança vindo da KTM. Foi o 5º mais rápido na quarta-feira, o terceiro dia de testes, e não repetiu o desempenho no dia seguinte. Nos dois primeiros dias o mais rápido foi o piloto de testes Stefan Bradl, que já havia testado a moto 2021 no circuito, e os outros pilotos da fabricante ficaram sempre atrás na classificação (Alex Marquez e Takaaki Nakagami, da equipe LCR).
As duas motos realmente novas no grid são KTM e Aprilia, fabricantes que usufruem concessões por serem as mais recentes entrantes na categoria. Não tiveram o desenvolvimento parcialmente congelado para esta temporada como medida de contenção de gastos na pandemia, que foi graciosamente aceita pelas outras quatro fabricantes (Ducati, Honda, Suzuki e Yamaha).
Foram as surpresas nos testes, uma negativamente e outra positivamente. A KTM venceu três provas de 2020 e esperava-se um novo salto de performance com a moto 2021, que não veio no melhor tempo de 1min54s526 de Miguel Oliveira. Os comentários dos pilotos Oliveira e Brad Binder confirmavam a dificuldade de ajustes da RC16 ao circuito, que nas temporadas anteriores já não desempenhava bem nesta etapa.
Surpresa positiva foi Aleix Espargaro com a nova Aprilia frequentando as seis primeiras posições em todos os dias de testes, em oposição ao histórico da equipe de ocupar as últimas posições na classificação. Espargaro obteve a melhor volta de 1min53s640, que lhe valeu a honrosa 6ª posição nos resultados combinados. Ficou à frente de Suzuki, Honda, KTM e das Ducati satélite.
A temporada 2021 da MotoGP começará no dia 28, com transmissão no Brasil pelo canal Fox Sports.
Melhores voltas de cada piloto
1º Jack Miller (Ducati) 1min53s183
2º Maverick Viñales (Yamaha) 1min53s244
3º Fabio Quartararo (Yamaha) 1min53s263
4º Franco Morbidelli (Petronas Yamaha) 1min53s323
5º Francesco Bagnaia (Ducati) 1min53s444
6º Aleix Espargaro (Aprilia) 1min53s640
7º Joan Mir (Suzuki) 1min53s827
8º Alex Rins (Suzuki) 1min53s860
9º Johann Zarco (Pramac Ducati) 1min53s899
10º Pol Espargaro (Honda) 1min53s899
11º Valentino Rossi (Petronas Yamaha) 1min53s993
12º Takaaki Nakagami (LCR Honda) 1min54s262
13º Stefan Bradl (Honda) 1min54s427
14º Jorge Martin (Pramac Ducati) 1min54s483
15º Enea Bastianini (Avintia Ducati) 1min54s505
16º Miguel Oliveira (KTM) 1min54s526
17º Brad Binder (KTM) 1min54s691
18º Alex Marquez (Honda) 1min54s692
19º Danilo Petrucci (Tech3 KTM) 1min54s895
20º Luca Marini (Avintia Ducati) 1min55s022
21º Iker Lecuona (Tech3 KTM) 1min55s195
22º Lorenzo Savadori (Aprilia) 1min55s754
Fonte: Revista Duas Rodas.
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