sábado, 7 de novembro de 2020

VÍDEO: POSSO MUDAR A ESPECIFICAÇÃO DE ÓLEO DO MOTOR?

 

Saiba como é escolhida a viscosidade certa para seu motor e quais especificações você pode mudar


Muita coisa mudou nas motos nos últimos dez anos. Agora todos os modelos novos têm freios com assistência de CBS ou ABS e quase todos têm injeção eletrônica. Os motores também mudaram bastante para consumir menos combustível e emitir menos poluentes. 

E para acompanhar essas mudanças nas motos novas a viscosidade do óleo lubrificante do motor diminuiu. Agora a maioria dos motores usa viscosidade 10W-30, no lugar do 20W-50 que foi usado durante muitos anos. Mas uma coisa que nunca vai mudar: a viscosidade recomendada pela fabricante para a sua moto.

Quando os engenheiros projetam um motor consideram vários itens para determinar a viscosidade correta do óleo que deve ser usado. Por exemplo, as folgas internas entre as peças, que antigamente eram maiores; a capacidade de vazão dos dutos de circulação do óleo; e até as normas de emissões PROMOT, que agora são mais rígidas para motos novas.

Por todos esses motivos os motores projetados nos últimos anos são diferentes e precisam de um óleo menos viscoso. Por outro lado, a frota de motos desenvolvidas para funcionar com o óleo 20W-50 continua circulando, ainda é grande e precisa usar o óleo correto. Por isso o lubrificante de viscosidade 20W-50 ainda é fabricado e continua sendo desenvolvido e aprimorado. 

Você até pode trocar de marca de lubrificante, e não é obrigado a comprar o óleo da concessionária. Também pode comprar um lubrificante com classificação API superior ao padrão mínimo recomendado pelo manual do proprietário. 

A classificação API corresponde àquelas duas letras no rótulo, começando pelo “S” para motores a gasolina ou flex. A segunda letra, quanto mais distante do “A” no alfabeto, indica que o óleo é um desenvolvimento mais recente. Por exemplo, se o manual recomenda que a classificação API para a sua moto seja no mínimo SJ, você pode comprar um SL, que será melhor.  

O que nunca pode ser modificado no lubrificante do motor é a viscosidade, indicada pelos dois números separados pelo “W”. O primeiro número indica a viscosidade com baixa temperatura, quando é dada a partida no motor, e o segundo número é a viscosidade máxima atingida pelo óleo em alta temperatura, para garantir a formação de uma película de lubrificante adequada para proteger aquele motor quente e em altas rotações.   

Não caia em conversa de vendedor tentando te convencer a trocar a viscosidade por que “agora a fabricante usa uma nova, mais moderna”. A viscosidade do óleo que circula entre as peças do seu motor altera completamente as capacidades de resfriamento e proteção, portanto tem consequências diretas na durabilidade.

Fonte: Revista Duas Rodas.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário