Mais potente, leve e com asas, modelo vai a fundo em performance para circuitos fechados
Depois de levar o conceito M dos automóveis da marca para as motos através da oferta de componentes opcionais, nesta quarta-feira (23) estreia o primeiro modelo na linha de motos. Apesar das modificações para otimizar a performance em pistas fechadas, é homologada para uso em vias públicas.
A superbike S 1000 RR ganhou uma variação extrema rebatizada de M 1000 RR com 212 cv a 14.500 rpm (5 cv a mais), peso em ordem de marcha de 192 kg (18 kg a menos) e novos componentes que incluem asas na carenagem.
O motor de 4 cilindros em linha da M foi preparado para alcançar 500 rpm extra com ajuda de novos pistões forjados, bielas de titânio, câmara de combustão redesenhada, ajustes no comando de válvulas e taxa de compressão elevada de 13,3:1 para 13,5:1. O torque máximo permanece de 11,5 kgf.m a 11.000 rpm.
Para a exaustão, o escapamento é de titânio 3 kg mais leve com fluxo otimizado para altas rotações. Assim a M 1000 RR entrega mais potência de 6.000 rpm a 15.100 rpm.
A carenagem também recebeu as primeiras asas de uma BMW para proporcionar downforce adicional e mais contato da roda dianteira com o solo. O para-brisa com novo formato, mais abaulado e alto, melhora a aerodinâmica e estabilidade ao isolar melhor o piloto da turbulência do vento em sentido contrário.
Visualmente também estão destacadas as rodas de fibra de carbono com pinças de freio azuis M, desenvolvidas pela divisão da BMW. No painel TFT de 6,5 polegadas, além da animação inicial com logomarca M, conectividade com telemetria por GPS opcional passa a estar disponível para cronometragem de voltas.
Por fim, a geometria de chassi foi revisada para modificar a distribuição de peso entre as rodas, oferece possibilidades adicionais de ajuste do pivô do braço oscilante e o garfo de suspensão foi revisado.
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