Remanejado para este mês, um dos motivos foi conciliar a data com o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. “Educação e segurança sempre estiveram no nosso foco desde a primeira edição. Um evento como o nosso tem muito o que contribuir para a conscientização de motociclistas”, diz Gustavo Lorenzo, organizador do evento. “Alteramos a comunicação visual do Salão para um tom de amarelo, como alusão e apoio ao movimento”, conta.
Entre outras ações, dois painéis educativos no sábado (02) com o deputado federal Hugo Leal, autor da Lei Seca. O primeiro, cujo tema é ‘Motociclistas, as principais vítimas do trânsito – como mudar essa realidade?’, será às 14 horas. Em seguida, às 15 horas, será a vez do deputado federal falar sobre ‘Lei Seca, 10 anos – impactos atuais e visão de futuro’.
Depois de uma boa dose de aprendizado é hora da diversão. Entre as atrações, o Bike & Art Show com exposição e concurso de customização de motos e capacetes; Test Ride; manobras radicais com a equipe Força e Ação e a Polícia do Exército, além do tradicional comboio da Harley-Davidson. O “fundo musical” ficará por conta do Festival Moto Brasil Jazz & Blues. E, quando der “aquela fome”, é só escolher entre os food trucks e lanchonetes da praça de alimentação. A Heineken – cerveja oficial do Salão – também marcará presença.
A ideia é descontrair? A dica é o lounge The Club, com bancos, tv e a tradicional “lona” para os motociclistas e membros dos mais de 280 motoclubes confirmados colarem os brasões. Mas, se a ideia é descansar um pouco, o espaço Desacelere, terá pufs, lazy bags, venda de café e um espaço de relaxamento.
As motos que fazem os olhos brilharem não poderiam faltar! Marcas como BMW, Harley-Davidson, Honda, Indian Motorcycle (com novidades da linha Dark Horse: Scout Bobber Dark Horse, Chief Dark Horse & Chieftain Dark Horse), Kawasaki, Suzuki e Triumph estarão na 8ª edição do evento.
Também dá para ir às compras de motopeças, acessórios e serviços, que estarão à venda nos expositores fabricantes, distribuidores e motoclubes como Big Red Machine Rio (camisetas, canecas, adesivos e acessórios), EagleRider (locação de motocicletas e tours pela Rota 66 e para a festa de 115 anos da Harley Davidson, em Milwaukee, IL, EUA), Locafácil (aluguel de motos de baixa cilindrada e scooters, com opção de compra), Modena (escapamentos Akrapovic; DNA Filtros – filtros de ar esportivos de alta performance, AP Racing – pastilhas de freio de alta performance, CZ Chain – correntes de alto desempenho, Hiflo Filtro – filtros de ar e óleo – e as pastilhas de freio Stona), Muteki (motos SWM e os principais produtos de qualidade, tecnologia de ponta e de alto desempenho oferecendo o que há de melhor no mercado internacional); Racing Lub do Brasil Motul (linha de óleo para motor e lubrificantes) e Street Bike. Já na loja oficial, souvenires para colecionar ou presentear, como camisetas, bottons, canecas, copos e bonés. Vencedora do concurso que contou com mais de 80 criações, a camiseta oficial do Salão Moto Brasil estará disponível nas cores branca e preta.
Enquanto curte o evento, o visitante poderá cuidar da moto através de serviços oferecidos, como a compra e troca de pneus da Pirelli.
Para as crianças, o Clubinho Honda, que simula ruas e ensinam regras e educação no trânsito, é uma boa forma de aprender brincando.
Graças à parceria com Santander e Mastercard, o estacionamento é gratuito para motos e triciclos. Os clientes das duas marcas também terão uma bilheteria exclusiva, durante os dias do evento, onde poderão comprar ingressos com 30% de desconto.
O Salão Moto Brasil tem como apoiadores institucionais AMO-RJ (Associação dos Motociclistas do Rio de Janeiro), DETRAN-RJ, FMCRJ (Federação de Motoclubes do Rio de Janeiro), ONSV, Rio Convention & Visitors Bureau e RIOTUR. E, como patrocinadores, o Grupo Assim, Santander e Mastercard.
INGRESSOS
O ingresso já comprado para a semana passada, quando aconteceria o evento e foi adiado devido a greve, valerá normalmente para qualquer um dos dias 31/05, 01 e 02/06, não sendo necessária a troca.
Para quem quer praticidade e conforto, os ingressos são vendidos pelo www.ingressorapido.com.br .
Outra opção é comprar, pela loja virtual no site, uma camiseta personalizada e um ingresso, no valor de R$ 70. Neste caso, ambos devem ser retirados no guichê “motoclubes” nos dias do evento.
Na bilheteria, nos dias do evento, o ingresso custará R$ 50.
ATRAÇÕES
Força & Ação – O público irá ao delírio com as mais de 50 manobras diferentes e radicais – com direito a efeitos especiais – realizadas pela equipe Força & Ação. Explosões, derrapagens, saltos em arcos de fogo com muita adrenalina serão feitas pelos pilotos Fábio Rolim (Dentinho), Stanley de Souza (Stanley), Caio Pulhas, Allan Bocalini (Garupa) e David Silva sob a locução de Delvechio Lagarto. Força & Ação é a única equipe de Motoshow Acrobático no Brasil homologada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). As apresentações serão dia 31/05, às 17h e às 21h.
4ª Bike & Art Show – Um dos lugares mais frequentados do evento é o Bike & Art Show, uma “galeria” de arte com as principais tendências e importantes artistas do segmento de duas rodas do Brasil. Organizado pelo Lord of Motors, reunirá 12 customizadores nacionais (Antonio Cadáver, do Rio de Janeiro; Celio Dobrucki, de Curitiba; Dadinho, do Rio de Janeiro; Daniel Boesso, de São Paulo; Daniel Teruz, do Rio de Janeiro; Eric Nobre, do Rio de Janeiro; Junior Paschoal, de São Paulo; Leo Dalla, de Vitória; Lucky Friends, de Sorocaba; Mauricio Fazzi, de Niterói; Pedro Chernicharo, de Belo Horizonte e Thiago Zucconi, de São Paulo) e suas respectivas “máquinas” customizadas para exposição e concurso. Além do júri técnico formado pelos próprios customizadores, os visitantes do Salão Moto Brasil ajudarão a eleger a customização mais bonita.
Concurso de capacete – Em parceria com a Universidade Estácio de Sá acontece o concurso de customização de capacetes entre os alunos do curso de Design Gráfico. O tema é livre e alguns projetos têm como desenhos desde seres fantásticos inspirados em mitologia a cartoons e caricatura. Os 20 projetos selecionados pela comissão de professores da universidade serão customizados no próprio evento, na quinta à noite e na sexta à tarde, e depois ficarão expostos.
Festival Moto Brasil Jazz & Blues – Com a realização da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria da Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) e patrocínio do Grupo Assim Saúde e Grupo AB, o festival terá shows diários no palco instalado junto à Praça de Alimentação, em uma área de 2,5 mil m². Na quinta (31) – Anderson Bemol(14h), 4 Blues (16h) e Greg Wilson Trio (20h); sexta (01) – Ari Frello (14h), Além do Rock (16h) e Al Pratt & The Session (20h) e no sábado (02) – Arton Arraes Blues Band (16h30).
Test Ride Honda – Na área externa do pavilhão, a Honda disponibilizará os principais modelos para o test ride. Uma equipe treinada orientará os participantes durante o test. Vale lembrar que é preciso ter habilitação para participar.
Priceless Ride – A Motors Company estará na pista outdoor do Salão Moto Brasil administrando o test ride patrocinado pelo Santander Mastercard com modelos das marcas BMW, Harley-Davidson e Suzuki. O participante receberá uma pulseira Santander Pass que será utilizada no percurso. Em determinado ponto do percurso haverá uma cancela Santander Mastercard que será liberada através do pulseira. No fim do percurso, ao devolver a pulseira, o participante poderá retirar um brinde. Já os correntistas ou aqueles que possuírem o cartão Santander poderão realizar a aquisição/pedido da pulseira na hora.
Motocarreata – O ‘Ride In Rio’, evento promovido pela Rio Harley-Davidson, deve reunir cerca de 300 motos da tradicional marca norte-americana no sábado, num deslocamento de 20 km, com saída da concessionária e chegada no estacionamento do Riocentro, às 12h30. Os harleyros serão recebidos no estande da H-D com rock’n’roll da banda Zeh Carioca.
ALGUMAS NOVIDADES
Segurança é o tema recorrente, muito importante e remete diretamente ao Maio Amarelo, movimento apoiado pelo Salão Moto Brasil. E, entre as novidades, dois equipamentos, com certeza, chamarão a atenção.
O airbag ainda não teve a mesma aceitação no mercado motociclístico. Isso porque, nos modelos que aportaram anteriormente no Brasil, o equipamento demandava uma série de ações, muitas vezes tidas como incômodas. Ao contrário dos automóveis, o airbag só funciona se estiver preso ao condutor, visto que o piloto é arremessado em caso de queda. Assim, as versões anteriores dos coletes e jaquetas com airbag necessitavam ser presos ao assento da moto por meio de amarrações, além de utilizar cápsulas de CO² – dióxido de carbono –, que ficavam dentro da vestimenta e eram responsáveis por inflar o dispositivo de segurança.
O novo modelo que chega ao país tem um processo bem mais simplificado, além de ser mais discreto. Importado do Japão, o Air Hoof, da marca Hit-Air, produzida pela Mugen Denko, é um colete inflável que utiliza uma pequena válvula de ar acionada manualmente. O equipamento oferece proteção ao pescoço, costas e peito. Construído a base de poliéster e utilizando células hexagonais, o colete é flexível e ajustável ao corpo do usuário. Já em relação à segurança, testes realizados no Instituto de Pesquisa Automobilística do Japão apontaram que a utilização do colete, em caso de queda, pode reduzir o impacto em até 58,9% na região da cabeça e em 82,4% no peito. Ou seja, o equipamento é fundamental para ajudar a minimizar o número de mortes no trânsito e com isso salvar vidas.
Outro item de segurança é o Cosmo Connected. De fabricação francesa, o dispositivo eletrônico, que se conecta à parte traseira do capacete, emite uma luz vermelha que simula a luz de freio da moto. Assim, os demais veículos podem ter uma visão mais clara da motocicleta, principalmente à noite e em condições de baixa visibilidade. Com peso de apenas 145 gramas, o dispositivo tem oito horas de autonomia e é recarregável por cabo USB. Outra vantagem, é que informa em casos de acidente. Através de um aplicativo de celular, o dispositivo manda um alerta por SMS, WhatsApp ou e-mail para os contatos pré-estabelecidos, como amigos e familiares, avisando o incidente e apontando as coordenadas da localização por GPS.
Pela primeira vez no evento, a Muteki, uma das maiores importadoras de motopeças do País, fechou recente parceria com a italiana SWM (Speedy Working Motors). Entre os lançamentos, motos SWM modelos Superdual X e T, RS300R, RS500R, Gran Milano e SM500R. A importadora também levará ao Riocentro peças das marcas Vesrah, JT Sprockets, Potenza, Orkaan, SBS, Ariete, Regina, entre outras.
HOSPEDAGEM
Quem ainda não definiu a hospedagem na Cidade Maravilhosa, a dica é procurar acomodação por meio da Evnts, que oferecerá até 19% de descontos. Prático, o sistema especializado em eventos sugere a melhor opção para cada visitante. A reserva pode ser solicitada pela internet pelo link https://reserva.evnts.com.br/salao-moto-brasil-2018.
Salão Moto Brasil – Na sua 8ª edição, o Salão Moto Brasil, já está estabelecido no calendário anual do motociclismo nacional e é um dos maiores do setor no Brasil. Com o intuito de gerar negócios, entretenimento, educação e turismo, o evento tem expositores das principais montadoras, fabricantes e distribuidoras de motopeças e acessórios, além de shows, atrações e um público qualificado e apaixonado por duas rodas.
SERVIÇO – 8ª edição do Salão Moto Brasil
Quando: dias 31 de maio, 01 e 02 de junho de 2018
Local: Riocentro, Pavilhão 2
Endereço: Rua Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: quinta das 12h às 22h; sexta, das 12h às 22h e sábado, das 12h às 18h
Ingressos: www.ingressorapido.com.br Crianças até 8 anos não pagam e a meia entrada é válida para idosos acima de 60 anos, estudantes, professores da rede pública e PNE.
Ingressos para clientes Santander e Mastercard: Desconto de 30% para aquisição na bilheteria exclusiva no local.
Estacionamento: Gratuito para motos e triciclos, cortesia oferecida pelo Santander e Mastercard. O valor para os demais veículos é de R$ 28,00 (preço sujeito à alteração).
Fonte: Moto Esporte.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário