Seneca |
“A verdade é que sabemos muito pouco sobre a vida, realmente não sabemos quais são as boas e as más notícias , ” disse o escritor americano Kurt Vonnegut o que significa que a qualquer momento, a boa notícia pode se tornar ruim e vice-versa, já que cada situação contém a semente oposta.
Alan Watts referiu-se a esse fenômeno dizendo que ” Todo o processo da natureza é um processo integrado de imensa complexidade, e é realmente impossível saber se algo do que acontece nele é bom ou ruim “.
Ainda assim, a maioria de nós não pode deixar de pensar em termos de perdas ou ganhos, bons ou ruins. Temos um pensamento dicotômico e, como tal, precisamos catalogar tudo em fenômenos opostos, para podermos estar relacionados a nós mesmos. Portanto, pensamos que todos os eventos podem ser benéficos ou prejudiciais. Assim, passamos a maior parte de nosso tempo nos preocupando com a possibilidade de ocorrência de eventos que consideremos perdas negativas e prejudiciais, potenciais causadas pelo que percebemos como “más notícias”.
A ansiedade moderna é baseada, fundamentalmente, em preocupações sobre coisas que nunca acontecerão
Alguns psicólogos afirmam que a ansiedade moderna é baseada em cinco categorias de preocupações, quatro das quais são imaginárias e apenas a quinta diz respeito a preocupações que têm uma base real, mas estas ocupam apenas 8% de nossas preocupações diárias totais. Em outras palavras: somos verdadeiros mestres na arte de nos preocupar com nada.
E essas preocupações alimentam medos presentes ou augurados, manifestos ou ocultos, genuínos ou supostos … A Internet agravou ainda mais essa situação. O fato de estar permanentemente conectado, sabendo o que acontece em todos os cantos do mundo, gera uma ansiedade que é difícil de suportar. Como podemos ter certeza de que não seremos as próximas vítimas de um ataque terrorista? Como garantimos que nosso prédio não será o próximo a queimar?
Estar ciente de todas as catástrofes e adversidades que ocorrem em todos os cantos do planeta nos traz à mente, já propensos ao catastrofismo, em um estado de verdadeiro delírio. A este respeito, o sociólogo Zygmunt Bauman explicou: ” talvez o volume de incerteza não tenha aumentado, mas o volume de nossas preocupações o tenha “. Isso revela uma verdade tão evidente quanto difícil de assumir: a maioria de nossas preocupações não tem base real, mas isso não impede que seus efeitos no nosso dia a dia sejam devastadores.
O antídoto do Seneca para nos libertar das preocupações inúteis
Sêneca, o grande filósofo estoico, examinou nossa tendência séculos atrás para se concentrar nos aspectos negativos das situações e se preocupar excessivamente. Ele explicou: ” Os animais selvagens fogem dos perigos que encontram em sua realidade e, depois de terem escapado, não se preocupam mais. No entanto, somos atormentados pelo passado e pelo que está por vir. Nossa “bênção” nos fere, porque a memória nos devolve a agonia do medo, enquanto a previsão a provoca prematuramente.”
Ele quis dizer que a nossa mente está continuamente andando entre o passado e o futuro, entre os erros e desastres que vivemos e os erros e desastres que poderiam acontecer conosco. De fato, em sua correspondência com seu amigo Lucílio, mais tarde publicado como “Cartas de um estóico”, ele concluiu que: ” Há mais coisas que podem nos assustar do que nos esmagar; nós sofremos mais frequentemente na imaginação do que na realidade “.
Então, com os olhos no hábito humano, muitas vezes autodestrutivo e exaustivo para se preparar para um desastre imaginário, ele nos aconselha: ” Algumas coisas nos atormentam mais do que deveriam; outras nos atormentam antes de chegar e outras nos atormentam quando não deveriam nos atormentar. Temos o hábito de exagerar, imaginar ou antecipar a tristeza.
“Não seja infeliz antes que a crise chegue, porque pode ser que os perigos que você imagina que te ameaçam, sequer o alcancem .”
Claro, é muito mais fácil falar do que fazer. Sêneca sabia disso, então ele também analisou a diferença entre preocupações razoáveis e irracionais, mostrando-nos a futilidade de desperdiçar nossa energia mental e emocional no último, também delineando um caminho a seguir:
” É provável que alguns problemas realmente ocorram, mas não é um fato presente. Quantas vezes o inesperado aconteceu! Quantas vezes o esperado não aconteceu! E mesmo que isso aconteça, de que serve esgotar nossos recursos para enfrentar seu sofrimento com antecedência? Você vai sofrer quando isso acontecer, então, enquanto isso, espere tentar melhorar as coisas. O que você vai ganhar? Tempo Nesse meio tempo, muitos eventos ocorrerão e servirão para adiar ou eliminar o problema. Até a má sorte é inconstante. Talvez esteja chegando, talvez não; por enquanto, não está. Então, concentre-se em coisas melhores ” .
Seneca teve muito trabalho para nos avisar que o maior perigo de preocupação constante é que nos mantém sempre tenso, em guarda contra uma catástrofe imaginária, que nos impede de viver plenamente no momento presente. Portanto, seu antídoto para aliviar a ansiedade e se livrar das preocupações é:
“A verdadeira felicidade é aproveitar o presente sem ansiosa dependência do futuro, não se divertir com esperanças ou medos, mas descansar com calma, como alguém que não quer nada. As maiores bênçãos da humanidade estão dentro de nós e estão ao nosso alcance. Um homem sábio é feliz com sua sorte, seja ela qual for, sem querer o que não tem .
Portanto, a chave é viver aqui e agora, sem desenvolver desejos que nos tornem excessivamente expectantes e gerem incerteza sobre o futuro. Se nos preocuparmos hoje em tornar-nos pessoas mais resistentes e jogarmos em nossa mochila da vida as ferramentas psicológicas de que necessitamos, o futuro não deve nos preocupar muito, seja qual for.
Traduzido de Rincón de la Psicología .
Fonte: Pensar Contemporâneo
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