sexta-feira, 1 de abril de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA DECISÃO EXEMPLAR CONTRA OS APAIXONADOS PELA CENSURA

Atenção amigos da censura! Atenção membros de partidos políticos, empresários,  promotores públicos, juízes e empresários que apoiam as ideias de alguns aprendizes de ditador, que querem o controle da mídia! Atenção malandros que, sob o risco de serem expostos por sacanagens, falcatruas, roubalheiras, nojeiras que fazem na vida pública, pedem o “controle social” da mídia, para se livrarem dela: todos vocês precisam ler, com atenção, sentença do juiz Fernando Domingues Ladeira, da 7ª Vara Civil de São Bernardo do Campo. Ele não acatou pedido dos advogados do ex Presidente Lula, que queria direito de resposta na Globo. A sentença é uma lição sensacional de democracia e de combate à censura. Vejamos alguns trechos:
- “A concessão irrestrita de direitos de resposta transmudaria um instituto que possui assento constitucional em um instrumento inibitório indireto da liberdade de imprensa”;
– “A simples expectativa de uma intervenção externa na atividade de veículos de comunicação social resulta em cerceamento indireto da liberdade de atuação do jornalista”;
– “O atuar do jornalista precisa ser livre de anteparos e intimidações para ser pleno”;
– “O contraditório prévio em veículos de imprensa não é ditame jurídico, é preceito ético, confere credibilidade à matéria, melhor assegura a compreensão dos fatos, mas sua não observância não gera automática viabilidade de intromissão do Estado na imprensa, sob pena de odiosa prática indireta de censura”;
– “O uso de processos judiciais como instrumento de intimidação da atividade jornalística só encontrará freio a partir da percepção de que a atuação do Estado-juiz ocorrerá apenas em hipóteses excepcionais”;
 – “A censura, neste particular, apresentar-se-ia sob outras roupagens”.
Precisas dizer mais? Nada. Porque é um libelo contra as trevas da censura!

AMADEU E O INCRA - Entrevista imperdível vai ao ar neste sábado, a partir das 13h10, na SICTV/Record. O advogado Amadeu Machado, um personagem da história de Rondônia, fala sobre a atual situação do Brasil; comenta o impeachment da Presidente; conta histórias da colonização de Rondônia. E compara o Incra, que foi vital para o desenvolvimento do Estado, com o Incra de hoje, ineficiente, paralisado e sem cumprir nada de suas funções.  Não dá prá perder. Amadeu Machado conversa com Sérgio Pires sobre temas muito quentes. Fique de olho!

INVERSÃO DE VALORES - Injustiçado, o senador Ivo Cassol terá seus últimos recursos analisados pelo STF nessa semana e pode acabar preso. É uma situação patética, em que um política é punido por não cumprir exigências burocráticas, mas que não desviou um centavo do dinheiro público (segundo consta da própria sentença), enquanto os que roubam milhões e bilhões; os que destruíram a Petrobras e que fizeram dos cofres do país propriedade privada, estão por aí, ainda dizendo que são inocentes. Cassol é uma vítima do sistema, porque não concordou com ele. Uma pena que essa inversão de valores predomine também em sentenças injustas do Judiciário brasileiro.

COISAS DO DIREITO - Sobre o mesmo assunto, o jornalista Roberto Gutierrez, respeitado colunista rondoniense, escreveu: "O Senador que abraçou a bandeira em defesa da liberação da fosfoetanolamina sintética, medicamento desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) para tratamento de câncer, que provocou a prisão de políticos em Rondônia que estavam extorquindo o governo, pode ir pra cadeia por um crime de improbidade que a própria Suprema Corte do País diz que não houve desvio de recursos, roubo e nem prejuízos para a prefeitura. Coisas do Direito".

FESTA PARA NADA? - O Dnit está anunciando um investimento de 100 milhões de reais para  realizar a dragagem do rio Madeira. Uma solenidade especial, com autoridades vindas de Brasília e de rondonienses .vai lançar em breve, o gigantesco programa, que, se um dia for realmente realizado, seria de enorme avanço para o transporte fluvial em toda nossa região. Esse é o lado bom da notícia. O ruim é que tanto o governo federal quanto o Dnit não têm mais crédito em Rondônia. Suas obras inacabadas -  como os viadutos e uma bela ponte sem iluminação – deixam claro que o ato festivo será apenas para fotos e cenas de TV. A dragagem do Madeira é vital. Mas nas mãos do Dnit, acontecerá algum dia?

PILANTRAS E VAGABUNDOS - A Operação, Sala Azul, da Polícia Federal, realizada no sul do Estado, foi mais uma ação que mostra o quanto grupos criminosos usam de todos os esquemas possíveis para burlar as leis e ganhar dinheiro fácil,. È uma parte putrefata da sociedade brasileira, agindo graças à impunidade. Dessa vez, os canalhas criavam empresas fantasmas para burlar o seguro desemprego. Não só os quadrilheiros precisam ser condenados a penas duras, mas também aos vagabundos que aceitaram participar do golpe. Não são pobres trabalhadores desempregados, São pilantras, tentando ganhar dinheiro na moleza. Cadeia em todos eles.

PERGUNTA- Sem dinheiro de doações de empresas para campanhas políticas, proibidas pela nova lei eleitoral, como os candidatos vão pagar suas contas, a partir de agora?

Fonte: Sérgio Pires - Jornalista / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário