quarta-feira, 9 de março de 2016

Teste Kawasaki Vulcan S 650

Tive a grata surpresa em testar a Vulcan S 650 e cheguei a uma avaliação muito boa sobre o modelo Custon da Kawasaki.
Marcos Branco - Vulcan S 650
Marcos Branco – Vulcan S 650
Para quem gosta do estilo é uma ótima moto, eu particularmente não sou fã deste estilo de pilotagem de motos custon em geral, que me deixa engessado e me cansa um pouco quando se anda cerca de 100Km, como a posição das pernas para frente a gente fica sem mudar de posição como em outros estilos de moto, mas eu acabei encontrando uma confortável, em alguns momentos acabei utilizando a pedaleira do garupa na estrada.
Vou contar para você, a motoca é muito boa que difere positivamente de vários modelos de outras marcas, principalmente no quesito de suspensão, motor e consumo.
Agora chega de enrolação e vamos ao que interessa de fato.

Painel de instrumentos
Painel Vulcan S 650
Painel Vulcan S 650
A instrumentação é de fácil leitura, o conjunto apresenta um tacômetro analógico e um display LCD com todas as informações para manter o motociclista informado como conta-giros analógico, o mostrador digital apresenta conta-quilômetros que pode alternar com dois contadores parciais, consumo médio de combustível, consumo instantâneo e autonomia. Tem ainda indicador do nível de combustível, relógio e o ícone “eco”, que surge quando mantemos ritmos mais manso.

Motor
Vulcan 650 S Motor
Vulcan 650 S Motor
Nesse quesito me surpreendeu, com motor 649cc bicilíndrico paralelo de ótimo torque e elástico, você não precisa andar com giro alto para ter potência, não vibra muito e desfruta de muita saúde com economia de combustível.
Consumo na cidade ficou por volta de 23,5Km/l, e na estrada chegou por volta de 25Km/l, estes números podem variar do tipo de tocada de piloto para piloto e velocidades.
Na minha opinião a velocidade cruzeiro a moto comporta tranquilamente 140Km/h.
A Kawasaki Vulcan S 650 atingiu na pista, a velocidade máxima de 193Km/h (velocímetro).

Levamos a Vulcan ao dinamômentro para conferir a potência do motor:

Câmbio
Não gostei um pouco na parte dos engates, pois a alavanca do cambio possui um curso muito longo, e isso as vezes eu tinha dificuldade em reduzir rapidamente, porque tinha que voltar todo curso para poder reduzir marcha por marcha, se não fizesse isso não reduzia, más isso é costume, e logo me adaptei.

Suspensão
Vulcan 650 S suspensão traseira com regulagem pré-carga da mola
Vulcan 650 S suspensão traseira com regulagem pré-carga da mola
Esse quesito a Vulcan é excelente e me surpreendi mais uma vez, enquanto a maioria das Custon possui uma suspensão traseira com pouco curso, a Vulcan S 650 da um banho, com um bom curso da suspensão auxiliado de um ótimo amortecedor com várias regulagens de pressão de mola não permitindo final de curso e fazendo o piloto ter uma agradável pilotagem sem ficar preocupado com a pancada de final de curso da suspensão como acontece na maioria das custon e assim a Vulcan deixa sua coluna protegida das pancadas a seco.
A Suspensão dianteira também é muito boa, desde pressão e velocidade de retorno, como também o curso total não dando batente em nenhuma vez durante os testes.

Posição pilotagem
Para uma Custon é boa de curva
Para uma Custon é boa de curva
Na minha opinião as motos do estilo custon são cansativas pela posição com as pernas estendidas para frente, dificultando uma mudança de posição, e isso cansa um pouco, mas isso é o do estilo das motos custon e normal ok… a Vulcan S 650 possui regulagens das pedaleiras do piloto que é muito boa e você regula de acordo com a sua necessidade e conforto.

Freios
Testei a versão com freios ABS, que é muito bom na chuva, por exemplo, eu peguei a estrada cheia de veículos com uma chuva enorme e sabendo que se tem um freio ABS no auxilio nestas circunstâncias me deixava mais tranqüilo e seguro.
Marcos Branco - Final dos testes
Marcos Branco – Final dos testes

Resumindo: A Kawasaki Vulcan S 650 é ótima moto para quem gosta do estilo, com ótimo motor sendo econômico e potente, sua suspensão é excelente e eu destaco junto com o motor como um grande ponto positivo, na questão de valor R$26.990,00 também eu indico como um ótimo custo benefício da categoria e no uso na cidade e estrada.

Ficha técnica Kawasaki Vulcan S 650:
vulcan lado 2 900

Motor:
Tipo: 4 tempos, bicilíndrico paralelo com refrigeração líquida
Capacidade: 649cc
Diâmetro e curso: 83x60mm
Taxa de compressão: 10,8:1
Válvulas: 8, com duplo comando no cabeçote
Alimentação: Injeção eletrônica ø38mm x2
Ignição: eletrônica digital
Partida: elétrica
Lubrificação: forçada com cárter semi-seco
Potência máxima: 61cv @ 7.500rpm
Torque máximo: 6,4 kgfm @ 6.600rpm
Transmissão:
Tração: 6 velocidades
Primária: engrenagens (88/42)
Final: corrente (46/15)
Embreagem: manual com multi-discos úmidos
Chassis:
Quadro: perimetral com aço de alta rigidez
Frente: pneu 120/70 R18 59H, 130mm de curso na roda
Traseira: pneu 160/60 R17 69H, 80mm de curso na roda
Caster: 31º (rake)
Trail: 120mm
Esterçamento: 35º/35º
Suspensão:
Frente: tubos telescópicos de ø41mm
Traseira: amortecedor deslocado lateralmente com links e ajustes na pré-carga
Freios:
Dianteiro: 1 disco de ø300mm com cáliper de dois pistões
Traseiro: 1 disco de ø250mm com cáliper de um pistom
Dimensões:
Comprimento: 2.310mm
Largura: 880mm
Altura: 1.100mm
Entre-eixos: 1.575mm
Distância do solo: 130mm
Assento: 705mm
Massa (peso): 225kg (abastecida)
Tanque: 14 lit
Fonte:  Marcos Branco / Fotos: KT Espinosa - Moto Esporte

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou motociclista há anos, tive várias motos , a Vulcan 650 foi melhor compra que fiz na vida, excelente moto, Parabéns KAWASAKI.

Unknown disse...

Ótimo teste esse modelo de motos é realmente isso que disse

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