RONDONIENSE VAI PAGAR MAIS IMPOSTO A PARTIR DE 2016
O Estado quer aumentar impostos para 2016. As possibilidades de que isso realmente ocorra são grandes, na medida em que o há uma clara maioria de apoio ao Executivo na Assembleia Legislativa. Basicamente, a ideia é aumentar o IPVA (em 50 por cento); o ICMS (de 17 para 18 por cento) e o imposto sobre os combustíveis, de 18 para 25 por cento. O governo Confúcio Moura tem alardeado que Rondônia cresce muito acima da média nacional e que as contas do Estado estão em dia. Ambas as afirmações são verdadeiras. Chegamos ao final deste 2015 com quase 6,5 por cento de crescimento, um percentual chinês, enquanto a economia do país desce a ladeira. As contas do Governo estão em dia. Dia 22 será pago o salário de Dezembro e a segunda parcela do 13º salário. Na maioria dos casos, os fornecedores também encerram o ano recebendo o que têm direito. Então, por que aumentar tributos? O governo rondoniense entende que 2016 será um ano muito difícil e que precisará ter ao menos um pouco de recursos para investimentos em melhoria na qualidade de vida da população. Afora isso, pensa ainda em criar um Fundo de Apoio À Pobreza, a partir de um percentual que será acrescido ao imposto dos combustíveis.
É o que diz importante porta voz confunciano. “Nós não propomos realinhamento de carga tributária para cobrir déficit de custeio e até de pessoal, como está ocorrendo em muitos estados brasileiros que não estão conseguindo cumprir seus compromissos, ao contrário de Rondônia. Defendemos sim margem de investimento estatal, para financiar o desenvolvimento social e produtivo”. Essa é a linha mestra do raciocínio do Palácio CPA/Rio Madeira. A intenção, segundo as vozes oficiais, é a de manter o Estado numa ilha de crescimento, mesmo que a economia nacional continue a desandar. Vamos cver no que vai dar!
DIÁLOGO COM EMPRESÁRIOS - Empresários da Fiero, Fecomércio e outras entidades, que estavam protestando contra o aumento de tributos, já o estão até aceitando. Pedem apenas que tais reajustes tenham prazo determinado. O Governo já topou, por exemplo, que os 50 por cento a mais do IPVA só valha a partir de 2017. As conversações continuam, mas Confúcio vai aprovar o que quiser, na Assembleia. Lá, tem maioria absoluta. Mas ainda está dialogando com os setores produtivos. A população, portanto, terá que gastar mais daqui para a frente. Terá como fazê-lo, nessa crise toda?
PODE ISSO, LULA? - Quem esqueceu o que o PT, quando oposição, fez com o Brasil? Ignorou crises, momentos difíceis, situação complexa, inflação descontrolada. Só olhava para o próprio umbigo, exigindo impeachment de todos os Presidentes que via pela frente. Lembremo-nos de Fernando Collor, onde os petistas lideraram a saída dele do cargo e, anos depois, Collor foi absolvido de todas as acusações. O cargo de Fernando Henrique, dado legitimamente pelas urnas, foi exigido quase todos os dias. Era democracia, diziam os petistas, Lula à frente, E agora, quando se pede a cabeça da incompetente Dilma Rousseff, aí Lula e sua turma chamam de golpe. Pode isso, Arnaldo?
GUERRA AO ZIKA VÍRUS - Como a coluna antecipou essa semana, o Governo de Rondônia vai entrar de sola no combate ao mosquito da dengue, principalmente em relação ao enorme risco da transmissão do zikavirus, que está causando microcefalia em fetos que, nascidos, terão uma vida inteira de restrições e deficiências. Na próxima segunda, dia 7, no auditório da Secretaria de Saúde, será lançada uma grande campanha estadual para orientar a população a enfrentar os riscos da doença. A intenção é que vai preparar os rondonienses, desde agora, para evitar que a doença chegue aqui com a força com que chegou no nordeste, onde já existem mais de 1.500 casos, infelizmente.
DOAÇÃO DE 33 MIL - Morador de Porto Velho, morando na mesma casa desde 1998, o deputado Élcio TV diz que vai doar o dinheiro que recebeu de auxílio moradia para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer. Como não pode devolver os 33 mil reais que recebeu neste ano para a própria Assembleia, o que é lamentável, ele diz que não acha justo receber os 3 mil reais mensais já que não gasta um tostão com moradia. A doação será feita no próximo di 14, segunda-feira da outra semana. Aelcio gente que vai doar todo o dinheiro que receber do auxílio moradia até o final do seu mandato. É um exemplo que mereceria ser seguido...
HISTÓRIA E ESTACIONAMENTO - O deputado federal Luiz Cláudio, muito ligado à Emater, não quer nem ouvir falar que o prédio da entidade, próximo ao CAP/Edifício Rio Madeira, onde hoje é a sede do governo, seja demolido para a construção de uma garagem. Luiz Cláudio pediu a interferência da Secretaria do Patrimônio da União, para impedir a derrubada do prédio. Segundo ele, a sede da Emater é histórico. Foi construído há mais de 40 anos e o parlamentar diz que ele deveria fazer parte do patrimônio histórico da Capital. O governo está negociando para usar a área, depois de derrubar o prédio, para um amplo estacionamento bem à frente do CPA/Rio Madeira.
PERGUNTINHA - O torcedor sentirá o fim do campeonato brasileiro, já decidido há várias semanas e que teve dezenas de pernas de pau, salvando-se apenas alguns poucos craques?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário