GOVERNO COMEÇA A SE MEXER PARA MELHORAR A SEGURANÇA
Há perto de três décadas, quando a população de Rondônia era muito menor, a Polícia Militar chegou a ter mais de 12 mil soldados e oficiais. Atualmente, com mais de 1 milhão e 600 mil habitantes, o números caiu para menos que a metade. O efetivo atual não passa de 5.100, entre oficiais, praças, homens e mulheres. Destes, estão aptos para o trabalho pouco mais de 3 mil. Trinta anos se passaram e o efetivo real da força policial militar do Estado caiu para um quarto do que era, embora a população tivesse mais que duplicado. Começam por aí as explicações das grandes deficiências da segurança pública. Mesmo assim, há o que comemorar: os resultados da PM no primeiro quadrimestre, mesmo com toda a deficiência de pessoal e estrutura, foram bastante positivos. Por exemplo: recaptou 186 foragidos, três a cada dois dias. Prendeu mais de 500 bêbados, flagrados dirigindo. Apreendeu quase duas centenas de armas. Evitou crimes, assaltos, prendeu bandidos e, ainda, como fato negativo, perdeu três homens, nas ações de combate ao crime.
Por tudo isso há esperança de que o clima de insegurança que assola a todos nós rondonienses também, pode começar a diminuir em breve. Dias atrás, reunião a portas fechadas, comandada pessoalmente pelo governador Confúcio Moura, foi planejado um pacote de medidas para começar a dar mais força à PM. A primeira decisão foi confirmada: concurso para 240 soldados e oficiais e tentar fazer mais uma ampliação no quadro ainda este ano, embora isso dependa da Lei de Responsabilidade Fiscal. Aumentar o policiamento no Estado é o plano geral. Como tudo será executado, ainda não se sabe. Nova reunião está agendada para breve. E a população torce para que, afinal, as coisas melhores neste setor em que a sociedade vive à mercê dos criminosos. Oremos, pois!
CORONEL ÊNEDY - Sobre o mesmo tema, vale destacar que o Coronel Ênedy, hoje um dos mais importantes oficiais da PM rondoniense, que tem grande experiência na área de policiamento, é um dos oficiais que está à frente desta nova fase que o Governo do Estado pretende implementar na área. Em entrevista à TV Candelária (programa Candelária Debate, que vai ao ar neste sábado, a partir de 13h20 da tarde), ele conta ao jornalista Sérgio Pires alguns dos projetos que serão criados para melhorar o sistema de segurança. Ênedy também critica que as comissões de direitos humanos não se preocupem com todos, mas apenas com os criminosos. Imperdível!
ATÉ O ÚLTIMO DIA - O procurador geral do Ministério Público, Héverton Aguiar, encerrou nesta quinta seu segundo mandato com mais uma operação, que descobriu mais uma penca de corruptos. Foram três grandes operações apenas nestes últimos dias. Começou com a vergonheira de Cacoal, passou pelo caso do jornal O Estadão do Norte e culminou com prisões e descoberta de roubalheira no sistema de fiscalização da Secretaria de Finanças do Estado. Só um dos fiscais movimentou 22 milhões de reais num ano, recebendo grana de dezenas de empresas. Parece que Rondônia e o Brasil est;ao envolvidos por um mar de ladrões. Vasde retro!
MARIN ESTÁ CHEGANDO! - Quem assume nesta sexta a função de procurador geral é Airton Pedro Marin Filho. Quem o conhece, sabe que ele é também da linha de frente no combate ao roubo do dinheiro público e aos mal feitos, assim como na luta contra o crime organizado. Nos últimos anos, o Ministério Público rondoniense se transformou num exemplo para todo o país. Na gestão de Marin Filho, o mesmo tipo de ação, dura e ininterrupta contra o crime e os criminosos, continuará no mesmo ritmo. É só esperar para ver...
ONZE ANOS - Para quem acha que não há o que mudar na lei dos menores, mais um exemplo: nessa semana, PMs foram recebidos à bala por dois deles, que haviam roubado um carro, fugiram e foram perseguidos. Por pouco um policial não foi morto. Quando presos, surpresa até para os experientes homens da lei. O motorista do carro tem 14 anos. O que disparou vários tiros e, no revide, ficou ferido no braço, tinha....11 anos. Isso mesmo. Onze anos. Hospitalizado, a criança de pouco mais de um metro de altura, foi libertado logo depois de ser tratado. Se tivesse matado um PM, algum representante dos direitos humanos dos bandidos choraria?
O LADO BOM - O senador Valdir Raupp é um otimista. Para ele, a sanção da presidente Dilma ao projeto da Transposição foi bastante positiva. Ele destacou, por exemplo, que oito mil celetistas que esperam para sererm aceitos na folha da União já serão beneficiados. A aceitação dos demitidos no governo Bianco, para ele também foi um avanço. Mas, é claro, Raupp preferiu não falar sobre a decisão da Presidente Dilma em tirar fora da transposição os aposentados e pensionistas. Dá, já é outro assunto,. Mas a Procuradoria Geral do Estado acha que quem ficou fora ainda pode entrar, recorrendo ao Judiciário.
PERGUNTINHA - Será que o 1 bilhão e meio de reais que o governo brasileiro mandou para a Argentina, em plena campanha eleitoral da presidente Cristina Kirchner será investigado também na CPI do BNDES?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário