Já era hora! Depois de Rondônia ser manchete negativa, por conta de tantos escândalos nos últimos anos, finalmente uma coisa boa para mostrarmos ao país e ao mundo. Neste domingo, duas redes nacionais de TV, o SBT à tarde e a Globo à noite, mostraram uma história espetacular, a de Jéssica e seu bebê, a menina que nasceu a sete mil pés de altura, no pequeno avião do Governo do Estado. Homenagens aos heróis que ajudaram a bebê a nascer, ao secretário de saúde, Williames Pimentel e elogios ao governador Confúcio Moura, finalmente tiraram nossa Rondônia do noticiário policial para o das coisas boas que realizamos. Claro que no caso todo houve um pouco de sorte, perspicácia e criatividade. A filmagem do parto, em pleno ar, levou às cenas inesquecíveis da chegada da bebê e a ação dos profissionais que ajudaram no nascimento, a formar uma história contada quase como um conto de fadas moderno, ao mundo da mídia e da internet. Daí em diante, transformou-se em notícia não só no Brasil, mas também na América Latina e ainda vários países mundo afora. Só uma reportagem da Record Internacional, divulgada poucos dias depois do parto, chegou a mais de 180 países.
Claro que esse tipo de atendimento é raro, a tal ponto que se torna notícia. O que se imagina é que o outro lado da moeda, nossa saúde pública, no geral deficiente e cheia de problemas, chegasse ao menos perto da qualidade do atendimento que mereceu destaque nacional e internacional. De um lado, temos um atendimento de Primeiro Mundo, tanto em termos de profissionais como de equipamentos. De outro, postos de saúde onde não há médico ou remédios; hospitais superlotados, doentes no chão. Quando chegarmos ao meio termo de tudo isso, estaremos no caminho correto para ter uma saúde de qualidade para a maioria dos rondonienses.
TEM MAIS SUJEIRA... - Voltando ao lado ruim e falando em corrupção, a operação conjunta entre Polícia Civil e Ministério Público, em Cacoal, ainda não terminou. Pelo contrário. A previsão é de que muito mais gente envolvida nas falcatruas, que ligavam a chefe de gabinete do Prefeito Padre Franco a um esquemão de desvio de recursos com apoio de vários vereadores, ainda será denunciada. Nove já foram detidos, dois presos: Ivani Araújo, também conhecida como Dama de Ferro e o presidente da Câmara, vereador Patty. Pelo que se ouviu nos bastidores das investigações, recém foi levantada a ponta do tapete. A sujeira maior ainda estaria por vir.
AGORA VAI! - O governo do Estado anuncia o reinício das obras de abastecimento de água e saneamento básico na Capital ainda para este primeiro semestre, ou seja, nos próximos 45 dias. Com um investimento superior a 22 milhões de reais, a primeira etapa beneficiará toda a zona sul de Porto Velho. O consórcio Cosatel-MAM, que venceu a concorrência, garante que a obra não para mais. O único empecilho, ainda, é a retirada das dezenas de famílias que moram na área onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto. No mais, tudo está caminhando bem. Espera-se que seja mesmo verdade e não mais uma "enrolation"...
AS VÍTIMAS CHORAM - A participação poderia ter sido maior, até pelo seu motivo, mas mesmo assim foi emocionante. No sábado, um grupo de porto velhenses realizou uma caminhada pela paz, no centro da Capital. O motivo: a perda de seus entes queridos para criminosos, alguns dos quais receberam o benefício da saída temporária das cadeias. Dos presídios locais, mais de 200 presos foram beneficiados. Puderam comemorar com suas mães, os que ainda as tem, Já suas vítimas e as mães de suas vítimas nada tiveram a comemorar. O crime se espalha pelo país e assim continuará, enquanto não houver uma separação clara, nas leis, de quem é vítima e de quem é bandido.
SÓ UM PALIATIVO - Ainda em relação à segurança pública ou a falta dela: o governo está trabalhando no sentido de aumentar o número de policiais nas ruas. É uma medida sábia e, mais que tudo, muito necessária. Será, contudo, apenas um paliativo. Enquanto políticos, alguns por ingenuidade e outros por motivações espúrias ficarem defendendo criminosos e esquecendo de quem eles destroem, não haverá polícia que resolva. Até porque, com o apoio de parte importante da mídia, os bandidos conseguiram começar a colocar na cabeça do povo de que tem que se extinguir o policiamento armado. Entenderam, não é?
HOMENAGENS JUSTAS - Dois personagens importantes do Ministério Público e do Judiciário serão homenageados em breve pela Assembleia Legislativa. O primeiro deles é o juiz federal Dimas da Costa Braga, que tem se destacado em várias ações, principalmente as relacionados com a preservação do patrimônio histórico de Rondônia. O outro é o ainda procurador geral do MP (passa o cargo esta semana, depois de quatro anos), Héverton Aguiar. Como chefe do grupo de combate à corrupção no país, ele tem sido uma das figuras mais destacadas nessas ações, também em Rondônia, sua terra natal.
PERGUNTINHA - Quando começarem a ser apresentados os números dos desvios e ilegalidades que o MP denunciou no BNDES, ficará pedra sobre pedra?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário