segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA

SÓ DÚVIDAS E NENHUMA CERTEZA SOBRE O SEGUNDO TURNO

A dois domingos da eleição, tanto em Rondônia como na corrida presidencial, só um irresponsável poderia fazer uma previsão correta do resultado. Depois do empate técnico do primeiro turno, quando Confúcio Moura ganhou de Expedito Júnior por frações, não se pode falar sobre quem saiu na frente, na realidade. Confúcio tem o aparato do Estado, alguns dos eleitos com maior votação ao Congresso e Assembleia e sai na busca do eleitor indeciso e nos petistas, por exemplo, que a ele se aliaram. Seu maior problema continua sendo um nível de rejeição muito alto. Expedito tem muitos aliados de peso. A reviravolta nacional que coloca Aécio à frente de Dilma Rousseff também influi no eleitorado rondoniense. Expedito recebeu muitos apoios, inclusive da turma de Cassol, embora o ex governador e atual senador, pessoalmente, não tenha embarcado na aliança, assim como sua irmã Jaqueline. Contra, seu passado recente de problemas com a Justiça Eleitoral, mesmo que  já tenham sido resolvidos. Nas campanhas, nos debates e até na troca de acusações, os dois estão seguindo caminhos semelhantes, orientados por seus marqueteiros. Expedito é o novo, que promete fazer muito. Confúcio é o mesmo, que diz que pode fazer mais.
Não será fácil para o eleitor rondoniense escolher seu novo governador. Mas, seja ele quem for, sua primeira missão, certamente, terá que ser a de unir o Estado, que sairá rachado ao meio desta campanha, não importa quem ganhe. Depois disso, tem que se começar um trabalho duro em várias regiões, mas principalmente na área da Capital, para dar à população de Porto Velho a sensação de que sua cidade não foi esquecida. Não será missão fácil, mas quem assumir o poder sabe que todos os dias terá que enfrentar uma meia dúzia de leões. Todos famintos por uma Rondônia melhor. 
 BOMBA, BOMBA - Há algumas semanas, a coluna antecipou uma forte operação policial em Rondônia, envolvendo a Polícia Federal e outras forças. O assunto não morreu, apenas está em banho maria, enquanto o período eleitoral toma conta de todos os noticiários. Passadas as eleições, a operação, que já está marcada, pode ser desencadeada a qualquer momento. O pessoal que sabe que está enrolado em coisa grande, já pode começar a separar a escova de dentes e o pijama, porque quando os federais chegarem, essa turma vai dormir fora de casa. Por um bom tempo!
ROUBO NA PETROBRAS - "Há, eminente interesse na recuperação das vantagens econômicas ilícitas oriundas dos cofres públicos, distribuídas entre diversos agentes públicos e particulares ainda não identificados, bem como na investigação da corrupção de agentes públicos de diferentes setores e níveis praticada mediante oferecimento de vantagens por grandes empresas". Trecho da sentença que autorizou a delação premiada do ex diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa e que confirmou que a estatal foi alvo de violenta roubalheira. A estatal está sendo destruída por gente que a transformou num verdadeiro cofre, transferindo a dinheirama para seu próprio bolso. Lamentável!
 CORRERIA NA RETA FINAL - Correria dominical Estado afora. Confúcio Moura e Expedito Júnior, com suas respectivas turmas, correm atrás do eleitor. Cada um vai para uma região onde esteve menos forte no primeiro turno. Confúcio estará acompanhado de alguns dos seus parceiros que tiveram boa votação para o Congresso e Assembleia e Expedito usará os mesmos expedientes. Cada um tentando convencer o rondoniense de que é o melhor nome para comandar o Estado. A campanha começa a ferver...
 PANDEMIA - O virus Ebola chega a todos os cantos. Já é uma ameaça real de pandemia, ou seja, uma epidemia mundial. Já há um caso registrado no Paraná, aqui pertinho de nós. Rondônia corre sim sérios riscos, mesmo com o anúncio de que a Secretaria de Saúde está criando áreas de controle rígido em algumas regiões fronteiriças. O Ebola é assassino. Já há quem o compare com a devastação da Aids. Portanto, redobremos os cuidados.
 MUDANDO O QUADRO - As primeiras pesquisas para a Presidência mostram um quadro completamente diferente do que ocorrera no primeiro turno. Aécio Neves, que sempre foi colocado fora do turno decisivo, desde que Marina Silva entrou na disputa ( a mudança só foi detectada no último final de semana antes da eleição de 5 de outubro), estaria à frente de Dilma Rouseff pela primeira vez. Um dos institutos o coloca com oito pontos sobre Dilma. Ibope e Data Folha põe os dois em empate técnico. Dilma desce, Aécio sobe. Esse é o retrato do momento...
 CASO DO LIXO - A questão do lixo em Porto Velho ainda vai ensejar muita discussão, problemas jurídicos, boataria sem fim. A verdade é teria sido melhor se a Prefeitura tivesse resolvido a questão dentro da normalidade, ou seja, ao encerrar o contrato com a Marquise, já tivesse pronta uma concorrência para a nova ou novas empresas. Fazer contratação emergencial sempre é um risco, no mínimo para dar munição aos adversários. Mas o que se torce, no final, é que a população não seja a maior prejudicada....
 PERGUNTINHA - Até quando o prefeito Padre Franco, de Cacoal, vai aguentar a pressão da oposição e da comunidade, antes de entregar a saúde pública para quem realmente consegue resolver o problema?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário