Rodar em grupo requer organização e atenção diferentes de se rodar sozinho...
É muito comum, nos finais de semana, grupos de amigos motociclistas se reunirem para um passeio. Às vezes, esse grupo de amigos é de um determinado Moto Clube, onde há regras para o deslocamento e uma padronização dos sinais a serem utilizados, facilitando a condução do grupo e aumentando a segurança de todos os motociclistas.
Infelizmente, isso não é a regra. Pertenço a um clube de Moto Turismo, onde existem regras claras de condução em grupo, sendo inclusive necessária a realização de um Curso de Conduta, inclusive para os garupas.
Alias, lembro de uma importante dica para todos, já comentado pelo Ricardo Lugris, “o garupa deve sempre participar da pilotagem” e também sinalizar para os demais integrantes de um grupamento de motos!
São sinais padronizados que facilitam e asseguram uma maior segurança para todos e um posicionamento padronizado dentro de um pelotão.
Sendo assim, como devemos encarar esses procedimentos?
Primeiramente, ao se reunir um grupo de motociclistas para realizar um deslocamento, devemos definir um líder, pessoa experiente e com bom conhecimento do roteiro a ser seguido. Esse líder deverá dar um brifim para todos os integrantes, ressaltando como serão os procedimentos de deslocamento, passagem pelos pedágios, características da rota/rodovia, velocidade de deslocamento e outros, além de definir um Anjo para o deslocamento.
Caberá a esse Anjo, última moto do pelotão, dar o suporte a qualquer um do grupamento que venha a ter algum problema durante o passeio.
Todos devem estar cientes que a habilidade de transmitir os sinais entre os participantes do grupamento dará mais segurança e confiança aos menos experientes!
Sempre com velocidade compatível com a estrada, a nossa formação, no grupamento, segue um padrão alternado das motos, formando duas filas conforme ilustração abaixo:
Não pilote em “ZIQUE-ZAQUE”, na formação, alternando constantemente entre as filas da direita e esquerda. Mantenha sempre sua posição na mesma fila no grupo!
A critério do líder, em determinadas situações, o grupo poderá formar fila única para enfrentar engarrafamentos, corredores, circular por vias secundárias etc.
Se o companheiro a sua frente deixar a formação, ocupe o lugar avançando uma posição na fila. Não troque de fila para tentar acertar a formação do grupamento! Procure manter sua posição, no grupamento, mas se por algum motivo um companheiro passar a sua frente, não tente “recuperar” sua posição, lembre-se, não estamos em uma corrida!
Mantenha sempre uma distância constante e segura da moto a sua frente, evitando abrir “buracos”, no grupamento, ocasionando acelerações repentinas e ultrapassagens freqüentes de companheiros que seguem atrás.
O deslocamento não é uma corrida, portanto ultrapassagens constantes, no grupamento, só irão gerar desconforto para todos. Porém, se você perceber que o companheiro a sua frente segue em ritmo visivelmente mais lento que o resto do grupo, criando com isso longos buracos, faça um cordial sinal ou de um breve toque na buzina e efetue a ultrapassagem com segurança. Não “force” ultrapassagens nos seus companheiros!
(!) Atenção: Não ande fora da formação, ao lado do grupo, bloqueando a estrada, mesmo que não haja nenhum veículo a vista!
Se desejar deixar a formação por algum instante, coloque a seta para o lado que irá sair do grupo e faça um sinal de “ok” para o seu companheiro imediatamente atrás ou Anjo, avisando que está tudo bem. Ao retornar a formação procure se posicionar no final do grupo, logo a frente do Anjo combinado em brifim.
Se tiver algum problema, durante o deslocamento do grupamento, faça sinal e dê seta para se deslocar para o acostamento. Você será acompanhado pelo companheiro que vem atrás, pois ele é o seu Anjo. Os demais seguirão normalmente, para a parada combinada em brifim, e o Anjo do grupamento também irá parar para dar o necessário apoio.
Se houver parentes ou amigos, acompanhando-o de carro, oriente-os para NÃO CONDUZIR O VEÍCULO AO LADO DO GRUPO OU NO MEIO DO GRUPO, o local correto é atrás da última moto (Anjo do grupamento) ou carro de apoio se houver.
A segurança é para todos e de todos. Procure sempre estar dentro destas orientações básicas, e manter uma posição de respeito ao amigo que esta viajando com você. Se precisar de algo, reduza, sinalize e aguarde a proximidade do anjo e do carro de apoio.
Dentre os procedimentos que o grupo pode realizar para aumentar o tempo de reação de todos e, com isso, a segurança, são os sinais padronizados.
Os principais sinais estão exemplificados abaixo e são, em sua maioria, adotados universalmente:
Tenham todos uma ótima viagem e conduza com responsabilidade e segurança!
Fonte: Texto pelo motociclista Luiz Azevedo, colunista do RockRiders.com.br e integrante do Carpe Dien Moto Turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário