Seis universidades do Brasil estão entre as 500 melhores do mundo, de acordo com um ranking chinês publicado no último dia de agosto. O ARWU (Academic Ranking of World Universities) conforma a supremacia dos EUA no ensino superior.
Das instituições brasileiras na lista, a USP (Universidade de São Paulo) aparece na 144ª posição e é a única da América latina entre as 150 melhores do mundo. Há quatro anos as mesmas seis brasileiras figuram entre as melhores do undo, segundo o ranking chinês.
As outras instituições de ensino superior do Brasil no "Top 500 de Xangai" são a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 317ª posição), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 318ª), a Universidade Estadual Paulista (Unesp, 362ª), a Unicamp (365ª) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 421ª).
A edição de 2014 do ranking universitário não apresenta muitas mudanças em relação a 2013 e confirma o domínio americano. Harvard é considerada a melhor Universidade Califórnia.
O índice de Xangai foi criado em 2003 na Universidade Jião Tong da cidade chinesa. A classificação é objeto de algumas críticas por sua metodologia. Ela se concentra nas pesquisas de ciências exatas, em detrimento do ensino, mais difícil de quantificar.
Entre os critérios está o numero de prêmios Nobel que ex-alunos ou pesquisadores das universidades receberam, o número de medalhas Fields (equivalentes ao Nobel de Matemática e que teve o brasileiro Artur Avila entre os vencedores este ano), assim como o número de artigos em revistas de língua inglesa como "Nature" e "Science".
Fonte: Jornal O Estadão do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário