Com limpeza e substituição em dia, filtros podem aumentar a vida útil do motor da motocicleta
Essencial para o bom desempenho da motocicleta, o filtro de ar é responsável por capturar as impurezas que são aspiradas para dentro do motor e à medida que fica sujo, o filtro perde sua capacidade de filtrar o ar adequadamente aumentando o consumo de combustível e queda no desempenho do motor.
Para que isso não ocorra a limpeza e a substituição do filtro de ar devem seguir os intervalos regulares estabelecidos no plano de manutenção preventiva, de acordo com o manual de instruções de cada modelo.
O mecânico Manoel da Rocha Daré, proprietário da oficia MRD Motos, acredita que o filtro de ar é a última coisa que o motociclista se lembra de checar. “Normalmente os principais reparos durante a rotina é com freio, sistema de iluminação e a buzina. Já a troca de óleo, filtros de ar e pneus, a maioria não se importa em trocar ou fazer manutenção preventiva”, comenta.
Isso acontece porque o filtro de ar demora para começar a dar sinais visíveis de que algo está errado. “A poeira vai se acumulando aos poucos no motor, não é algo imediato. Mas, o problema de não ficar de olho neste item é que é muito difícil recuperar um motor que trava devido ao excesso de sujeira. O que pode custar R$100,00 de manutenção pode valer uma moto nova”, alerta o mecânico.
Daré aconselha que o filtro seja trocado a cada 10 mil km rodados, mas se o motociclista gostar de fazer manutenções em casa, a limpeza do filtro pode ser feita desde que alguns cuidados sejam tomados:
· Antes de tudo siga as orientações do manual de instruções para desmontar o filtro
· Com o auxílio de uma escova de dente (nova) esfregue pelo lado de fora removendo a sujeira
· Não utilize produtos químicos ou água
· Não passe panos ou flanelas
· Não utilize esponjas do tipo palha de aço
· Não deixe o filtro de molho
· Não deixe exposto ao sol ou à chuva
· Encaixe o filtro novamente na moto no mesmo dia em que foi removido
“Se depois da manutenção o motociclista perceber cheiro ou barulho estranho a moto deve ser imediatamente encaminhada a um especialista”, conclui Daré.
Fonte: Revista Mundo Moto
Para que isso não ocorra a limpeza e a substituição do filtro de ar devem seguir os intervalos regulares estabelecidos no plano de manutenção preventiva, de acordo com o manual de instruções de cada modelo.
O mecânico Manoel da Rocha Daré, proprietário da oficia MRD Motos, acredita que o filtro de ar é a última coisa que o motociclista se lembra de checar. “Normalmente os principais reparos durante a rotina é com freio, sistema de iluminação e a buzina. Já a troca de óleo, filtros de ar e pneus, a maioria não se importa em trocar ou fazer manutenção preventiva”, comenta.
Isso acontece porque o filtro de ar demora para começar a dar sinais visíveis de que algo está errado. “A poeira vai se acumulando aos poucos no motor, não é algo imediato. Mas, o problema de não ficar de olho neste item é que é muito difícil recuperar um motor que trava devido ao excesso de sujeira. O que pode custar R$100,00 de manutenção pode valer uma moto nova”, alerta o mecânico.
Daré aconselha que o filtro seja trocado a cada 10 mil km rodados, mas se o motociclista gostar de fazer manutenções em casa, a limpeza do filtro pode ser feita desde que alguns cuidados sejam tomados:
· Antes de tudo siga as orientações do manual de instruções para desmontar o filtro
· Com o auxílio de uma escova de dente (nova) esfregue pelo lado de fora removendo a sujeira
· Não utilize produtos químicos ou água
· Não passe panos ou flanelas
· Não utilize esponjas do tipo palha de aço
· Não deixe o filtro de molho
· Não deixe exposto ao sol ou à chuva
· Encaixe o filtro novamente na moto no mesmo dia em que foi removido
“Se depois da manutenção o motociclista perceber cheiro ou barulho estranho a moto deve ser imediatamente encaminhada a um especialista”, conclui Daré.
Fonte: Revista Mundo Moto
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