A atividade física na terceira idade trás benefícios enormes ao corpo como o fortalecimento muscular é ósseo. Diminui o risco de atrofias musculares que deixam milhares de pessoas na "melhor idade" dependentes de cadeira de rodas. O exercício controla a pressão arterial, diabete, baixa o colesterol, além de aliviar dores crônicas. A quantidade de sono e diminuição da ansiedade são dois outros benefícios consequentes da atividade física, revela o médico Leonardo Moreira.
Sem falar que com o passar dos anos, a pessoa perde gradativamente a capacidade motora. A atividade física ajuda consideravelmente neste processo de fortalecimento dos músculos e ósseos, agindo como uma fisioterapia ao recuperar os movimentos fragilizados com a idade e melhorando o equilíbrio e reflexos.
O tipo de exercício físico deve ser indicado de acordo com as doenças de base que cada indivíduo possui e suas condições físicas permitem. Na realidade o exercício aeróbico, assim como o anaeróbico são importante levando em conta as condições físicas de cada um em uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde.
Moreira também ressaltou os benefícios de uma alimentação saudável aliada ao exercício físico na vida de qualquer pessoa, principalmente para os que estão na terceira idade que necessita de maior cuidado.
Além dos benefícios da atividade física, a alimentação equilibrada melhora consideravelmente o metabolismo do organismo e melhora, fazendo com que o intestino funcione melhor. O médico deu algumas dicas: beber bastante água, mastigar bem os alimentos, refeições leves, frutas, legumes e verduras diariamente, são fundamentais.
Fonte: Jornal O Estadão do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário