segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SAÚDE - "JET LAG SOCIAL": DORMIR MUITO CAUSA PROBLEMAS

Quem leva uma vida agitada quase sempre aguarda ansiosamente o final de semana para poder "colocar o sono em dia", dormindo várias horas a mais do que durante a semana. Mas, essa não é a melhor atitude a ser tomada, segundo um estudo publicado na Science Translational Medicine e apresentado no Endo 2013 - Encontro e Exposição  Anual da Sociedade Americana de Endocrinologia. Os pesquisadores concluíram que essa prática pode desalinhar o relógio biológico, trazendo consequências negativas para o organismo.

O fenômeno é chamado de 'jet lag social', em uma referência às alterações no ritmo do sono e da disposição de pessoas que viajam muito tempo de avião e sentem cansaço e sonolência diurna até que se adaptem ao novo fuso horário. A endocrinologista Andressa Heimbecher, que esteve no Congresso e assistiu a uma palestra sobre o tema explica. "Este é o estudo de mais impacto sobre alterações hormonais e metabólicas relacionadas ao sono já feito com humanos. E sua grande descoberta é esse desalinhamento do relógio biológico, que pode gerar problema na saúde". A endocrinologista afirma que o desajuste acontece porque, para que haja liberação adequada dos hormônios noturnos, é preciso um número regular de horas do sono.

A médica, que é especialista em Endocrinologia e Metabologia, afirma que pessoas que trabalham em turnos ou horários diferentes a cada dia ou que não têm a cada dia ou que não têm um padrão de sono definido correm o risco de desenvolver fadiga crônica, queixas intestinais e ter aumentado o risco de obesidade e diabetes. Adolescentes e estudantes, que costumam "esticar" o tempo de sono no fim de semana, também são prejudicados. "Quando uma pessoa apresenta este padrão desorganizado de sono, ocorre um 'desalinhamento' no relógio biológico e o corpo passa a perder o ritmo. O sono passa a ocorrer em horas em que deveríamos estar alertas (no trânsito, por exemplo), a fome em horários diversos e sem relação com o fato de estar alimentado ou não", diz.

Um dos problemas gerados pelo jet lag social é a falta de resposta à insulina, que aumenta os níveis de açúcar no sangue. Há uma redução do hormônio leptina (que gera saciedade) e, ao mesmo tempo, um aumento do hormônio ghrelina (que gera fome). "Foi observado também que quando o relógio biológico está desalinhado, aumenta o hábito de beliscar entre as refeições", alerta.  O nível de cortisol - hormônio relacionado ao estresse - também aumenta nessa situação, o que gera um crescimento dos níveis de glicose no sangue.

Para diminuir os efeitos do 'jet lag' - seja ele decorrente de viagens ou social - é preciso melhorar a qualidade do sono. Para isso, a endocrinologista indica ficar exposto à luz solar durante o dia. Duas horas antes de dormir, deve-se evitar refeições muito pesadas e ingerir alimentos estimulantes, que contenham cafeína. 

Praticar exercícios físicos próximos à hora de dormir também é desaconselhável - eles podem ser feitos à noite, mas com pelo menos duas horas antes do horário de deitar-se. E, na hora do sono, o melhor é escolher uma ambiente de temperatura agradável, completamente escuro e sem barulho. "O ideal é tentar dormir uma média de 8 horas por noite até o corpo se habituar ao novo fuso", aconselha a especialista.

Quando ao jet lag social, a médica sugere equilibrar as horas de sono, deixando os períodos semelhantes durante a semana e nos fins de semana. "Não existe 'poupança de sono'. O sono perdido não será recuperado. E agora sabemos que um bom sono não se faz apenas com quantidade e qualidade. Ele se faz também com regularidade.
Fopnte: Jornal Diário da Amazônia

Só um cochilo

Bom, como podem perceber isto foi só um cochilo (rápido). O Simplício não perdeu tempo e registrou. Estava sonhando com "ela"! Tudo aconteceu  lá em Ouro Preto no Encontro de Motociclistas, mas eu participei intensamente do evento que foi muito bom. Mas um cochilo também é bom.

O Rito mais lindo do Mundo

Meu, nosso Rito Brasileiro o mais lindo do Mundo!

PLÁSTICA - COMO A RINOPLASTIA PODE MELHORAR A APARÊNCIA

Rinoplastia, a cirurgia realizada na estrutura nasal com o objetivo de melhorar a estética e/ou a respiração do indivíduo, serve para correção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda pode ser utilizada em conjunto com outras pequenas cirurgias para corrigir disfunções - como no caso da correção do desvio do septo, que ajuda a melhorar a respiração.

A rinoplastia moderna reestrutura o nariz, corrigindo as deformidades nasais modificando a aparência geral da face. "É possível mudar o formato do nariz, por exemplo, pois existem pessoas que se acham seu nariz achatado. Também podemos modificar seu tamanho, diminuindo ou aumentando, quando for o caso, levantar a ponta do nariz, etc. Todos os procedimentos sempre devem ser feitos aliando a harmonia do rosto com a funcionalidade e que preservando um aspecto natural", explica o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico de Curitiba-PR.

Os pacientes procuram a rinoplastia por varias razões. Um dos motivos mais comuns, segundo Pacheco, é por estarem cansados de terem passado boa parte da vida com um nariz assimétrico ou desproporcional, grande responsável por queda da autoestima. "É muito comum as pessoas procurarem a rinoplastia por acharem o seu nariz muito largo, com a ponta caída, com um dorso alto e pouco atraente, e a rinoplastia visa devolver a harmonia ao rosto", comenta Pacheco.

Outras situações em que os especialistas são procurados, é quando os pacientes sofrem alguma forma de acidente, fraturas ou precisam de algum reparo na estrutura interna do nariz, a qual prejudica a respiração se não estiver correta.

No geral, a rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos nas meninas e 16 anos nos meninos, assim que eles tenham alcançado o crescimento primordial do nariz. "Essa é uma idade complicada para os jovens, e a rinoplastia pode ajudar a trazer uma maior  autoconfiança para a vida do paciente", lembra Pacheco. Porém, o médico ressalta que a cirurgia não deve ser realizada para esconder ou camuflar alguma alteração de comportamento, problemas psicológicos ou familiares.

A rinoplastia é uma cirurgia simples que, se bem feita, não deixa cicatrizes expostas e ainda pode melhorar a autoestima e a respiração do paciente. Na maioria dos casos, os pacientes deixam o hospital no mesmo dia em que realizam a cirurgia, usam um protetor da cor da pele  sobre o nariz para manter a cartilagem e  o osso em suas novas posições. Esta bandagem é usualmente removida dentro de uma semana após o procedimento. "Pacientes podem esperar algum grau de inchaço e de pele arroxeada, mas ambos desaprecem dentro de duas ou três semana. O desconforto pós-operatório é administrado com medicamentos e com massagem pós operatória para nariz. Uma vez que os edemas tenham desaparecidos, os pacientes já podem apreciar o resultado de sua rinoplastia", conclui Pacheco.
Fonte: Jornal Diário da Amazônia

O que acontece quando engolimos um chiclete?

Quantas vezes os adultos nos apavoraram quando éramos crianças sobre os estragos que o chiclete pode fazer se o engolíssemos? Frases como “isso vai grudar seu estômago” ou “se você engolir um chiclete, ele ficará em sua barriga por sete anos” eram sempre repetidas.

É mito ou verdade que engolir chiclete faz mal? O que, de fato acontece conosco quando uma goma de mascar vai parar no sistema digestivo?
Antes de tudo, você precisa saber que chicletes são feitos à base de goma, açúcares, corantes e flavorizantes. Essa mistura é realmente indigesta, o que significa que ela levará mais tempo para ser digerida. Mas não, ele não gruda no  estômago ou no intestino.

“Engolir o chiclete não traz problemas. Mesmo assim, não se recomenda que a pessoa engula porque ele não é um alimento”, explica o gastroenterologista Guilherme Becker.

O chiclete, caso engolido, é eliminado junto com as fezes. O recomendável é que crianças pequenas, de dois anos para baixo, não  masquem a guloseima. Caso seja engolida, a goma pode entrar pela traquéia e causar asfixia.

O chiclete, geralmente, é constituído por quatro ingredientes: aromatizantes, adoçantes, amaciantes e a base da goma. Esta última é feita de substâncias químicas sintéticas, que permitem que o chiclete seja mastigável e nunca seja triturado ou dissolvido. Trata-se de um látex, parecido com borracha mesmo.

Não há perigo real de se engolir um chiclete. Porém, se o sujeito mascasse mais de dez chicletes juntos e engolisse a bolona poderia obstruir a saída do estômago ou do intestino, em razão da quantidade de goma.

Esta é uma invenção da década de 1860, quando o fabricante de doces Thomas Adams começou a produzir o chiclete de sua marca, até hoje na famosa caixinha amarela.

Lembrando que ficar mascando por muito tempo não é um hábito muito legal. Motivo: a mastigação estimula o organismo a produzir enzimas digestivas, mas como elas não têm o que digerir, ficam lá, perdidas no estômago. A mucosa interna do estômago, se for um pouco mais sensível, pode até ficar prejudicada.

Fonte: Recado Net

Vizinhos chamam a polícia por causa de festa na casa de Romário, em Brasília

No primeiro fim de semana após o deputado federal Romário (PSDB_RJ) voltar ao PSB, uma festa realizada em sua casa, no sábado, em Brasília provocou atrito com vizinhos. O problema ocorreu do lado de fora da casa: convidados da festa estacionaram seus carros na frente das garagens de outras residências, bloqueando o acesso de moradores. Vizinhos chamaram a Polícia Militar, que teria aplicado multas por estacionamento irregular.

A assessoria de Romário confirmou que o deputado estava em Brasília, mas não soube dizer se ele estava em casa. De acordo com a assessoria, a festa começou no fim da tarde de sábado e era apenas para convidados, sem venda de igressos.

A assessoria informou que o deputado não faria declarações sobre o incidente, destacando que o problema de estacionamento são crônicos em festas no Lago Sul. A assessoria afirmou também que o parlamentar não tem como controlar o local onde convidados estacionam seus veículos.

A festa na casa de Romário promovia o Paradisse Weekend, um festival de música eletrônica que será realizadona Costa do Sauipe, na Bahia. A Polícia Militar do Distrito Federal informou que não teria como confirmar, neste domingo, se houve estacionamento irregular no sábado, no endereço da festa.
Fonte: O Globo

PETROBRAS GARANTE - Combustível não terá reajuste

A presidente da Petrobrás, Graça Foster, garantiu  ontem que o preço dos combustíveis não vai subir. Ela se reuniu ontem Brasília, com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mas disse que o assunto não foi tratado no encontro.

Graça conversou com os jornalista no Rio, durante as comemorações dos 60 anos da empresa. Segundo ela, apesar da defasagem no preço do petróleo, os combustíveis não vão ficar mais caros no curto prazo. "Trabalhamos pela convergência de preços, mas existe uma defasagem que voltou a crescer nos últimos três dias".

A presidenta da Petrobrás explicou que os preços foram planejados para o dólar a R$ 1,80, depois a R$2, mas agora a moeda americana está na faixa de R$ 2,26. "Então, torcemos para que o dólar chegue próximo a R$ 2, que vai dar um resultado muito bom", disse Graça Foster. Para ela, a empresa está em uma fase "muito boa", com o plano de eficiência implantado há um ano. "A produção, nas últimas semanas, está muito boa", disse a ministra.
Fonte: AI

MANJAR DOS DEUSES


Helen Santana, magistral, uma delícia!

Fique Ligado - Capacete para motociclista tem prazo de validade?

Os motociclistas têm hoje de se adequar a uma série de normas para não serem penalizados. Uma questão mal esclarecida preocupa motociclistas e onera os consumidores: o prazo de validade dos capacetes.

Órgãos fiscalizadores de trânsito têm autuado proprietários de capacetes com fabricação acima de três anos. Os capacetes costumam ter datas colocadas nas etiquetas, sugerindo ao usuário de que o produto seja substituído após três anos de uso contínuo. Ou seja, a partir do momento que é retirado da caixa e efetivamente utilizado continuamente durante o período indicado por pelo menos 12 horas diárias.

O principal motivo da substituição do capacete, após esse período, desde que não tenha sofrido nenhuma queda, relaciona-se à diminuição da altura das espumas, que formam a forração interna do capacete. O achatamento faz com que o capacete fique folgado na cabeça do usuário, prejudicando sua segurança. Já capacetes que são utilizados esporadicamente podem durar períodos mais longos desde que:

a) não tenham sofrido quedas;
b) sejam utilizadas peças originais;
c) o enchimento interno ainda esteja firme, evitando que o capacete gire na cabeça;
d) sejam fabricados por empresas que possuam o selo de certificação do Inmetro.

Não há, seja no Código de Trânsito Brasileiro, seja nas resoluções do Contran, nas normas técnicas da ABNT ou em regulamentos de avaliação da conformidade do Inmetro, qualquer menção sobre o prazo de validade dos capacetes motociclísticos, pelo simples motivo de não se tratar de um produto perecível.

O Contran determina que “o capacete tem de estar devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior”. Ou seja, esse instrumento já permite reprimir situações de uso de capacete que não se ajuste adequadamente à cabeça do usuário. Assim sendo, qualquer ação fiscalizatória das autoridades de trânsito quanto à data de validade dos capacetes é indevida visto não ser essa uma das características obrigatórias a serem verificadas nesses equipamentos.

Nenhuma referência é feita ao prazo de validade dos capacetes. Quanto às etiquetas com prazo de validade de três anos inseridas em alguns capacetes por iniciativa dos fabricantes, trata-se de mera sugestão de substituição do equipamento. Dessa forma, não há nenhum problema em se utilizar capacetes por períodos superiores aos três anos, desde que bem conservados, possuam o selo do Inmetro, se ajustem adequadamente à cabeça do usuário e não tenham sofrido impactos ou apresentem rachaduras.


Matéria: Assessoria Denatran


TRANSPOSIÇÃO DOS SERVIDORES

Servidor esperando a transposição"

PROCESSOS DE 400 SERVIDORES ESTÃO PRONTOS PARA FOLHA DO GOVERNO FEDERAL

A perspectiva da vinda da presidente Dilma Rousseff a Rondônia, no mês de novembro, tem contribuído com a celeridade do processo de transposição dos servidores do ex-Território Federal para os quadros da União. A constatação foi feita pelo secretário estadual de Administração, Rui Vieira, após reunião no último dia 19 com o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Carlos Augusto, para tratar do andamento dos trabalhos. Na ocasião, Augusto informou a Vieira que no dia seguinte a Comissão Interministerial repassaria 400 processos já analisados para ser incluídos na folha de pagamento do governo Federal.

De acordo com Rui Vieira, em nova reunião na última terça-feira (24), com o presidente da Comissão Interministerial, Geraldo Nicoli; o secretário de Relações do Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça; o secretário-executivo adjunto do MPOG, Guilherme Estrada; a secretária-executiva do ministério, Eva Chiavon, além de Carlos Augusto, foi feita nova avaliação dos trabalhos desenvolvidos e definidas metas para a Comissão, com quantitativo e prazo, para apresentação de relatório ao governo estadual no mês de dezembro.


Até agora, segundo o titular da Sead, foram encaminhados a Brasília mais de 15 mil processos, mas apenas 9.846 servidores contratados pelo Estado, até 15 de março de 1987, serão contemplados com a transposição, neste primeiro momento. “Aproveitamos para pedir às pessoas contratadas neste período para procurarem a Sala da Transposição, na avenida Rio Madeira, perto do Porto Velho Shopping, para assinar o termo de adesão, mesmo sem agendamento prévio pelo telefone”, orientou o secretário, alertando que a Comissão deverá encerrar o cronograma de atendimento no dia 21 de outubro.


Além da vinda de Dilma a Rondônia, Rui Vieira atribui a evolução dos trabalhos da Comissão à sintonia da Sead com a Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda (Samf), que reforçou a estrutura da sala para melhor atender aos servidores. “Como existem metas a ser cumpridas, semanalmente os trabalhos são acompanhados, tanto pela Sead quanto pela Samf”, revelou Vieira.


PAGAMENTO EM DIA

Ao ressaltar o compromisso do governador Confúcio Moura com os 60 mil servidores públicos, mantendo em dia e dentro do mês trabalhado a folha de pagamento estimada em R$ 200 milhões, o que garante também a estabilidade do comércio local, o secretário Rui Vieira lembrou que com a transposição desses quase 10 mil servidores serão economizados R$ 28 milhões/mês ou R$ 384 milhões/ano dos cofres do Estado, possibilitando melhor negociação salarial aos que permanecerem no quadro estadual e a realização de concursos públicos para contratação em várias áreas. 

Neste mês, conforme citou o secretário, o governo iniciou o pagamento dos salários no dia 20 para o pessoal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defensoria Pública do Estado (DPE), enquanto que os das demais secretarias, incluindo o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon), receberam no dia 25. “Isso significa que o governo pagou 12 dias antes do prazo previsto, que é o 5º dia útil de cada mês”, apontou, reforçando que esse compromisso do governador permite também aos servidores o cumprimento de compromissos sem juros e multas. 


PLANO DE CARREIRA


Outro benefício garantido aos servidores pelo Governo da Cooperação, segundo Rui Vieira, foi a implantação de Planos de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR) de várias secretarias, como a do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), da Educação (Seduc), Superintendência de Licitações (Supel), Controladoria Geral do Estado (CGE), Agência de Desenvolvimento Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Detran e Secretaria de Justiça. Sobre essa última pasta, ele explicou que os códigos 517 e 518 foram substituídos pelos números 918 e 926, impossibilitando o pagamento de auxílios, que serão restabelecidos na folha de pagamento do mês de outubro, retroativos a setembro. “Com a implantação do PCCR pela Lei Complementar 728/2013, e criação desses novos códigos, os auxílios dos agentes penitenciários e sócioeducadores serão incorporados ao vencimento e pagos na folha de outubro, sem prejuízos para a categoria”, informou.
Fonte: Decom

MINUTOS DE SABEDORIA

Procure viver com equilíbrio, mesmo dentro da agitação da vida diária.
Não se deixe levar pela onda desordenada que envolve a todos.
Pode trabalhar muito, ter atividades grandes, mas nunca deixe de fazer tudo a tempo e a hora equilibradamente. 
Reserve uma hora para a sua leitura, para sua meditação, para sua higiene mental, a fim de manter-se constantemente em equilíbrio.

domingo, 29 de setembro de 2013

Aniversário do amigo Pedro

Nesta última sexta-feira (27), o Pedro, filho do simpático casal de amigos Altemir e Juliane fez mais um aniversário. A recepção foi na residência do casal. Festa bonita, cheia de alegria, a garotada toda em festa, pois o Pedro está completando os seus 8 anos de vida. Desejamos ao Pedro muitas felicidades e que Jesus sempre esteja contigo. Vejam as fotos.

Pedro (ao centro), o dono da festa







Altemir e Juliane




















VONTADE DE VIVER

Quando alguém perde a vontade de viver, é o caminho mais curto para o fim. A vontade de viver faz milagres. Doentes graves que não perdem a luta conseguem atravessar todos os obstáculos e vencer. Há doenças que se dizem incuráveis e há pessoas que conseguem driblá-las e sair vitoriosas. A força de vontade, o amor à vida, a capacidade de luta conseguem grandes vitórias.

Os doentes pessimistas, que se entregam que não têm capacidade de luta e acham que estão no fim, podem esperar que realmente se acabam depressa.

As pessoas otimistas, que realmente desejam vencer a depressão causadas pelas doenças, pelas situações que vão surgindo durante a vida, conseguem liberta-se e recuperar-se de seus males. Outras existem que qualquer coisa as derruba e assim vão definhando.

A capacidade de luta, o otimismo são situações que devem ser contornadas para que se possa viver melhor e com alegria a cada dia que passa. As pessoas que estão a todo momento falando de seus achaques vão criando ao redor de si um ambiente tenso, triste. É comum não terem companhia para conversar, para distrair-se, para se alegrar. Se não pode sair, ir a uma reunião, convide as amigas para uma conversa informa, para assistirem juntas um programa de televisão, um filme, e verá que a vida não é assim tão monótona e se pode sentir alegria e prazer em pequenas coisas.

Esqueça as doenças, o mal-estar, a sensação de desequilíbrio, as tonturas, todas as coisas que, não sendo esquecidas, se não as deixarmos de lado, vão tornando a vida desagradável, e os amigos, os parentes, vão se afastando como se fosse uma doença contagiosa.

Não se consegue de um dia para outro, mas com perseverança vai conseguir e sentir-se melhor. Viva o melhor que puder. Não se preocupe com a morte, ela virá. Não conheço ninguém quer tenha vivido para sempre. Se conseguir viver com alegria, a vida será bem mais fácil de ser vivida, para você e também para as pessoas que estão ao seu lado.
Fonte:  Artigo - Thereza Freire Vieira  / Médica geriatra e escritora - Jornal Alto Madeira

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O DESABAFO DE UM BRASILEIRO QUE MERECIA SER APLAUDIDO DE PÉ
Pena que não dá para reproduzir cada palavra. Pena que o que se vê no vídeo de seis minutos, precise ser reduzido a um texto tão curto. Mas o protesto duro, impressionante, lamentável por um lado, corajoso por outro, de um policial sério, dedicado à comunidade, mereceria ser assistida ou lida (caso se pudesse copiar palavra por palavra), por todos os brasileiros de bem. O delegado Sérgio Ribeiro (foto), da cidade de Colíder, no Mato Grosso, é uma das celebridades do you tube.  Ele fez um protesto veemente, duríssimo e, certamente será punido por isso. Porque falar a verdade contra a ideologia que nos comanda. E isso pode ser um risco. A lei que defende menores bandidos - alvos do inacreditável desabafo do delegado Sérgio - é a mesma lei que pode puni-lo por ter mandado a população para a frente do Fórum, protestar contra juízes que libertam assassinos menores de idade, menos de 24 anos depois de apreendidos. Mas ele disse muito mais. Disse que não mandará mais suas equipes para prender menores criminosos, porque não quer gastar dinheiro público e mobilizar a estrutura policial para nada. E por aí vai...
É imperdível. Nesse link, o leitor poderá ter acesso a um momento histórico da tragédia da insegurança pública que vivemos neste país: https://www.facebook.com/photo.php?v=421923821246937&set=vb.100002879697519&type=2&theaterNele, quem o assistir não perderá meia dúzia de minutos. Ganhará uma lição de coragem, respeito às pessoas de bem; ojeriza a criminosos, tenham eles a idade que tiverem; palavras duras contra aqueles que, ao invés de pensarem nas vítimas, adoram defender os direitos dos bandidos. Olhe e veja um cidadão fazendo um desabafo como poucos vezes se viu, nessa terra dominada por ideologias lamentáveis, onde ser decente pode ser um defeito.
 "NÃO CHAME A POLÍCIA" - "Se você ver um menor vendendo droga numa banquinha na praça, procure a Justiça ou o Ministério Público, não a polícia. É a eles que tem que ser cobrado, porque a polícia civil e a Policia Militar  fazem seu papel. Nós prendemos várias vezes e a Justiça solta. Então, população, vocês vão sofrer na mão dos menores, mas vão lá na frente do Forum protestar, não nas delegacias ou nos quartéis". O texto é reprodução fiel de uma das fortes declarações do delegado Sérgio Ribeiro. Mas no vídeo tem coisa pior. Não deixe de ver.
 AVIÕES DE CARREIRA - A quem acha que todas as pedras para 2014 já estão  no tabuleiro, pode-se informar que há mesmo alguma coisa no ar, além dos aviões de carreira, como dizia o Barão de Itararé. Pode surgir uma surpresa perto do inacreditável, que, se concretizada, mexeria   completamente no quadro que se desenha. Neste final de semana, uma surpreendente novidade em relação a questões que poderiam impedir um nome com enorme potencial entre o eleitorado, começou a se desenhar. Antes que chegue dezembro, o fato novo poderá estar concretizado. Esperemos, pois!
ÍNDIOS NAS FARC - Enganados por guerrilheiros, índios brasileiros têm sido cooptados pelas Farc, da Colômbia. Com a promessa de que receberão alimentos, roupas e transporte. Pelo menos 30 indígenas das tribos cubeo, tucano e desano e curripaco estariam sendo forçados a acompanhar os guerrilheiros, mesmo quando tentam decidir abandonar a tropa. A denúncia foi feita por pelo menos dois indígenas que conseguiram escapar. O estranho é que o caso é ignorado pela Comissão de Defesa dos índios no Congresso e por defensores das tribos brasileiras. Não se ouve uma só voz de protesto contra este absurdo.
BRECHAS NA LEI - O caso Valter Araújo, que voltou com toda a força desde quando ele se apresentou à Justiça e foi levado para o presídio Urso Panda, vai ter muitos desdobramentos. Há uma boataria infernal, que parece arraigada à cultura rondoniense, anunciando ora que ele fez acordo de delação premiada com o Ministério Publico, ora que denunciará esse ou aquele. Uma verdade: como ninguém fica preso muito tempo neste país, Valter aproveitou as brechas da lei para não ter que continuar escondido. Em breve, estará livre.
"GENTE DE PESO" - Mais um envolvido no bárbaro assassinato da jovem Naiara Karine foi preso. O  agente penitenciário Richardson Bruno Mamede das Chagas teria participado do crime, junto com o principal envolvido, Marcos Antonio Chagas da Silva. Há pelo menos outros quatro envolvidos, que a polícia ainda não prendeu porque está fortalecendo as provas que já tem. Entre os demais suspeitos, não há qualquer nome de "gente de peso", como a contumaz boataria rondoniense forçava em inventar. Em breve, todo o caso estará esclarecido. Daí, os que sujaram nomes de pessoas de bem, vão ter problemas na Justiça...
30 DE FEVEREIRO - Tem coisas que não se compreende. A preocupação do governo em diminuir significativamente seus CDS, colocou fora de cargos comissionados muita gente conhecida. Um caso, contudo, chama a atenção. Um conhecido personagem, que teve uma função gratificada durante longo tempo, foi dispensado. Sua demissão foi publicada no Diário Oficial. Não é gozação, porque lá está a data da exoneração: 30 de fevereiro de 2013. E agora?
PERGUNTINHA - Que invenção a Central de Boatos de Rondônia, a CBR, vai criar essa semana para tentar destruir a reputação de alguém?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Olha só!

É ou não é, uma irresponsabilidade deste "cidadão" conduzindo à moto com este bebê! Pode acontecer um acidente grave e vai ficar se lamentando pelo resto da vida. Toma juízo cara...

sábado, 28 de setembro de 2013

Aguimar Canto Sales - Aniversário - Loja

Comemoramos o aniversário do querido Irmão Aguimar Cantos Sales neste último dia 10. A pequena, porém "grande festa", ocorreu nas dependências da nossa Loja Maçônica Estrela de Rondônia, após a  Sessão. Desejamos ao Irmão Aguimar muitas felicidades.  Presentes vários Irmãos e familiares do Irmão Agmar. Vejam as fotos.