Os ácidos graxos chamados de insaturados são representados pelas séries ômega 3, ômega 6 e ômega 9, a tão conhecida gordura monoinsaturada e que será tema de nosso texto. os ácidos graxos monoinsaturados a níveis de triglicerídeos mais saudáveis, além disso também, ajudam na diminuição dos níveis de colesterol total sanguíneo, LDL (colesterol ruim) e ainda aumentam o HDL (colesterol bom).
Esse tipo de gordura está presente no azeite de oliva, azeitona, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), óleo de canola e abacate, isso mesmo, a fruta que a anos foi deixada de lado por ser muito "gordurosa", voltam com status de super-fruta no combate ao colesterol. Esse efeito se deve ao seu bom conteúdo de fitoesteroides, substâncias que auxiliam na eliminação do colesterol e também na diminuição do colesterol e também na diminuição da circunferência abdominal. Só não vale comer o abacate inteiro ou enchê-lo de açúcar. Coma de 2 a 3 colheres de sopas diárias com gotinhas de limão ou faça um creme batendo com 100 ml de suco de abacaxi natural.
O azeite já foi alvo de várias pesquisas, mostrando sua relação com a redução do açúcar de gordura abdominal e a conclusão que se chega é: os componentes do azeite ajudam a reorganizar os depósitos de gorduras no organismo, impedindo que elas inchem as células adiposas da região abdominal e se concentrem. Além disso, a queima de gordura é uma reação química que depende de uma série de nutrientes. É o simples fato de fechar a boca, que é a primeira opção da maioria das pessoas, pode agravar essa deficiência de nutrientes importantíssimos para a oxidação (queima) de gordura, como por exemplo as de gorduras boas como o azeite e as castanhas, pois o organismo utiliza a gordura para formar hormônios, neurotransmissores e para reduzir processos inflamatórios que estão diretamente relacionados com o excesso de peso. A ingestão de 2 colheres de sopa de azeite evita a formação de gorduras na região visceral.
Fonte> Drª Najila Morais - Nutricionista Funcional - Clínica Equilibrium
Nenhum comentário:
Postar um comentário