A cárie é uma doença transmissível e infecciosa (causada por bactérias). Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. Quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos (resultados da metabolização do açúcar pelas bactérias) que serão responsáveis pela saída de minerais dos dentes, enfraquecendo sua estrutura (lesão inicial de cárie-manchas brancas ou acastanhadas opacas); se esse processo continuar, ocorrerá a perda de parte dessa estrutura - formará um buraquinho no dente - (cavitação, a lesão de cárie sintomática, ou seja, que pode causar dor e desconforto).
Meus dentes podem ser pouco resistentes à cárie?
Existem algumas doenças que podem alterar a composição dos dentes, levando à má-formação dentária. Além disso, todos os dentes são mais susceptíveis à cárie i quando eurupcionam ("nascem"), pois ainda não estão com a calcificação completa. Porém, isso só será um problema se houver acúmulo da placa bacteriana cariogênica sobre os dentes, pois esta permitirá que a lesão se inicie. Indivíduos com deficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades na limpeza dos dentes devem ser supervisionados durante a escovação. Independentemente de os dentes serem mais ou menos resistentes, o importante é que a limpeza dos dentes seja realizada de maneira adequada.
O que é placa bacteriana?
A placa bacteriana (biofilme) é uma espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes. O acúmulo de placa se dá pela inadequada higiene oral, pois esta só pode ser removida da superfície dos dentes por ação mecânica (ex: ato de escovar ou passar fio). Ela é cariogênica quando bactérias capazes de causar a doença, cárie estão presentes na sua composição.
Fonte: Dr. Ilomar Negri - Especialista em implantes - Clínico - Geral / Correio de Notíciaisw
Nenhum comentário:
Postar um comentário