quinta-feira, 11 de outubro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


OS NÚMEROS DE UM DIA RECHEADO DE DEMOCRACIA 
 Foram 22 milhões e 500 mil  brasileiros que deixaram de escolher seus candidatos. Ou não aparecem para votar; votaram em branco ou anularam. Do total de 130 milhões, esse enorme contingente representa 17,3% do total de votantes nos mais de 5.550 municípios do Brasil. Em Rondônia a abstenção foi a menor dos últimos anos, na faixa dos 17,86%, bem abaixo da média, o que é um avanço. Do total de 1.105.000 eleitores rondonienses, 197.353 se abstiveram de votar. O número é, por exemplo, mais do que o total de eleitores de Porto Velho que foram às urnas.  No caso dos votos nulos (quase 93 mil em todo o Estado), o principal motivo foi a indecisão ou a demora da Justiça Eleitoral em julgar, em tempo hábil, candidatos com Ficha Suja. Ou que disputaram, por um motivo ou outro, sub judice. Essa lentidão deixa claro que o sistema eleitoral no país evolui a cada eleição, enquanto a estrutura do Judiciário ainda é antiquada e lenta. Milhares de rondonienses e milhões de brasileiros votaram em candidatos que tiveram seus votos anulados. O eleitor, nesses casos, apenas perdeu seu tempo, já que seu voto nada valeu.
 
Em  Porto Velho, os números já foram mais animadores que em eleições recentes: uma abstenção de menos de 17%; apenas 6.304 votos brancos e 9.397 votos nulos. De um total de 278.410 eleitores aptos para ir às urnas, 233.006 o fizeram, colocando a Capital entre as de menor abstenção na região norte.  Pouquíssimas urnas eletrônicas deram problemas e, nos locais onde a votação foi biométrica, houve atrasos um pouco acima do esperado, mas, no geral, tudo transcorreu com tranqüilidade e paz. Não fosse a mania idiota de candidatos desesperados em transformar as ruas em lixeiras, no dia da eleição, se poderia dizer que nosso domingo democrático foi muito perto do perfeito.
 
DEBATES
Quatro debates estão sendo anunciados antes do segundo turno da eleição em Porto Velho. O primeiro deles serão da Band, no dia 18, quinta-feira. Depois, haverá o da TV Candelária/Record, na segunda, dia 22. No dia 23 será a vez da Rede TV!  e no dia 26, confronto entre Lindomar Garçon e Mauro Nazif será na TV Rondônia/Globo. Agora com apenas dois candidatos, as regras serão mais fáceis de seguir e os dois terão tempos iguais, como o terão no horário eleitoral gratuito.
 
VOLTANDO
Em Porto Velho, única cidade de Rondônia onde haverá segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e TV começa neste sábado, depois de serem anunciadas datas diferentes. Serão duas inserções por dia, com um total de 20 minutos cada uma, cada candidato tendo direito a dez minutos. Diferente do primeiro turno, o horário eleitoral ocorrerá também aos domingos, nesta reta final da disputa. Marqueteiros dos dois finalistas – Garçon e Nazif – já estão a postos para começar a batalha final.
 
A FORÇA FEMININA

Na pequena Governador Jorge Teixeira, onde 8.197 eleitores estavam aptos a votar no último domingo, o resultado final das urnas mostrou que lá quem manda são as mulheres. A prefeita eleita é Maria Aparecida Torqueato Simon, a Cida do Nenê, que somou 3.371 votos, mais de 51% do total. Mas é na Câmara de Vereadores que a diferença fica mais patente. Das nove cadeiras, cinco serão ocupadas por mulheres, num fato inédito na história de Rondônia e, certamente, evento inédito em nível nacional. Na Câmara de Governador Jorge Teixeira, o mulherio é quem vai dar as ordens.  
 
 FAMÍLIA NEGREIROS
Sempre muito unida, a família Negreiros foi às urnas dividida este ano, em Porto Velho. Conseguiu eleger dois representantes. Um deles, entre os mais votados, Edvilson Negreiros, pelo PR, que inclusive teve problemas com a Justiça Eleitoral antes do pleito. Ele é filho do conhecido Ceará Miséria. Já a prima dele, Ana Negreiros, se elegeu pelo PMDB. Ela é filha do ex-vereador e ex-deputado estadual Ramiro Negreiros. Quando unida, a família sempre consegue bos resultados nas urnas. E, mesmo dividida, colocou dois dos seus representantes na Câmara Municipal.
 
PARENTES
Outros parentes de nomes conhecidos que venceram nas urnas, no Estado: Varlei Gonçalves, irmão do ex-senador Expedito Júnior, elegeu-se prefeito de Novo Horizonte, numa coligação de oito partidos; César Cassol, que já foi deputado estadual e é irmão do ex-governador e senador Ivo Cassol, se elegeu com facilidade em Rolim de Moura, apoiado por 15 partidos. Em São Francisco do Guaporé, a jovem Gislaine Lebrinha, filha do deputado Lebrão, que já fora prefeito, ganhou a Prefeitura, apoiada por nove partidos. O jovem Léo Moraes, filho do ex-deputado Paulo Moraes e da ex-vereadora Sandra Moraes foi outro eleito.
 
 PEDIDOS
Atendendo a pedidos de leitores, a coluna apresenta mais algumas frases absurdas, postadas no vestibular em Salvador, sobre o fenômeno da TV, encerrando o assunto:
 
- “A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeça”  
- “A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral” 
-“...Por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens”
- “A TV exerce  poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias”
- “'A televisão leva fatos a trilhares de pessoas”....
 
PERGUNTINHA
Quando o STF começará a anunciar as sentenças para os condenados no esquema do Mensalão?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário