O fato de as motos não terem estepe pode ser muito desagradável para quem se depara com um pneu vazio. Não existe receita para evitar os temidos furos, e sempre há a possibilidade de que eles venham a ocorrer, em algum momento, por motivos variados. A manutenção do pneu calibrado e as boas práticas de direção, ao evitar buracos e materiais pontiagudos, são princípios básicos para todo motociclista. Mas se, apesar dessas práticas, o pneu furar, os produtos selantes podem ser a melhor solução antes de pensar em substituir seu pneu.
Selantes preventivos
São produtos à base de polímeros, aplicados antes que o pneu fure. Os fabricantes de pneus, porém, alertam para o desbalanceamento e outros problemas. “O objeto que causou o furo poderá permanecer no local e causar outros inconvenientes, como a separação de lonas, que pode até inutilizar o pneu”, alerta Paulo Rampon, que trabalha no setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Vipal Pneus.
Selantes curativos
São produtos que devem ser aplicados depois do furo. No caso de consertos com produtos de vulcanização a frio, o próprio usuário, seguindo as orientações de aplicação, pode fazer o reparo. Ao escolher produtos que necessitem de vulcanização a quente, com temperatura, tempo e pressão controlados, o ideal é procurar uma borracharia com equipamentos e pessoas treinadas para isso.
Pneus com câmara e sem câmara
A diferença básica entre pneus com e sem câmara está em seu interior. “Os pneus sem câmaras são produzidos com uma fina camada de borracha, denominada liner, que possui alta impermeabilidade, fazendo com que o ar não escape do seu interior. Os pneus com câmara são fabricados sem liner, portanto, para manter o pneu inflado, existe a necessidade da instalação de uma câmara de ar”, explica Rampon.
Os pneus sem câmara não estouram e, quando furam, esvaziam-se lentamente ou são vedados pelo próprio prego. Os pneus com câmara esvaziam-se depressa e têm conserto um pouco mais complicado, pois necessitam de remendos na câmara. O baixo preço da câmara faz a substituição valer mais a pena.
O pneu enfrenta pedras, detritos e sujeira diariamente. Isso pode causar desde um dano superficial até um problema que inutilize seu pneu. Então, se furou, fique esperto com estas dicas:
As soluções curativas são indicadas para pneus com câmara. Em pneus sem câmara, uma boa solução provisória é o macarrão, um tubo de borracha aplicado sobre pressão no local do furo. O principal fabricante nacional é a Vipal.
Para rasgos grandes, uma boa solução definitiva é a vulcanização, a quente ou a frio. Ela deve ser feita na oficina. Reparar o pneu sozinho, no entanto, é recomendado somente para viajantes de longas distâncias, e requer muitos equipamentos.
Fonte: Revista Mundo Moto
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