ANALFABETO E EMPRESÁRIO DE SUCESSO,
CEARÁ MISÉRIA TAMBÉM FAZ HISTÓRIA NA TV
Antológica. A palavra sintetiza um dos grandes momentos do jornalismo em Rondônia, nos últimos tempos, propiciado pelo apresentador Sérgio Mello, no programa Papo News, da TV Candelária/Rede Record, neste sábado. Durante uma hora, ele conversou com um dos personagens mais polêmicos e, ao mesmo tempo, mais inusitados da recente história de Rondônia, o empresário José Negreiros, que poucos sabem quem é, mas quando chamado pelo apelido, Ceará Miséria, quem não conhece? Raramente aparecendo, sempre atuando nos bastidores, analfabeto e um dos empreendedores de maior sucesso em Porto Velho, Ceará Miséria aceitou ser entrevistado no 2 de fevereiro, data em que completava 63 anos de idade. Não tem estudo nenhum, mas tem tino para os negócios e um nível de inteligência acima da média. Deu um show de conhecimento da vida, dos negócios, da história que viveu, como personagem, desde que chegou a Rondônia, há muitos e muitos anos e, ainda, um exemplo raro de fidelidade aos amigos políticos, como o senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp e o governador Confúcio Moura. Mais ainda: ao seu partido, o PMDB, do qual é membro ativo, embora nunca quisesse se candidatar a nada.
Sensacional o depoimento de Ceará Miséria, que precisa ser reapresentado e acompanhado por quem não o assistiu. Mescla inteligência diferenciada com simplicidade e um linguajar acessível principalmente aos mais humildes. E ainda tem um grau de ingenuidade pura: no final do programa, perguntou ao jornalista/apresentador quanto teria que pagar pela entrevista. Quando soube que o jornalismo da Candelária não cobra nada, pelo contrário, estava agradecido, Ceará Miséria parece não ter acreditado. É assim, um homem muito rico, mas simples. Que não frequentou a escola, mas que, em 60 minutos no ar, deu uma aula de luta, perseverança, superação de enormes dificuldades e de sucesso nos negócios. Quem não viu, que ligue para a Candelária, exigindo que a entrevista seja reprisada. Imperdível.
ALTAS NEGOCIAÇÕES
Não haverá mais sessões extras na Assembleia para debater o pedido de financiamento de 545 milhões, do governo do Estado. A decisão transferiu para a próxima semana a votação, depois de uma audiência pública que o presidente José Hermínio Coelho pretende realizar. É o assunto quente do momento. Negociações de bastidores entre governo e parlamento vão tomar conta da pauta nos próximos dias. Qualquer resultado que se antecipe, sobre se haverá ou não aprovação do projeto de autoria do Executivo, será mera especulação.
OBRAS PARA AS BASES
O que se observa é que há, contudo, que deputados, apesar de publicamente não terem se manifestado, são a favor do dinheiro que vai entrar nos cofres do Estado. Um exemplo: o representante de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, pré-candidato e um dos maiores favoritos para conquistar a Prefeitura da sua cidade, iria votar contra os cerca de 100 milhões que serão destinados à sua comunidade? Muitos outros parlamentares também estão de olho em obras em suas regiões.
NO CAMINHO CERTO
José Hermínio, enquanto isso, reza a cartilha em todas as decisões que tem tomado. Preferiu não convocar extraordinárias para votar o projeto do governo, para mostrar à sociedade que não quer ter gastos extras. Vai esperar o início do ano legislativo, daqui a uma semana. Em outros tempos, as convocações já teriam sido feitas. Hermínio está saindo, no geral, melhor que a encomenda. E se consolidando como o Presidente que a ALE precisa, nesse momento conturbado.
MELHOR QUE NÃO APAREÇA!
Enquanto isso, o agora já ex-presidente e também quase ex-deputado, Valter Araújo, continua sumido e na lista dos procurados pela polícia. Os boatos de que ele estaria perto ou em outro estado ou até em outro país, campeiam como formiga na lavoura. A verdade é que a essas alturas do campeonato, não interessa a ninguém que Valter reapareça. Melhor foragido mesmo, porque assim não corre o risco de falar tudo o que sabe. E será cassado, como o boi de piranha de toda a Operação Termópilas. Os outros deputados envolvidos vão escapar da degola.
TRAGÉDIA ANUNCIADA
A tragédia está sendo anunciada há quase um mês. Um buraco, ao lado da BR 364, em Ariquemes, está avançando sobre a pista. Até ontem, nenhuma providência tinha sido tomada. Zero. Depois que acontecer o que está se desenhando, vão aparecer autoridades de todos os naipes, tentando explicar o inexplicável. Vão ser incompetentes assim lá na... Naquele lugar mesmo que você, leitor, está pensando.
COMPETENTE
Merece destaque a posse do promotor Ercias Rodrigues, como novo procurador geral do Ministério Público Federal. Ele também já acumula os cargos de procurador Regional Eleitoral e da Procuradoria dos Direitos do Cidadão. Respeitado, afeito ao diálogo e firme em suas posições, certamente com o dr. Ercias à frente o MPF terá a visibilidade que merece. E estará ainda mais próximo da comunidade.
ANIMAIS ATACAM
Que pena merecem os animais, travestidos de humanos, que agrediram violentamente um mendigo, no Rio de Janeiro, e, ainda, massacraram um jovem que foi defender o morador de rua? Filhinhos de papai, foram criados sem saber o que é lutar pela sobrevivência e, sem serem educados, sem receber dureza e até castigo, quando eram crianças, chegaram à juventude achando que são melhores que todos e que tudo podem, por terem dinheiro. Deveriam apodrecer na cadeia, mas, sabe-se, quem pode parar nela ainda é o pobre mendigo, sem dinheiro para bons advogados.
PERGUNTINHA
Alguém acredita que, fora Valter Araújo, algum dos outros envolvidos na Operação Termópilas corre mesmo algum risco de perder o mandato?
Fonte: Jornalisata Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário