Lavar a moto é sinônimo de deixá-la mais bonita, não? Nem sempre...
É bem verdade que a falta de tempo ocasionada pela correria do dia-a-dia, ou mesmo pela ausência de um lugar adequado, impedem muitos motociclistas de lavarem suas motocicletas, o que faz dos lava-rápidos, praticamente a única alternativa para manter suas máquinas limpas.
É justamente nesse momento que você deve ficar atento, afinal, seja a sua máquina uma utilitária de preço acessível ou uma superesportiva que custa uma pequena fortuna, os cuidados devem ser os mesmos, pois ambas podem ser danificadas de forma irreparável caso sejam lavadas com produtos químicos agressivos, não só aos seus componentes, com também ao meio ambiente.
Como lavar uma motocicleta exige muito mais trabalho e técnica — sendo mais demorada que a de um automóvel e consequentemente menos rentável — alguns láva-rápidos reduzem esse tempo utilizando produtos que eliminam a sujeira sem grandes esforços, mas que causam grandes estragos à motocicleta. Alguns ácidos e desengraxantes industriais utilizados na lavagem são capazes de remover, além da sujeira, o revestimento a base de zinco ou cromo, dos parafusos, suportes e outros componentes metálicos da motocicleta. O resultado é o envelhecimento precoce da motocicleta, com os componentes citados enferrujando e deixando de funcionar adequadamente.
Um bom exemplo são os raios e niples: eles não só se tornam difíceis de serem movidos, como espanam e quebram com maior facilidade.
Peças de alumínio não estão livres dos tais ácidos, comumente chamados de solupan e limpa-baú. Peças como suportes de pedaleira e até mesmo cilindros, não resistem e acabam manchando ou até mesmo sendo corroídos, dando-lhes aspecto de peças velhas, com décadas de idade.
O termo “irreparável”, pode até parecer exagerado, mas não é. Isso porque o custo da troca de todos os parafusos de uma motocicleta, peças como cilindros, suportes e tudo que se enferruja gravemente, mais o custo da mão de obra de se desmontar a motocicleta totalmente, se torna na maioria das vezes, próximo ou maior que o valor da motocicleta, o que, convenhamos, torna inviável o conserto.
Você deve estar se perguntado: então o que fazer? A resposta é mais simples do que parece.
Com o aumento crescente do número de motocicletas chegando às ruas, cresceu também a oferta de lava-rápidos especializados em motos. Além de abolirem qualquer produto nocivo a sua máquina, eles também utilizam equipamentos específicos para este tipo de veículo, como escovas e buchas com formato especial, adequadas a alcançar pontos da moto onde o acesso é mais difícil — e consequentemente o acúmulo de sujeira, maior.
Além disso, a maioria deste tipo de estabelecimento costuma dar atenção especial a moto, lubrificando os pontos onde é necessário uma constante inspeção, como relação secundária e links da suspensão traseira.
É notório que o preço de uma lavagem em um local como esse tem um custo maior, aproximadamente 60% mais caro que um comum, especializado em carros. A diferença pode até ser grande, mas ainda compensadora, já que dessa forma sua maquina se mantém bonita e em ordem por mais tempo.
Escolher um lava-rápido de confiança que não utilize produtos que agridam a sua moto, é um bom início.
Mas caso você não encontre uma lugar especializado como esses, procure por um lava-rapido que lave apenas utilizando água e sabão neutro. Sua moto o agradecerá... e seu bolso também!
Fonte: Revista Mundo Moto
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