quinta-feira, 31 de agosto de 2023

CONVITE / Ciclismo - II Passeio Ciclístico do Sindeprof

O convite está feito, vamos participar!



Saudade...!


Saudade, saudade...!




Milton Pires - Professor / Visita do nosso querido Milton da Escola Laio



Na semana passada recebemos a visita aqui em nossa Cidade do querido Milton, professor de Música da nossa Escola Laio, sendo que o Milton atuamente reside no Estado do Paraná. Carinhosamente chamado por mim de Tio Milton, o encontro foi lá no Porto Velho Shopping, sendo que o Escoteiro e Esposa, a Angela, Leni, Diva, Jordana, Uilian e Eu, comparecemos para o encontro, que por sinal foi muito bom, matando a saudade do Tio Milton. Veja as fotos registradas do encontro. 













Especialistas explicam do que é feita a mortadela no Brasil



Origináia da Itália, a mortadela é um dos frios mais consumidos do Brasil e tem aumentado sua participação nos lares de paulistas e cariocas. Levantamento feito pela consultoria Kantar aponta elevação de 10,5% no consumo do produto entre 2021 e 2022 em São Paulo e  no Rio de Janeiro. 

Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a mortadela é feita de carnes de açougue, que são embutidos em um envoltório e submetidos a tratamento térmico adequado para a alimentação.

O ministério separa em cinco tipos, conforme os ingredientes: a) mortadlea; b)mortadela bolgna; c) mortadela tipo bologna; d) mortadela tipo bologna; d) mortadela italiana; e e) mortadela de ave.

A mortadela é feita por meio de uma emulsão, em processo industrial no qual diferentes tipos de carnes são misturados e processados até virarem uma massa momogênea, com isso, não há como identificar todos os elementos usados em sua produção.

Marcelo Arenalis Franco, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da empresa Cerati, uma das principais produtoras de mortadela do país, diz que a diferenciação feita pelo ministério surgiu com o crescimento do uso de carne mecanicamente sepaerada - carne extraída da carcaça de aves -, além de proteina de soja e amido com forma de reduzir o custo do produto.

"Quando você prova uma mortadela bologna, você sente que há mais elasticidade e até mais sabor, por não ter amido e carne mecanicamente separada, diferente de uma mortadela tipo bologna [que possui amido e carne mecanicamente separada]", diz ele.

No processo de fabricação, a massa recebe temperos, gorduras, aditivos e conservantes e, no final, é colocada em um envoltório, uma "embalagem" comestível.

Os especialistas ouvidos pela Folha explicam que apesar do processo de fabricação da mortadela brasileira ser igual ao da italiana, os produtores se diferem pelos ingredientes utilizados na produção.

Ana Lúcia da Silva Corrêa Lemos, diretora do CTC (Centro de Tecnologia de Carnes) do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos), explica que a receita italiana é feita exclusivamente com carne suína.

"A mortadela brasileira leva carne bovina, possuindo uma coloração mais escura, típica da presença de carne bovina junto com a carne suína, enquanto a da Itália é bem clarinha", diz ela.

O que vai em cada tipo de mortadela

Mortadela

  • Carnes de diferentes espécies de animais de açougues e carnes mecanicamente separadas até o limite de 60%;
  • Miúdos comestíveis de diferentes espécies de animais de açougue (estômago, coração, língua, fígado, rins , miolos);
  • Pele e tendões no limite de 10%;
  • Gorduras.
Mortadela Tipo Bologna
  • Carnes bovina e / ou suína e/ ou ovina e carnes mecanicamente separadas até o limite de 20%
  • Miúdos comestiveis de bovino e/ ou suíno e/ ou ovino (estômago, coração, língua, fígado, rins, miolos);
  • Pele e tendões no limite de 10%
  • Gordura
Mortadela Italiana
  • Porções musculares de carnes de diferentes espécies de animais de açougue;
  • Toucinho;
  • Não é permitida a adição de amido.
Mortadela Bologna
  • Porções musculares de carnes bovina e/ou suína
  • toucinho, embutida na forma arrendodada
  • Não é permitida a adição de amido
Mortadlea de Carne de Ave
  • Carne de ave;
  • Carne mecanicamente separada, no máximo de 40%;
  • Miúdos comestíveis de aves (fígado, moela e coração), no máximo 5%
  • Gordura.
Fonte: Folha de São Paulo



EDUCAÇÃO - Prefeito anuncia complemento do vencimento do piso aos professores do município



Após implementar o piso nacional dos professores, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou o complemento do vencimento com todos os reflexos aos profissionais do magistério da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31) nas redes sociais da Prefeitura.

“Os professores exercem uma função extraordinária, até porque são estes profissionais que construirão as próximas gerações. Por isso, todo o reajuste salarial e medidas de reconhecimento são mais do que justas. Apesar do atual momento financeiro do município, conseguimos ir na contramão do país e garantir o devido reconhecimento financeiro desta categoria”, afirmou o prefeito.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Alexey Cunha, o pagamento do complemento virá por meio de folha complementar. “Nossa equipe na Semad já está trabalhando para a construção da folha que será enviada à Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). A expectativa é de que o pagamento aconteça já na próxima semana com a primeira parcela do retroativo. As outras quatro parcelas previstas serão pagas até dezembro deste ano”, detalhou o secretário da Semad.

Na prática, o pagamento deste complemento só pôde ocorrer agora em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que não permitia a antecipação dos valores. “A Prefeitura de Porto Velho vivenciou uma queda na arrecadação de recursos, além dos possíveis impactos da LRF. Somente agora o município encontrou as condições legais para efetuar o pagamento”, acrescentou o prefeito.

De acordo com os últimos cálculos, o impacto financeiro da medida será de cerca de R$ 7 milhões ao ano para o município.

Fonte: Rondoniagora.com.br




quarta-feira, 30 de agosto de 2023

AMIGOS DO FUSCA - Encontro / Espaço Alternativo - Sábado



No último sábado (26), um rápido encontro dos Amigos do Fusca, lá no Espaço Alternativo para marcar a presença dos queridos Fuscas. De qualquer modo valeu a presença. Veja a foto registrada pelo fusqueiro Ismaelino. Muito bom.






Edson - Motociclista / Bate e Volta - Um Off Road - Domingo



O prezado amigo Edson, integrante dos Vilões Moto Grupo, fez no ultimo domingo (27),  um bate e volta, ao estilo Off Road.  Veja a narrativa na íntegra do prezado Edson com relação ao feito e, as fotos:

Rolê de domingo 27/08/2023:  total de 470 km, sendo 300 km de off road.  Saindo 8:00 do Posto Garimpeiro rodamos até a entrada da Linha 67 (sentido Jacy Paraná).  Daí segui rumo ao Distrito de Rio Pardo, passando pela FLONA Bom Futuro.  Após Rio Pardo fomos ao Distrito de Bom Futuro (onde almocei) e por dentro do garimpo do mesmo nome, com paisagens de “outro mundo”, fruto de anos de exploração de cassiterita (ainda em exploração).

Depois para Alto Paraíso e rumei para Itapuã do Oeste por estradas vicinais e passando pela ponte no Rio Jamari.

Como de praxe fui fazer umas compras no Queijo da Roça, que agora é parada obrigatória por quem passa por ali.  Aqui uma observação:  estão arrumando a BR que passa em frente a cidade, tá um caos, mas acho que dessa vez vai ficar bom (tomara).

Fiz um lanche e saí as 16:30 de Itapuã.

Cheguei em PVH debaixo de um “pé d’água” que serviu para tirar a poeira da motoca e a nossa também.

Na nossa passagem pela estradas de terra, achei que 70% delas estão boas para trafegabilidade, com algumas sem cascalho (só raspadas) e aí se chover …