quarta-feira, 30 de abril de 2014

DE FRENTE PARA O ESPELHO - Muito mais bonita

A maquiagem certa ajuda a destacar os pontos fortes do rosto e disfarçar os defeitinhos. Saiba mais e acerte no make!

Um bom make-up é a maneira perfeita de deixar toda mulher muito mais bonita. Afinal, sua função é justamente acentuar os pontos fortes de cada rosto e disfarçar o que incomoda na aparência. Usando truques fáceis, é possível conseguir um visual impecável. 

Para começar, a pele deve estar totalmente limpa e hidratada (o protetor solar também deve ser passado nessa etapa). Depois, é a vez do corretivo, que tem como objetivo esconder espinhas, machas e olheiras. Escolha uma base de boa qualidade e cobertura e espalhe bem para que não haja concentração do produto em determinadas partes do rosto. Finalize com o p´[o compacto e aplique o blush.

Com a pele pronta, você já pode investir nos olhos (lápis, sombra, delineador, máscara para cílios) e lápis (batom e gloss), com as cores e estilo que combinam com sua pele e gosto.

DISFARÇANDO AS ESPINHAS
Quem sofre com acne ou eventuais espinhas pode usar a maquiagem para disfarçar o problema (lembre-se de sempre usar produtos que não obstruam os poros - os não comedogênicos. Senão, a situação pode piorar).

De acordo com a especialista em make do i9 Hair, Claudia Soares, o uso de um pincel fino ou de uma haste flexível é essencial para aplicar o corretivo (que deve ser da cor da pele). O ideal é optar pelos pastosos, que garantem uma cobertura maior.

"Depois de aplicar o corretivo com o pincel, basta dar leves batidinhas com a ponta dos dedos em volta da espinha para não deixar marcado e, logo em seguida, aplicar a base, também com leves batidinhas. Para finalizar, é preciso aplicar o pós", ensina Cláudia , que complementa: "Já as espinhas inflamadas pedem corretivos verdes, que têm como função neutralizar a vermelhidão".

REFORÇO NOS OLHOS
Para quem deseja um olhar marcante, os cílios postiços são perfeitos. "Eles são poderosos, e existem em diversos tamanhos, volumes e até cores, fazendo com que o make-up fique ainda mais personalizado", explica a maquiadora e designer de sobrancelhas Ana Paula Basílio.

A especialista destaca ainda que o importante é sempre adequar o tamanho da base dos cílios, que será aplicada na pálpebra, ao formato dos olhos e também ao tamanho dos fios, de acordo com o efeito desejado para o olhar.

Para não haver erros na aplicação e garantir um resultado magnifico, é preciso, primeiro, colocar um pouco de cola (específica para cílios) no dorso da mão e depois aplicá-la na raiz dos cílios postiços. Após esse processo, é fundamental aguardar a cola secar por cerca de 20 segundos antes de aplicar o cílio na pálpebra.

Depois é preciso deixá-los secar por alguns segundos e aplicar o rímel, unindo os cílios naturais aos postiços, além de garantir mais volume e naturalidade ao olhar.

BB, CC OU DD CREAM?
Em se tratando de cosméticos, a nova febre do momento são os BB (blemish falm) creams, que evoluíram para os CC (color control) creams, até chegarem aos DD (daily defense) creams.

"É preciso conhecer um pouco os três produtos. Eles não são a mesma coisa. Cada um tem uma função e uma área específica do corpo onde deve ser aplicado. É indicado procurar um especialista para que ele identifique qual o seu tipo de pele e, assim, o produto recomendado para ela", explica Dra. Cristiane Dal Magro, dermatologista de Brasília.

Hidratação da pele, proteção solar, primer, anti-idade e clareamento são algumas das funções que esses cosméticos carregam. Além, é claro, de funcionarem como base para receber a maquiagem. Dra. Cristiane ainda vê outras vantagens nos multi cosméticos, mas com ressalvas: "Esses produtos agem como grandes aliados para pessoas que não costumam ter nenhum cuidado com a pele e precisam começar por algo. São práticos, pelo fato de se usar um único produto para várias funções, mas, na maioria das vezes, insuficientes quando o objetivo á alcançar algum resultado terapêutico", finaliza.

FIQUE SEMPRE LINDA
Nesses dias de calor, é importante estar sempre bem maquiada e com as madeixas bem cuidadas. Batom colorido, olhos bem delineados, sombra com brilho e tons rosados são o must have da estação. Bocas em tons de laranja, vermelho ou roxo. Pálpebras com delineador metalizado ou azul, verde e até rosa, e esqueça o traço na base dos cílios superiores...ele pode aparecer inclusive no côncavo e na raiz dos cílios inferiores, traçando paralelas. Sombras em dourado e cores brilhantes para iluminar o olhar. Para a noite, capriche nas cores preta, cinza e vinho e aposte no glitter para finalizar os olhos, mas deixe a boca quase sem cor. Lembre-se: menos é mais!

Já os estilos de corte estão democráticos. Segundo o hairstylist do Yushô Hair Spa e Estética, de São Paulo, Marcel Miyata, "o comprimento vai do médio ao longo com a base mais reta com pontas repicadas, e as franjas aparecem maiores, predominando o já famoso 'franjão'".
Fonte: Revista Ponto de Encontro - março - 2014


LANÇAMENTO -Nova BMW R 1200 RT chega às concessionárias

A nova BMW R 1200 RT
A nova BMW R 1200 RT
A BMW Motorrad anuncia a nova versão de seu modelo tourer, a BMW R 1200 RT. Esta bicilíndrica com motor boxer de 125 cv e 1.170 cc, 12,7 kgfm de torque tem seu motor com sistema de refrigeração mista (ar/líquido), duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), eixo balanceador já está disponível na rede de concessionárias a partir de R$ 89.900,00.
Luxo e conforto em duas rodas
Luxo e conforto em duas rodas
A BMW R 1200 RT apresenta um novo padrão de luxo e conforto dentro do mercado de motocicletas premium. É uma parceira perfeita para quem quer rodar o mundo“, elogia Frederico Álvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil, clao, destacando seu caráter turismo por bons caminhos.
Este modelo de luxo da BMW oferece uma série de mimos ao piloto e garupa, tais como:
Equipamentos de Série
Modelo já chegou às lojas a partir de R$ 89.900,00
Modelo já chegou às lojas a partir de R$ 89.900,00
- ABS,
- Controle de tração ASC,
- Modos de pilotagem,
- Multicontrolador,
- Cardã, para brisa ajustável eletronicamente.
Opcionais do pacote local
- Interface Bluetooth,
- Sistema de áudio,
- Software do rádio,
- Pacote comfort,
- Escapamento cromado,
- Travamento central,
- Controle de pressão dos pneus RDC,
- Sistema de alarme anti-furto,
- Tomada adicional,
- Pacote Touring,
- ESA Dinâmico,
- Preparaçao para GPS,
- Aquecimento de banco,
- Piloto automático,
- Pacote Dynamic,
- Luz diurna,
- Assist. partida em ladeira,
- Farol PRO,
- Riding Mode Pro,
- Módulo controle motor Brasil,
- Manual proprietário português (Brasil).
BMW R 1200 RT tem dois anos de garantia e conta ainda com uma série de equipamentos opcionais pelas concessionárias BMW Motorrad. As cores disponíveis são metálicas: Azul Quartzo, Cinza Callisto e Ébano.

Fonte: Agência Máquina - imagens de divulgação - Motonline

terça-feira, 29 de abril de 2014

POSITIVO - Um pouco de perfume no ar

Você sabia que para escolher a fragrância certa é preciso levar em consideração as notas de aromas e as características de cada pessoa?

Perfumar a pele é uma maneira de se comunicar com o mundo. Escolher a essência certa é um forma de marcar sua personalidade para as pessoas ao seu redor. Porém, diante da extensa paleta aromática, é difícil selecionar qual deles irá combinar mais com a gente, por isso é importante levar em consideração diferentes aspectos nessa hora. E quem vai nos ensinar tudo são Tiago Motta, Fine Fragrances Marketing Analyst, e Fernando Amaral, osmólogo da Aromagia. 

TREINANDO O OLFATO
Apesar de não sermos especialistas em cheiros, é possível descobrir as notas que compõem o perfume, e elas dizem muito sobre o que queremos passar, por isso é importante identificá-las.

Fernando explica que todos os seres humanos têm uma capacidade olfativa significativa para suas funções biológicas e o mais importante na hora de sentirmos os cheiros é prestar atenção à memória que eles evocam e a estrutura de bem-estar ou mal-estar que eles provocam. "Devemos escolher  e nos aproximar os odores com uma atenção investigativa para sabermos se há afinidade entre o cheiro e a nossa pessoa", ensina.

Como as fragrâncias evoluem na pele, devemos considerar o cheiro que fica depois de meia hora para definirmos a família olfativa da fragrância, já que uma fragrância pode conter diversas notas que  se intercalam, tais como florais, frutadas, amadeiradas, resinosas etc. "A melhor maneira de identificar ingredientes em um perfume é associá-lo às substancias naturais, com as quais temos contato, tais como frutas, flores, ervas e madeiras. Se você sente um cheirinho de laranja, limão ou tangerina, e esse cheiro perdura no perfume, trata-se de uma fragrância cítrica. Se o cheiro de cítricos se vai, deixando notas de rosas, jasmim, ylang-ylange, por exemplo, temos uma fragrância floral", ensina Tiago.

CARACTERÍSTICAS DAS NOTAS
De maneira geral, os cítricos correspondem à vitalidade e à força. Os amadeirados são identificados com a irreverência e a capacidade de renovação. Os orientais ressaltam a sensualidade e o instinto, já os florais realçam o aspecto romântico. Por fim, uma nova categoria de perfumes, mais suaves e discretos, batizada de "segunda-pele", está relacionada com o lado maternal e acolhedor.

Uma fragrância é dividida em três notas principais, que são:
  • Notas de saída (ou de topo) - são as notas  mais voláteis, que evaporam com mais facilidade. Geralmente cítricas, frutadas e verdes.
  • Notas de corpo (ou coração) - são as notas que perduram por mais tempo e definem o caráter da fragrância. São em sua grande maioria os florais, mas também os herbais e amadeirados.
  • Notas de fundo - são os fixadores de fragrância, ou seja, são as notas que definem o quanto a fragrância vai durar na pele, pois são as mais pesadas, de menor volatilidade. São compostas pelo musk, âmbar, resinas e madeiras pesadas.
ESCOLHA CERTA
Os perfumes devem realmente nos seduzir de uma maneira tão especial que se tornem irresistíveis e característicos de nossa personalidade. É possível sentir um envolvimento com o perfume como se ele fosse uma extensão de cada um. Os melhores perfumes têm o poder de expandir nosso estado de espírito original, nossa natureza, é isso que nos fascina.

Segundo Fernando, o principal para a escolha certa é a aceitação. "Não podemos ter dúvida nenhuma a respeito do perfume na hora de comprar, pois se alguma aspecto dele não estiver 100% de acordo com a personalidade do usuário, em algum momento ele irá sentir desconforto em relação ao produto e interromper seu uso", complementa.

É importante lembrar que um perfume que fica bom em alguém próximo pode não ter o mesmo cheiro quando usados por nós, por isso é importante prestar atenção em como ele reage a nossa pele. "A oleosidade dela interfere na fixação dos perfume. Quando mais oleosa a pele, maior a fixação da fragrância. Fatores como alimentação, estilo de vida, ambiente de trabalho podem também influenciar as características de uma fragrância, pois a substância que estiver na sua pele (no suor, oleosidade natural) e a maneira como a sua pele reage a estímulos externos (ar-condicionado, calor extremo, sol, poluição) irão interagir diretamente com o perfume aplicado", ensina Tiago.

Leve sempre em consideração a mistura das notas de sua preferência com as suas características individuais e faça a escolha que mais combine, e seja marcante com seu estilo.
Fonte: Revista Ponto de Encontro / março/2014

segunda-feira, 28 de abril de 2014

257. POINT DO MOTOCICLISTA

257. POINT DO MOTOCICLISTA
AVENIDA NAÇÕES UNIDAS COM RUA SALGADO FILHO
PRAÇA DO MOTOCICLISTA
26.04.2014

Mais um Point realizado neste sábado. Por estar em viagem para SP e SC, este escriba não compareceu ao nosso encontro neste último sábado. Mas os Amigos lá estiveram e de forma completa o Point foi realizado com toda força de sempre. 

Lá no Posto Ipiranga - domingo

Mais um encontro lá no Posto Ipiranga neste último domingo (27). Este escriba não compareceu, mas segundo informações dos Amigos motociclistas, tudo correu como sempre, ou seja, tudo igual. 

Pare agora!



O que realmente faz uma motocicleta, ou um automóvel, parar é o atrito entre o ponto de contato do veículo (pneus) e o solo. Portanto, parar uma motocicleta é tarefa difícil por esta ter apenas dois pontos de contato com o solo, um na dianteira e outro na traseira. Daí a importância de um bom sistema de freios e sua correta manutenção. Com a evolução das motocicletas, que se tornaram mais velozes, a indústria teve que encontrar melhores soluções para a frenagem desses veículos.
Atualmente existem dois tipos de sistemas de freios nas motocicletas, a tambor ou a disco. Por ter produção e manutenção mais acessível, o sistema a tambor é normalmente encontrado em motos mais antigas e nas atuais de baixa cilindrada. De uma maneira resumida, os freios a tambor têm um funcionamento muito simples. Quando acionado, as lonas (chamadas de sapata principal e sapata de arrasto) tocam no tambor (fixado na roda), causando atrito e fazendo as rodas pararem. O sistema é considerado de menor eficiência que os freios a disco por não dissipar o calor facilmente. Por ter um maior desgaste, a manutenção deve ser feita em intervalos menores. Se isso não acontecer, seu desempenho fica realmente comprometido.
Segundo André Henrique de Souza, mecânico da concessionária Moto9 Yamaha, em São Paulo (SP), uma indicação de que os freios a tambor estão gastos é que o pedal traseiro começa a ceder (ficar mais baixo) e o manete dianteiro fica mais “mole”. “Quando isto acontecer, deve-se verificar a espessura mínima da lona recomendada pelo fabricante. Se estiver mais gasto que o limite é hora de trocar”, adverte Souza.
Atualmente, a maioria das motocicletas que utilizam freios a tambor conta com uma versão equipada, pelo menos, com freio a disco na dianteira. O sistema a disco é mais moderno e mais eficiente. Mas, por outro lado, a manutenção de seus componentes e sua produção é mais cara. Basicamente, o freio a disco é de funcionamento hidráulico, e composto por pastilhas, pinças, pistão, fluído de freio, disco e mangueiras. Há diferenças na quantidade de pistões, no tipo de fluído, no tamanho dos discos e até nas mangueiras, o que interfere diretamente na potência e progressividade dos freios. Motos de alta cilindrada e mais potentes tendem a ter componentes de maior eficiência.
Ao acionar o manete ou o pedal, o fluído de freio é deslocado em direção ao pistão da pinça de freio e o empurra. O pistão, então, move as pastilhas, que por sua vez entram em contato com o disco, causando atrito. Este atrito é o que faz as rodas travarem ou diminuírem de velocidade, até pararem por completo. Os freios a disco são mais eficientes, mas também mais agressivos. O condutor deve tomar cuidado com a força aplicada no freio dianteiro para não sofrer acidentes.
Manutenção e prevenção
O proprietário deve fazer a manutenção periódica para prevenir desgastes excessivos, aumentar a durabilidade do conjunto e evitar possíveis acidentes. “Cada fabricante determina no Manual do Proprietário os intervalos corretos de manutenção. São elas que garantem o bom funcionamento dos freios”, comenta o mecânico Souza.
Nos freios a tambor, por exemplo, ruídos excessivos durante a frenagem podem significar que o sistema está danificado (muito comum depois de rodar na chuva). As lonas podem acumular sujeira e perder a rugosidade necessária para que o atrito com o cubo da roda seja suficiente para frear a motocicleta. Há uma maneira simples de corrigir esse defeito. Lixar a lona para recuperar sua aspereza e, assim, ganhar mais atrito. “No entanto, depois de repetidas vezes, o que se deve fazer mesmo é observar a espessura mínima recomendada pelo fabricante e substituir o sistema, se necessário, para garantir maior segurança na frenagem”, explicou o mecânico.
Ainda de acordo com André Souza, é fácil reconhecer problemas no sistema a disco. “Quando o freio está ‘borrachudo’ – o manete não apresenta resistência e passa uma sensação de maciez –, pode ser um sinal de ar no cabo de óleo. Deve-se, então, sangrar o fluido para retirar a bolha de ar. Se na hora da frenagem a motocicleta trepidar um pouco, pode ser sinal de que o disco está empenado e este deve ser verificado e trocado. E o diagnóstico mais fácil de perceber é quando as pastilhas de freio estão extremamente gastas. Os pistões empurram as pinças que comprimem as pastilhas que já não contam com material abrasivo causando o atrito de ferro com ferro e emitem um ruído alto”.
Então, deve-se sempre verificar a espessura da pastilha. Dessa forma, além de sempre garantir uma frenagem segura, a vida útil do disco é aumentada. Pastilhas novas também podem passar a sensação de estarem “borrachudas”, mas isso se deve ao fato das novas pastilhas ainda não terem se moldado ao formato do disco. Com o uso, elas se acostumam e passam a ter um tato mais refinado.
O mecânico ainda lembrou que o desgaste das pastilhas depende muito da “tocada” do piloto. Portanto, a troca deve ser feita quando há necessidade e não depende da quilometragem. “O desgaste das pastilhas é natural. Com o atrito, o disco esquenta e progressivamente vai gastando a pastilha. E isso depende de como o piloto se comporta sobre a moto, se ele usa mais freio motor ou não. Às vezes vemos casos de desgaste prematuro na traseira e, na maioria dos casos, é por que o usuário ficou com o pé apoiado no pedal de freio durante a pilotagem sem perceber”, disse.
A dica final é simples. Seu freio pode salvar sua vida. Não vacile e mantenha seu sistema sempre em ordem para garantir maior segurança.
Dicas de prevenção
1) Sempre verificar a folga do manete e pedal de freio, e ajustar conforme o manual do proprietário de sua motocicleta;
2) Verificar sempre a condição do cabo de acionamento do freio a tambor dianteiro e traseiro – lubrificação ou troca;
3) Pastilhas gastas emitem ruídos metálicos e podem danificar os discos;
4) Nos freios a tambor, conferir a regulagem próxima ao cubo das rodas;
5) Verificar o nível de fluido de freio em motos com freio a disco conforme o Manual do Proprietário;
6) Acionamento “borrachudo” nos freios a disco pode ser sinal de ar na mangueira de freio – fazer a sangria do sistema de fluido de freio;
7) Certifique-se de não manter o pé apoiado no pedal de freio durante a pilotagem para não desgastar as pastilhas ou lona prematuramente. 
Fonte: Roberto Brandão Filho -  Moto.com

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ao Infinito, e Além...!

Em busca das terras paulistas e catarinenses. Com a proteção do Supremo Arquiteto do Universo... Sempre!


E retornar para as terras rondonienses!


Lá no Posto Ipiranga - quarta-feira

Mais um encontro lá no posto Ipiranga nesta quarta-feira (23); bom papo e tudo igual, porém agradável. Veja a foto de Arquivo.


100% Amazônia - Moto Grupo / Rio Branco - AC

 A Amiga e motociclista Janes Demorais, uma entusiasta do "mundo das duas rodas", comanda a Facção Rio Branco- AC do "100% Amazônia -  Moto Grupo". Pessoas dedicada ao seu Moto Grupo e ao motociclismo em geral..  A Janes  e demais integrantes do "100% Amazônia" sempre vem recebendo os amigos em Rio Branco-AC, Veja as fotos.
Janes Demorais





OPINIÃO DE PRIMEIRA

NAZIF TEM A CHANCE DE MUDAR TUDO: É AGORA OU NUNCA!

Chegou a  hora. Não tem mais como esperar. Não há mais desculpas. Nada de empurrar com a barriga. É agora ou nunca. O prefeito Mauro Nazif  tem que colocar todo o seu time na rua. Toda a estrutura disponível, todo o pessoal a que pode recorrer; todos os equipamentos disponíveis. O rio Madeira baixa num ritmo mais rápido do que se imaginava. As chuvas estão acabando. Não há  mais como postergar. Terminado o feriadão de cinco dias - a população tem que enxergar a guerra contra a buraqueira, o lixo, o barro, a sujeira que tomou conta da Capital. A Prefeitura tem que usar todo o seu arsenal,  para transformar uma cidade que está na UTI, à espera que o médico que a governa tome as medidas certas, aplique os remédios necessárias, a tire da sala de emergência e a coloque no lugar que ela realmente merece. O porto velhense está de baixo astral. Não aguenta mais tanta má notícia, vinda dos duros ataques da natureza, mas, ao mesmo tempo, da inércia, da falta de ações imediatas; da ausência do poder público em muitos setores e na maioria dos serviços.
Está nas mãos do prefeito Mauro Nazif e de toda a sua equipe, mudar completamente e para muito melhor, esse quadro a que a maior cidade rondoniense está relegada. Obras, serviços, rapidez no atendimento, máquinas nas ruas, homens nas ruas, fim dos buracos, limpeza, chamamento da comunidade a partir de uma nova vida para Porto Velho: tudo isso tem que ocorrer ao mesmo tempo e rapidamente.É fácil? Claro que não é. Mas se Nazif e sua turma fizerem a sua parte direito, o cidadão e a cidadã vão atrás, apoiando, incentivando, participando. Ou o Prefeito faz isso agora ou não fará mais, porque pode deixar esvair-se entre seus dedos, por inação, a chance de transformar a Capital naquilo que ele prometeu em campanha. Portanto, mãos à obra!
 PIB REUNIDO - Um grupo de pesos pesados da economia de Porto Velho, responsável por boa parte do PIB da Capital, começou a se mobilizar, em busca de alternativas e projetos que possam tirar a cidade da situação em que ela se encontra. Na semana passada, eles se reuniram pela primeira vez. Eram mais de meia centena. Voltam a se encontrar no próximo dia 29, quando serão apresentadas as primeiras sugestões concretas de medidas para apoiar a cidade a sair do triste cenário em que ela está. Os empresários estão se mexendo. Querem participar e querem resultados.
MAIS UM CASTIGO - Problemas na área de captação de água da Caerd no Bate Estaca, deixaram grande parte de Porto Velho sem água tratada antes e durante o feriadão. A população, já sofrendo de tantas perdas e danos, ficou sem mais um serviço essencial. A Caerd só avisou depois do caso ter se tornado grave, por isso o consumidor não pôde se precaver. As equipes trabalharam duro na quinta e na sexta, mas o atendimento, durante os últimos dias, foi muito precário. Mais um castigo imerecido para a cidade, que já está padecendo de tantos males...
 MOLEZA MULTIPLICADA - Feriadão e mais feriadão. No primeiro semestre de 2014 haverá cinco feriados prolongados como esse da Semana Santa e Tiradentes, emendados. Virão ainda o Dia do Trabalho e Corpus Christi, que caem em dias de semana, Já no segundo  semestre, acaba a moleza exagerada, felizmente. Todas as datas de feriados nacionais cairão em um sábado ou em um domingo, exceto pelo Natal e Ano Novo. Enorme prejuízo para a economia do país. Mas, numa terra em que a moleza faz parte do DNA do povo, quem está preocupado com isso?
 HISTÓRIA SUBMERSA - Todos querem resolver o problema, mas não sabem o que fazer, até pelo inusitado do tema. Como proteger as peças históricas da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que pela primeira vez em décadas, ficaram embaixo d´água, por causa da enchente histórica do rio Madeira? Especialistas no assunto devem ser chamados para Rondônia, para apresentar sugestões. Uma delas é tirar as antigas locomotivas e principais peças de onde elas estão e transportá-las para o prédio do Relógio. Mas a verdade é que ninguém sabe como resolver a encrenca.
 BLEFANDO? - Apoiado pelas principais lideranças do seu partido, o deputado federal Padre Ton anda percorrendo todas as regiões do Estado, apresentando-se como pré candidato ao Governo. Os petistas trabalham como se não houvesse qualquer chance de repetir a aliança com o PMDB de Confúcio Moura. O partido pode mesmo decidir pela candidatura próprio ou está blefando, para tentar impor o nome do vice na chapa a ser liderada pelo atual governador. Nesse momento, é a primeira hipótese a mais plausível. Mas ainda pode sair o acordo.
 MISTÉRIO ELEITORAL - Nas redes sociais, uma espécie de batalha contra e pró Expedito Júnior ocorre todos os dias. A turma que quer ver Expedito disputando o Governo, posta fotos e mensagens afirmando que o TSE teria decidido que ele pode mesmo concorrer. Já seus opositores divulgam que ele, Expedito, está impedido de ser candidato nas eleições de outubro. A verdade é que o mistério continua e só lá na frente se saberá se Expedito, que tem aparecido como favorito na maioria das pesquisas, poderá ou não participar da dispouta.
 PERGUNTINHA - Quando a população de Porto Velho começará a comemorar mudanças importantes, que vão melhorar realmente a infraestrutura da cidade?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

terça-feira, 22 de abril de 2014

PONTES E MURALHAS

A vida é como um canteiro de obras. Estamos sempre construindo. Nossos sentimentos, nossos relacionamentos e nossas atitudes (de ação ou omissão) formam a base de tudo que construímos ao longo da existência. Essas construções delimitam, por sua vez, os espaços da nossa existência.

"As pessoas vivem solitárias porque constroem muralhas, em vez de pontes". Há muita verdade contida neste pensamento. É como se tivéssemos nele a síntese da engenharia do cotidiano. Quem constrói pontes para si está construindo também saídas alternativas, possibilidades de intercâmbio, de interação: trocas tanto de experiências como de afetos.

A vida também é como uma estrada de mão dupla: ida e vindas se alteram. Quem constrói pontes, expande vida, amplia visão, ultrapassa fronteiras, pois as pontes nos põem em contato com o mundo, os outros, levam-nos além de nós mesmos, ao mesmo tempo em que trazem o mundo e as pessoas a nós. Pontes são ´pontos de contato e podem ser vias de suprimento de carência, mesmo daquelas que tentamos negar.

Já as muralhas são símbolos de isolamento. Isso também é verdadeiro na dimensão psicológica, afetiva e espiritual da existência humana. O isolamento decorre de nossas inseguranças, nossas intolerância, nossa inabilidade em compartilhar sentimentos, nossa incapacidade de conviver com as diferenças. As muralhas que construímos são a mais clara projeção tanto do nosso egocentrismo como da nossa idiotice crônica. Só os tolos pensam que bastam a si mesmos.

São muitas as muralhas que construímos ao longo da vida pela ilusão do poder, do dinheiro, do conhecimento, do status social, dos vários preconceitos sociais, religiosos e raciais etc. Algumas dessas muralhas são edificadas lenta e silenciosamente na alma e no coração. São verdadeiras paredes levantadas pelo ressentimento, pela inveja, pelo rancor, pela arrogância, pela disposição de não perdoar, pela vaidade; enfim, pelo lixo petrificado dentro de cada um de nós.

As pessoas que vivem por trás dessas muralhas são infelizes, solitárias, amargas e vazias. Não percebem que, a medida que se fecham para os outros, pelo isolamento afetivo e social, fecham-se também para a vida e tornam-se autodestrutivas.

Como Ponte divina, Jesus nos transportou da volta para os braços do Pai, deixou-se nos, entre tantas, uma grande lição de humanidade. Ao abrir mão da glória. Ele derrubou muralhas, para habitar entre n~´os e servir-nos em amor. Construiu pontes. Ele se fez o Caminho. Transformou-se em \Ponte para ligar o céu a terra. Então, transportou dos celeiros para o coração humano os nutrientes essenciais à vida: amor, fé, esperança, alegria, humildade, perdão, paz e solidariedade.

Se posso decidir amar, por que morrer na solidão? Se posso servir, por que cruzar os braços? Construir pontes ou muralhas é decisão de cada um!
Fonte: Estevan Fernandes - Jornal Alto Madeira

MEIO AMBIENTE - Usina Hidrelétrica Jirau assume morte de peixes

Acidente aconteceu no comissionamento de testes de uma das casas de força

A Superintendência do Ibama em Rondônia aguarda a finalização de um relatório apurado a mortandade de peixe após teste em uma das turbinas da Usina Hidrelétrica Jirau, na região de  Porto Velho. "Não foi no vertedouro o incidente, mas no comissionamento de testes de uma das casas de força", informou a assessoria de imprensa da Energia Sustentável do Brasil, consórcio responsável por Jirau.
Fonte: Jornal Alto Madeira


Sempre vou afirmar: "MALDITAS USINAS PARA PORTO VELHO"

Maristela Moser Giazzoni

Querida Amiga e motociclista de coração, Maristela fazendo uma homenagem ao nosso Point do Motociclista. Quando a Maristela residia em Rio Branco-AC, sempre nos visitavas e trazia o seu enorme carinho.  Agora a  Maristela está residindo em Itajaí-SC. Todos nós  aqui do Point ficamos agradecidos!

MINUTOS DE SABEDORIA

Se a sombra dos dias tristes perturbar e subida, volte pra Deus, que está dentro de cada um de nós.
A vitória nos chega por meio das lutas que travamos dentro de nós mesmos.
Se as quedas magoam o corpo, servem para libertar o coração.
E, depois de vencer, espalharemos o amor em redor de todos nós, porque pelo amor conseguimos vencer a nós mesmos.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Michelle Marques

Michelle Marques, linda e simpática. "Verdadeira representante do maravilhoso Estado do Mato Grosso"!


Colonização da Amazônia

Pelo posicionamento geográfico, pelo potencial dos recursos naturais renováveis, pelas riquezas minerais, pela saída econômica e social que o Brasil adotou na região a partir da década de 70, quando removeu para o Território Federal de Rondônia, o excesso populacional dos campos da região sul e sudeste. Um grave problema social causado pelo emprego da tecnologia e mecanização rural, que deixou sem trabalho milhares de famílias campesinas, desempregados pela mudança do modelo de produção rural brasileiro.

De uma população de 250 mil habitantes na década de 70, habitando em duas ou três cidades o Estado de Rondônia passou em duas décadas paras mais de um milhão e meio de habitantes, vivendo em mais de 50 novas cidades.

Uma explosão demográfica regional que tirava o Brasil de dois grandes problemas, a sobra dos excessos populacional, no sul, sudeste e nordeste e a premente necessidade de ocupar a Amazônia realmente com brasileiros, afastando a pressão internacional de ocupação da região amazônica, por um consórcio de países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Japão e Austrália.

Com uma campanha oficial de "integrar para não entregar" o então governo militar brasileiro, capitaneava a ocupação do Norte do Brasil. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, era o braço direito do Governo Federal, na localização física das famílias migrantes oriundas do sul, sudeste e nordeste.

O Governo Federal Brasileiro, esfria as claras intenções internacionais de ocupar a Amazônia, usando um velho truque que já dera certo no passado, quando o então governador do Estado do Amazonas Eduardo Ribeiro, financiou a plantação de seringueiros brasileiros em toda a região do Alto Juruá, então território peruano, para que quando a comissão internacional de limites, composta por franceses, ingleses e americanos, verificasse "In loco" se o território em questão, era realmente habitado e explorado por brasileiros.

Contenda finda a região se chamaria Departamento Federal do Alto Juruá, cujo primeiro governador indicado pelo governo brasileiro foi o Marechal Thaumaturgo de Azevedo, posteriormente o Departamento do Juruá, capital Cruzeiro do Sul se fundiu com o Departamento do Acre, criando o Território hoje Estado do Acre.

Não deu outra, a partir de 1964 o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, vencia de novo, além de parar as intentonas comunistas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, chefiadas pela Rússia na América do Sul, que já estava dando certo em Cuba, Peru, Chile, tornou-se a Amazônia realmente brasileira.

No início foi tudo muito difícil, o "eldorado rondoniense" virou uma odisseia, de lutas e violência pela disputa de terras e das novas oportunidades de sobrevivência econômica. No caso específico de Rondônia e Acre regiões limítrofes com Bolívia e Peru, veio no bojo da colonização o aumento de tráficos de entorpecentes, que injeta com facilidade dinheiro e violência no meio social.

O ouro e a madeira, aos poucos vai salvando a pátria e limpando o dinheiro sujo gerado pelo narcotráfico, que mesmo em menor quantidade ainda perdura até hoje. A pecuária, o milho, café e a soja, eleva o nível de respeito para as famílias, que para cá vieram, para construir um Estado político econômico e social sério, com apoio do próprio Governo Federal, que por muitas vezes foi acusado justamente de trazer brasileiros para Rondônia, para serem exterminados pela malária e a falta de apoio logístico para desenvolver qualquer atividade na região.

Ainda na década de 70 o Exército Brasileiro começou a construir a BR 364, ligando e colocando fim o isolamento dos Estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia e o Mato Grosso com a capital federal Brasília, uma promessa do salvador do Norte e Centro Oeste brasileiro, o presidente mineiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira.

O tempo foi passando e o Estado de Rondônia foi criando sua própria personalidade. Uma terra fértil principalmente a parte sul do Estado. Com uma história rica de aventuras e realizações econômicas pessoais, Rondônia é conhecida como a terra das oportunidades.

Com a maior mina de nióbio do planeta, localizada na cidade de Ariquemes e a maior mina de diamantes da terra, descoberta pelo Marechal Rondon e visitada inclusive pelo presidente dos Estados Unidos Franklin Roosvelt, que o nome ao Rio onde está localizada a mina, infelizmente mal cuidada pelos índios Cinta larga, e solapada pela exportação ilegal, de contrabandistas, e maus brasileiros, que roubam diamante da mina. O governo e povo, pouco se beneficiam dessa extraordinária riqueza dada por Deus.

Poucos sabem mas, a mina foi a garantia real que o Governo Federal Brasileiro deu para que o Banco Mundial emprestasse dinheiro para custear a construção de Brasília-DF no governo de Juscelino Kubitschek. 

O empréstimo foi pago e a mina de diamante do Rio Roosvelt, continua povoando a imaginação de pessoas que sonham em ficar rico no eldorado brasileiro.

O desembargador ........Marques, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia no governo de Ivo Narciso Cassol, fez uma declaração sintética, digno de um Destino Enunciado norte-americano escrito por Abraham Lincoln:

"O futuro social e econômico de Rondônia, é venturoso. Este Estado está no caminho certo. Nos próximos 20 anos o Brasil terá a prova disso. Temos tudo que precisamos para sermos um Estado Rico. O mapa de Rondônia parece com o mapa de São Paulo, temos um solo, rico em tudo,  a população que compõe a massa social, é originária de todos os Estados brasileiros, com uma vantagem, quem vem para Rondônia, vem para trabalhar e mudar para melhor a sua vida".

Referindo-se que São Paulo tem gente de todo o planeta, Rondônia tem gente de todo o Brasil. Cultura, hábitos e costumes de todas as partes do país, enriquece o mosaico ainda indefinido da cultura rondoniense.
Fonte: Benjamim Zegarra - Jornal Alto Madeira

Ciclismo, tudo de bom!

Também sou um "amante" do ciclismo, tenho à minha bicicleta, antiga porém eficiente. Gosto muito de pedalar. Este passeio que fiz pelas ruas de nossa cidade, dedico a minha querida Amiga Wanderléia, também uma "amante do ciclismo". A Wanderléia reside na simpática cidade Ouro Preto do Oeste-RO. Veja as foto, querida Amiga. 








CATOLICISMO - Análise apontam que papiro que fala da esposa de Jesus não é falso

Acredita-se que fragmento seja proveniente do Egito. Historiadora diz que análises não provam que Jesus era casado.

Um pedaço de papiro antigo que contém uma menção à esposa de Jesus não é uma falsificação, de acordo com uma análise científica do controverso texto, informaram nesta quinta-feira (10) pesquisadores americanos.

Acredita-se que o fragmento seja proveniente do Egito Antigo, pois contém escritos na língua copta (extinta no século XVII), que afirmam: "Jesus disse-lhes: 'Minha esposa...""" Outra parte diz ainda: "Ela poderá ser minha discípula.

A descoberta do papiro, em 2012, provocou polêmica. Pelo fato de a tradição cristã afirmar que Jesus não era casado, o documento reacendeu os debates sobre o celibato e o papel das mulheres na Igreja.

O jornal do Vaticano "L'Osservatore Romano" declarou na época que o papiro era uma farsa, juntamente com outros estudiosos que duvidaram de sua autenticidade baseando-se em sua gramática pobre, texto borrado e origem incerta.

Nunca antes um evangelho se referiu a Jesus como casado e tendo mulheres como discípulos. Mas uma nova análise científica do papiro e da tinta, bem como da escrita e da gramática, mostrou que o documento é antigo. 

Nenhuma evidência de fabricação moderna ("falsificação") foi encontrada", declarou a Harvard Divinity School, da Universidade Harvard, em comunicado.

O fragmento provavelmente remonta a uma data entre os séculos VI e IX, mas poderia ter sido escrito até mesmo no século I, de acordo com os resultados do estudo, publicados na revista "Harvard Theological Review".

A datação do papiro feita por radiocarbono é uma análise de tinta por espectroscopia Micro-Raman foram realizadas por especialistas das universidades Columbia e Harvard  e do Instituito de Tcnologia de Massachussetts (MIT).

"A equipe concluiu que a composição química do papiro  e os padrões de oxidação são consistentes com papiros antigos, ao comparar o fragmento do Evangelho da Esposa de Jesus (Gospel of Jesus' Wife-GJW, em inglês) com um fragmento do Evangelho de João", apontou o estudo. 

"O teste atual suporta, assim, a conclusão de que o papiro e a tinta do GJW são antigos", acrescentou o comunicado de Havard.

Orgiem desconhecida - A origem do papiro, porém, ainda é desconhecida. A historiadora Karen King, da Harvard Divinity School, recebeu o há dois anos de um colecionador - que pediu para permanecer anônimo imo.

Especialista em cristianismo primitivo, Karen afirmou que a ciência ter mostrado que o papiro é antigo não prova que Jesus era casado.

"A questão principal do fragmento é afirmar que as mulheres que são mães e esposas podem ser discípulas de Jesus, tema que foi muito debatido no início do cristianismo, em um momento em que a virgindade celibatária se tornou cada vez mais valorizada", explicou a historiadora em comunicado.

"Esse fragmento de evangelho fornece uma razão para reconsiderar o que pensávamos que sabíamos, ao nos perguntar o papel que as declarações sobre o estado civil de Jesus desempenharam historicamente nas controvérsias cristãs sobre o casamento, celibato e família", destacou.

O fragmento mede 4 cm x 8 cm. Karen declarou que a data do documento - escrito séculos depois da morte de Jesus - significa que o autor não conhecia pessoalmente o profeta, considerado pelos católicos como  "o filho de Deus".

A aparência bruta e os erros gramaticais do papiro sugerem que o escritor tinha apenas uma educação elementar, destacou o comunicado.

O professor de egiptologia Leo Depuydt, da Universidade Brown, escreveu um artigo também publicado na "Harvard Theological Review", descrevendo por que acredita que o documento seja falso.

"O fragmento do papiro prece perfeito para um esquete do Monty Python (famoso grupo de comediantes britânicos)", declarou.

Depuydt apontou erros gramaticais e o fato de as palavras "minha esposa" parecerem ter sido enfatizadas em negrito, o que não é usado em outros textos antigos na língua copta.

"Como um estudante de copta convencido de que o fragmento seja uma criação moderna, sou incapaz de fugir à impressão de que exite algo quase engraçado no uso das letras em negrito", escreveu o professor.

A historiadora de Harvard, porém, publicou uma refutação às críticas de Depuydt, dizendo que o fato de a tinta estar borrada era comum e que as letras abaixo de "minha esposa" eram ainda  mais escuras.
Fonte: AFP

Lá no posto Ipiranga - domingo

Mais um encontro, porém  somente "três guerreiros" compareceram ao posto Ipiranga neste último domingo (20).  Novidades? Não tudo igual, mas estivemos lá: Clodoaldo, Mauro e Chaddad. Veja a foto.