Orar é entender toda a nossa incapacidade e a de outros, em nome do Senhor Jesus Cristo, perante os olhos carinhosos de um Pai que tudo sabe entende, tudo acolhe e tudo responde. A oração é a respiração e o suspiro do espírito humano por Deus.
A oração é o meio que Deus proveu ao homem, a fim de que este viesse a estababelecer um relacionamento de comunhão contínua com Ele. Tanto mais o cristão ora com fé em Deus, mais desenvolve sua comunhão e submissão com seu criador, Pai, Senhor, intercessor e Conselheiro, manifestando, assim, o senhorio de Cristo Jesus em sua vida, por amor e devoção.
A oração é a chance do mais espantoso poder do Universo, e o acesso os recursos ilimitados, inexauríveis e fora do tempo, do Deus de todas as idades. É uma das portas do sucesso e uma das respostas para toda a necessidade: é um dos meios de saída para toda a situação. É inacreditavelmente maravilhosa.
Qualquer pessoa pode orar. Não precisa ser instruído a fim de possuir o privilegio de acesso ao trono da graça, qualquer um pode orar a Deus; desde ao mais pobre ao mais rico. Desperdiçar a oportunidade de falar com Deus e ouví-lo, quando estamos em oração, é um atestado de enfermidade espiritual, cujo tramento requer urgência (Isaías 55;6 e Jr 29:13).
Ninguém precisa fazer uso de "grandes" palavras ou de frases caprichadas. Deus prefere coisas genuínas. Ele deseja que sejamos honestos com Ele. Ele aspira que lhe digamos o que está em nossos corações. Talvez algumas das orações mais fortes que tem chegado aos ouvidos de Deus, não possuíam palavras.....Eram gritos articulados, do coração desesperadamente aflito. As orações escritas não têm mais valor do que as proferidas. Da mesma forma quanto às longas orações, em que são repetidas as mesmíssimas palavras. Tais artifícios humanos são destituídos de valor, e são um insulto ao amor de Deus, não é pelo muito falar que Deus atenderá as orações e sim pelo pedir corretamente,ou você pode com poucas palavras "dizer tudo".....Devemos orar pór nossos projetos, por nossa saúde, propriedade, por nosso cônjuge; nossos filhos; nossos pais; nossos irmãos; nossos parente; nossas autoridades, nosso país; nosso mundo; pelos animais; pelas plantas; pelos rios; pelos mares; por nosso planeta para que Deus o conserve sem poluição, sadio e saudável; por nossos amigos e vizinhos; por nossa igreja; pelos irmãos de outras denominações religiosas; pelos doentes; pelos presidiários; por nossa segurança; nossa educação e até pelos nossos inimigos....Na oração, também devemos agradecer a Deus pelos cuidados que Ele tem por nós, pelo ar que respiramos, pela nossa alimentação, pelas roupas, móvei, casa, carro, emprego, e até pelas adversidades, pois nos ensinam a depender mais e mais Dele, não pense que é exagero; nada é conseguido pelas nossas próprias forças ou sem sua permissão. Nossa saúde, nossa paz de espírito, nossas conquistas e sucesso tudo vem de Deus, a partir da hora que nos colocamos verdadeiramente em suas mãos, todo livramento, toda segurança, toda proteção vem de Deus.
E para orar não importa a onde você esteja desde que sinta vontadade para isso poder ser em seu quarto em secreto; no ônibus, no trem, no avião, em um navio, em uma praça, na escola, na faculdade, no local de trabalho, antes de sair de casa e quando chega da rua, antes de cada refeição, na hora de ir dormir, num clube, num congresso , no banheiro, na sala, enfim em qualquer local, logicamente usando-se o bom senso, feche os olhos, relaxe, suspire tundo e ore mentalmente, peça a presença do Espírito Santo, clame por Jesus, peça que sempre vá adiante abrindo as portas necessárias, apaziguando os corações das pessoas com quem vai falar, entregue-se totalmente nas mãos de Deus e deixe Ele agir.
Também nas orações devemos pedir perdão pelos nossos pecados, nossas faltas, nossas falhas, nossas duvidas e incertezas; pedir fortalecimento para não mais incorrer-nos mesmos erros e pecados. Devemos pedir também que tire todo pensamento mal, de vingança, de ódio, rancor, mágoa, revolta, tristeza, amargura, desânimo, de nosso coração e de nossa mente e em seu lugar nos preencha de paz, humildade, alegria, felicidade, bondade, honistidade, sinceridade, amor ao próximo. Solicitar que sejamos servos verdadeiros, sempre prontos a dizer: "Eis-me aqui Senhor, Envia a mim", como um soldado que no campo de batalha está preparado para lutar, assim deve ser o cristão quando dele Deus precisar.
Fonte: Renato RondRNMM/Jornal Alto Madeira.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Kombi do Bene
José Carlos Chaddad.
É um hábito saudável das pessoas que gostam de caminhar frequentar o espaço alternativo (prolongamento da Avenida Jorge Teixeira), sempre nos finais das tardes. Local de gente bonita.
Já chegando próximo ao Aeroporto, podemos tomar uma deliciosa água de coco, ou agúa mineral na "Kombi do Bene", assim é conhecido o Senhor Benedito Bueno de Oliveira, paranaense, morador a 21 anos em Rondônia, casado, pai de 10 filhos. A "Kombi do Bene" já se firmou como um ponto de referência no espaço alternativo.
"Bene" é muito atencioso com todos, pois conta com mais de 16 anos de trabalho entre o Parque Circuíto e o espaço alternativo; além de ser um atuante produtor rual, pois no Distrito de União Bandeirante é proprietário de um sítio com grande diversidade de plantações.
Uma parada para um "bom papo", regado a água de coco ou água mineral é obrigatória, pois o atendimento dispensado pelo "Bene" aos seus clientes é de primeira qualidade, a sua simpatia e alegria sempre estão presentes, ou seja, a "Kombi do Bene", além de ser um ponto de referência, já está se firmando como parte integrante do nosso espaço alternativo.
AFIRMAÇÕES DA MINISTRA
A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon diz que imagem do Judiciário é a pior possível. A mesma não recuará das declarações que fez sobre a magistura brasileira.
FIM do 13º salário - APROVADO
BOMBA !!!
Aprovado fim do 13º salário
Fim do 13° já foi aprovado na Câmara ---- falta o Senado
Enquanto a gente se distrai com Olímpíadas e Copa do Mundo, o Congresso continua votando outros assuntos de nosso interesse e a gente nem percebe......vejam essa: fim do 13º já foi aprovado na Câmara (PFL, PMDB, PPB, PPS, PSDB). Para conhecimento, o fim do 13º salário já aprovado na Câmara e encaminhado para o Senado. Provavelmente será votado após as eleições, é claro......A maioria dos deputados federais que estão neste momento tentando aprovar no Senado o Fim do 13º salário, inclusive da Licença de Férias (pagas em 10 vezes) são do PFL e PSDB. As próprias mordomias e as vergonhosas ajudas de custo de todo tipo que recebem, eles não cortam. Saibam que são os "safados" que votaram a favor deste Projeto em todo Brasil:
Inocêncio Oliveira - PFL, Joel de Hollanda - PFL, José Mendonça Bezerra - PFL, Osvaldo Coelho - PFL, Armando Monteiro - PMDB, Salatiel Carvalho - PMDB, Pedro Corrêa - PPB, Ricardo Fiúza - PPB, Severino Cavalcante - PPB, Clementino Coelho - PPS, Carlos Batata - PSDB, João Colaço - PSDB e José Múcio Monteiro - PSDB.
Acorda povo brasileiro!...............
AMOR
"Alguém escreveu: 'O amor é um verbo'. Ele requer ação - não apenas palavras e pensamentos. O teste está no que se faz, e como se age, pois o amor é transmitido em palavras e atos."
(David B. Haight)
(David B. Haight)
PENSE BEM
"Ser livre não é só se libertar das correntes, mas viver de uma maneira que respeita e engrandece a liberdade de outros."
(Nelson Mandela)
(Nelson Mandela)
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/SEMED
O Departamento de Recursos Humanos (DRH), que diariamente atende mais de 150 servidores é composto por uma equipe comprometida e qualificada que desenvolvem com responsabilidade todas as atividades pertinentes à Educação. Neste momente dentre eles citamos a Profª Telma (Coordenadora de Pólo) e o Profº Leilson (Setor de Controle de Processo).
Profª Telma |
Profº Leilson |
RESTAURAÇÃO DE MOTOS
Restaurar motos antigas pode ser um hobby dos mais gratificantes. Entretanto, quem está pensando em dedicar-sea essa atividade, deve ter em mente que vai precisar ter muita paciência e pesquisar muito.
História
Antes de começar a restaurar, é preciso reunir o máximo de informações possível sobre a máquina: país de origem, marca, ano de fabricação.......No caso de motos muito antigas é comum não haver documentação e não se saber sequer o nome do fabricante. Neste caso, examine a moto cuidadosamente: em algum canto, em alguma peça, deve estar gravado o nome.
Outra forma de conseguir informações é tirar fotos coloridas da moto e enviar para colecionadores e revistas especializadas. Ainda não temos notícias de sites na Internet sobre restuaração de motos.
Uma vez identificada a moto, pode-se iniciar a busca por peças e componentes para trabalhar. Se a a sua moto é européia, vale lembrar que muitas fábricas, concessionárias e lojas de peças desapareceram por causa da Segunda Guerra Mundial, e que pode dificultar um pouco as coisas.
Mecânicos, concessionárias, colecionadores e fabricantes (quando ainda existem) são boas fontes de informações.
Depois de ter conseguido as peças de que precisava, você deve decidir se quer por a mão na massa pessoalmente ou se via recorrer a um especialista. Lembre-se de que para ter bons resultados, é preciso ter bom conhecimento técnico, ferramentas adequadas e muito tempo disponível. A pressa é a inimiga da perfeição.
Caso decida fazer tudo por conta própria, eis algumas discas: -engrenagens, coxins e pistões podem ser adaptados por um custo razoável. Já um cilindro, uma bomba de óleo ou carburador são dificies de substituir. Se algum desses elementos estiver quebrado ou faltando e você não conseguir encontrar peças originais, pode tentar colocar um anúncio em publicação especializada; -a pintura requer cuidados redobrados. Antes de as motos começarem a ser produzidas em série, muitas delas tinham os tanques e rodas pintados à mão por excelentes artesãos; -quando aos cromados, antes de mais nada, veja se são cromados mesmo. Até os anos 20 quase tudo era niquelado, não cromado.
Fonte: Motoesporte.
História
Antes de começar a restaurar, é preciso reunir o máximo de informações possível sobre a máquina: país de origem, marca, ano de fabricação.......No caso de motos muito antigas é comum não haver documentação e não se saber sequer o nome do fabricante. Neste caso, examine a moto cuidadosamente: em algum canto, em alguma peça, deve estar gravado o nome.
Outra forma de conseguir informações é tirar fotos coloridas da moto e enviar para colecionadores e revistas especializadas. Ainda não temos notícias de sites na Internet sobre restuaração de motos.
Uma vez identificada a moto, pode-se iniciar a busca por peças e componentes para trabalhar. Se a a sua moto é européia, vale lembrar que muitas fábricas, concessionárias e lojas de peças desapareceram por causa da Segunda Guerra Mundial, e que pode dificultar um pouco as coisas.
Mecânicos, concessionárias, colecionadores e fabricantes (quando ainda existem) são boas fontes de informações.
Depois de ter conseguido as peças de que precisava, você deve decidir se quer por a mão na massa pessoalmente ou se via recorrer a um especialista. Lembre-se de que para ter bons resultados, é preciso ter bom conhecimento técnico, ferramentas adequadas e muito tempo disponível. A pressa é a inimiga da perfeição.
Caso decida fazer tudo por conta própria, eis algumas discas: -engrenagens, coxins e pistões podem ser adaptados por um custo razoável. Já um cilindro, uma bomba de óleo ou carburador são dificies de substituir. Se algum desses elementos estiver quebrado ou faltando e você não conseguir encontrar peças originais, pode tentar colocar um anúncio em publicação especializada; -a pintura requer cuidados redobrados. Antes de as motos começarem a ser produzidas em série, muitas delas tinham os tanques e rodas pintados à mão por excelentes artesãos; -quando aos cromados, antes de mais nada, veja se são cromados mesmo. Até os anos 20 quase tudo era niquelado, não cromado.
Fonte: Motoesporte.
ESPERANÇA
"A esperança. Só a esperança, nada mais.
Chega-se um ponto, em que não há mais nada senão ela......
É então que descobrimos que ainda temos tudo."
(José Saramago)
Chega-se um ponto, em que não há mais nada senão ela......
É então que descobrimos que ainda temos tudo."
(José Saramago)
INCENTIVOS
Reduzida alíquota da Cide para a gasolina
O governo publicou ontem (28) no Diário Oficial da União decreto que reduz a alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) na importação e comercialização de gasolina. Pelo decreto, o valor da Cide sobre a gasolina caiu 16,2 por cento, para 192,60 reais por metro cúbico (ou 19 centavos de ral por litro). O texto altera decreto anterior que estabelecia como valor de tributo 230 reais por metro cúbico (23 centavos por litro).
No passaado, o governo federal utilizou reduções na cide como forma de evitar que mudanças para cima no preço da gasolina nas refinarias da Petrobras fossem repassadas para o varejo. A Petrobras ainda não comentou a mudança.
A redução da Cide acontece em um momento em que a Petrobras aumenta a importação de gasolina para atender a demanda interna, também devido à baixa produção de etanol neste ano, e com o governo se esforçando para segurar preços.
Na segunda-feira, o diretor de Abastecimento da estatal afirmou que a companhia deve encerrar 2011 com um média diária de importação de 30 mil barris de gasolina ante uma média de 7 mil em 2010. A Petrobras compra gasolina no exterior a valores superiores aos de produção no Brasil.
Um fator extra de pressão no custo da gasolina no varejo tem sido a alta de preço do etanol anidro. Cada litro de gasolina no Brasil é acrescido de 20 por dcento de anidro, mistura que foi reduzida recentemente (costumava ser 25 por cento) justamente para evitar maior contágio da do petróleo.
Fonte: O Estadão.
Dilma e governadores do Norte selam acordo
Nos sete estados, 56% da população mais pobres estão na área rural.
O governador Confúcio Moura participou da cerimônia de assinatura do termo de pactuação do Plano Brasil sem Miséria na Região norte, lançado na manhã de ontem (28) em Manaus (AM) pela presidenta Dilma Rousseff, com a presença de ministros, governadores, prefeitos, empresários e beneficiários dos programas sociais.
Na solenidade, foram anunciadas ações de transferência de renda, fortalecimento da agricultura familiar, parceria com os supermercados e estímulos à preservação ambiental, que visam retirar da extrema probreza 2.65 milhões de brasileiros que vivem na região. Nos sete estados donorte, 56% da população mais pobre estão na área rural. No País, a meta do Brasil Sem Míséria é atender 16.2 milhões de pessoas (17% deles na Região Norte), com transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de eduação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.
Regularização
Durante o evento Dilma Roussef falou também sobre a regularizão fundiária. "Queria também dizer que tenho um compromisso a esse compromisso se estende ao meu ministro do Desenvolvimento Agrário, que é a regularizaão de terras aqui na região Norte do país.
A ministra Tereza Campelo, do Desenvolvimento Social e o ministro do Desenvolvimento Agrário terão esse instrumento da regularizaão fundiária como um instrumento que não só comtempla, obviamente, todos os pequenos médios e grandes empresários, produtores, mas focado, sobretudo, na garantia de propriedade para os pequenos proprietários dos assentamentos", afirmou.
Fonte: O Estadão do Norte.
O governador Confúcio Moura participou da cerimônia de assinatura do termo de pactuação do Plano Brasil sem Miséria na Região norte, lançado na manhã de ontem (28) em Manaus (AM) pela presidenta Dilma Rousseff, com a presença de ministros, governadores, prefeitos, empresários e beneficiários dos programas sociais.
Na solenidade, foram anunciadas ações de transferência de renda, fortalecimento da agricultura familiar, parceria com os supermercados e estímulos à preservação ambiental, que visam retirar da extrema probreza 2.65 milhões de brasileiros que vivem na região. Nos sete estados donorte, 56% da população mais pobre estão na área rural. No País, a meta do Brasil Sem Míséria é atender 16.2 milhões de pessoas (17% deles na Região Norte), com transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de eduação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.
Regularização
Durante o evento Dilma Roussef falou também sobre a regularizão fundiária. "Queria também dizer que tenho um compromisso a esse compromisso se estende ao meu ministro do Desenvolvimento Agrário, que é a regularizaão de terras aqui na região Norte do país.
A ministra Tereza Campelo, do Desenvolvimento Social e o ministro do Desenvolvimento Agrário terão esse instrumento da regularizaão fundiária como um instrumento que não só comtempla, obviamente, todos os pequenos médios e grandes empresários, produtores, mas focado, sobretudo, na garantia de propriedade para os pequenos proprietários dos assentamentos", afirmou.
Fonte: O Estadão do Norte.
NOVENA E FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL NOSSA SENHORA APARECIDA
Nos dias 3 a 12 de outubro de 2011, acontecerá no Santuário Arquidiocesano Nossa Aparecida, situado a Rua José Amador dos Reis - Bairro JK em Porto Velho/RO a Novena e Festa da Padroeira, sendo o tema deste ano "Senhora Aparecida, Reflexo do coração materno de Deus." "Perto de Maria, perto de Deus"!
Participe.
Participe.
MOTO COMBINA COM EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA
Ande sempre equipado.
Você já leu e ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Na estrada e na cidade, pois a maioria dos acidentes acontece em áreas urbanas.
Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com a segurança. Para enfrentar o calor procure escolher o equipamento mais arejado que encontrar.
2. Farol aceso o tempo todo, seja dia ou noite.
Lembre-se que, a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista até mesmo atrás do tercinho pendurado dentro do carro. Por isso, muitas vezes você está fora do foco dos motoristas. O farol da moto aceso ajuda a torná-lo mais visível. Roupas e capacete de cores claras também ajudam.
3. Concentração é fundamental.
A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos. Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra questão. Ela combina pouca segurança passiva com boa segurança ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa). Mas se o acidente acontecer (segurança passiva), o piloto estará menos protegido do que o motorista.
Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que a moto possui para evitar acidentes. Até aquele antigo ensinamento, que diz “na dúvida, acelere”, só vale se você estiver atento! Por isso, tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista, principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool.
4. Pilote de forma defensiva.
A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aí o piloto já estará dentro do gesso (na melhor das hipóteses). Então, aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.
5. Conheça as ameaças mais comuns.
Quando você anda de moto, está sujeito a situações de potencial risco típicas desse veículo. É preciso conhecê-los para saber evitá-los. Um dos principais são as freqüentes fechadas que sofremos no trânsito. Muitas vezes os motoristas não têm intenção de fazer isso, eles apenas não percebem a moto por perto. A atitude mais segura é ter sempre o pressuposto de que o motorista não está vendo sua moto. Mantenha margem de manobra.
Não se esqueça de outros pequenos imprevistos que, para um motociclista, são uma ameaça. Um pedestre distraído, um cachorro atrapalhado, um pássaro em rota de colisão com a viseira ou fios/cordas atravessando seu caminho podem provocar acabar com o seu passeio. Necessário destacar que existe a praga das linhas de pipa. Uma linha perdida, deslizando sobre a pele, pode ser um susto embaraçoso. Se ela for revestida com cerol, pode ser fulminante. Corta como uma navalha voadora. No caso de cerol, não confie na proteção de materiais como couro ou náilon (aliás, já estão à venda no mercado hastes metálicas protetoras para instalação no guidão da moto, parecidas com antenas de rádio).
6. Desenvolva o autocontrole.
Acelerar uma motocicleta pode ser tão gostoso e excitante a ponto de o prazer embotar a noção de prudência. Por isso, sem autocontrole você pode ser vítima de si mesmo. Adrenalina é legal, mas na hora e no lugar certos. De preferência, num circuito próprio para altas velocidades.
7. Identifique as armadilhas do solo.
Em cima de duas rodas não tem jeito. Se você for traído pelo solo numa curva, é provável que vá comprar chão. Piso molhado, areia solta, buracos, costela de vaca e, principalmente, óleo na pista. Esses obstáculos podem estar onde você menos espera. Lembre-se que, na curva, o alcance da visão é pequeno. Também é nas curvas e rotatórias que ônibus e caminhões com tanques cheios derramam diesel.
Produtos escorregadios também podem soltar-se da carga (coisas como grãos, leite ou frutas no chão significam perigo de derrapagem).
8. Viajar à noite, não.
Pode ser que um dia tenhamos condições propícias para viagens noturnas. Por enquanto, não temos. Pra começar, a maioria das motos não tem iluminação eficiente, embora os fabricantes já comecem a corrigir esse problema em alguns modelos de última geração. Além disso, viseira de capacete não tem limpador. Imagine-se à noite, sob chuva, com a luz dos faróis refletida na viseira molhada. A lama que os caminhões jogam na viseira também atrapalha a visão. Mas o pior de tudo é que a maior parte das rodovias brasileiras é precária e mal sinalizada, não permitindo uma viagem segura durante a noite.
9. Olhe para a frente.
De tão óbvia, tal recomendação seria cômica se o motivo não fosse trágico. Muita gente se espantaria se houvesse um sensor capaz de acusar quantas vezes desviamos os olhos enquanto pilotamos. Seja para ver um outdoor, identificar uma moto diferente que passa, observar um tumulto na esquina, “filmar” uma gatinha maravilhosa, admirar a paisagem ou para conversar com o garupa. Uma quantidade considerável de acidentes acontece naquele exato momento em que o piloto detém os olhos no retrovisor ou em algum ponto que não seja à sua frente.
10. Assaltos, um perigo a mais.
Como se não bastassem todos esses cuidados e os “abusos” que sofremos no trânsito, agora temos mais um problema. Os assaltantes estão de olho em nossas motos, sejam elas pequenas ou grandes, nacionais ou importadas. Infelizmente, não há muito o que fazer. Reagir não é aconselhável. Acelerar para escapar é outro risco. Então, se estiver sozinho, evite locais onde os assaltantes tenham facilidade de atacar. Geralmente eles usam outra moto para abordar as vítimas.
Fique atento sempre que alguma moto com dois ocupantes estiver se aproximando. Quando estacionar, procure escolher locais menos vulneráveis e use algum dispositivo anti-furto na moto.
Pensamento positivo
Depois de ler essas dicas, você poderá dizer: “se eu sair por aí só pensando em quedas e acidentes, vou acabar caindo mesmo!”
De fato. Se você se concentrar no tombo, tem boa chance de cair. Aliás, acontece algo parecido sempre que o piloto quer se desviar de um buraco mas, em vez de olhar para o desvio, fixa os olhos no obstáculo. Vai passar sobre o buraco, com certeza.
O segredo é simples: mentalize as reações corretas, pense sempre na conduta segura e não naquilo que você pode fazer de errado.
Fonte: Motoesporte.
Você já leu e ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos. Na estrada e na cidade, pois a maioria dos acidentes acontece em áreas urbanas.
Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com a segurança. Para enfrentar o calor procure escolher o equipamento mais arejado que encontrar.
2. Farol aceso o tempo todo, seja dia ou noite.
Lembre-se que, a 40 metros de distância, uma motocicleta pode sumir do campo visual do motorista até mesmo atrás do tercinho pendurado dentro do carro. Por isso, muitas vezes você está fora do foco dos motoristas. O farol da moto aceso ajuda a torná-lo mais visível. Roupas e capacete de cores claras também ajudam.
3. Concentração é fundamental.
A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos. Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra questão. Ela combina pouca segurança passiva com boa segurança ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa). Mas se o acidente acontecer (segurança passiva), o piloto estará menos protegido do que o motorista.
Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que a moto possui para evitar acidentes. Até aquele antigo ensinamento, que diz “na dúvida, acelere”, só vale se você estiver atento! Por isso, tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista, principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool.
4. Pilote de forma defensiva.
A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros, antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que, uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa foi de outra pessoa. Aí o piloto já estará dentro do gesso (na melhor das hipóteses). Então, aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.
5. Conheça as ameaças mais comuns.
Quando você anda de moto, está sujeito a situações de potencial risco típicas desse veículo. É preciso conhecê-los para saber evitá-los. Um dos principais são as freqüentes fechadas que sofremos no trânsito. Muitas vezes os motoristas não têm intenção de fazer isso, eles apenas não percebem a moto por perto. A atitude mais segura é ter sempre o pressuposto de que o motorista não está vendo sua moto. Mantenha margem de manobra.
Não se esqueça de outros pequenos imprevistos que, para um motociclista, são uma ameaça. Um pedestre distraído, um cachorro atrapalhado, um pássaro em rota de colisão com a viseira ou fios/cordas atravessando seu caminho podem provocar acabar com o seu passeio. Necessário destacar que existe a praga das linhas de pipa. Uma linha perdida, deslizando sobre a pele, pode ser um susto embaraçoso. Se ela for revestida com cerol, pode ser fulminante. Corta como uma navalha voadora. No caso de cerol, não confie na proteção de materiais como couro ou náilon (aliás, já estão à venda no mercado hastes metálicas protetoras para instalação no guidão da moto, parecidas com antenas de rádio).
6. Desenvolva o autocontrole.
Acelerar uma motocicleta pode ser tão gostoso e excitante a ponto de o prazer embotar a noção de prudência. Por isso, sem autocontrole você pode ser vítima de si mesmo. Adrenalina é legal, mas na hora e no lugar certos. De preferência, num circuito próprio para altas velocidades.
7. Identifique as armadilhas do solo.
Em cima de duas rodas não tem jeito. Se você for traído pelo solo numa curva, é provável que vá comprar chão. Piso molhado, areia solta, buracos, costela de vaca e, principalmente, óleo na pista. Esses obstáculos podem estar onde você menos espera. Lembre-se que, na curva, o alcance da visão é pequeno. Também é nas curvas e rotatórias que ônibus e caminhões com tanques cheios derramam diesel.
Produtos escorregadios também podem soltar-se da carga (coisas como grãos, leite ou frutas no chão significam perigo de derrapagem).
8. Viajar à noite, não.
Pode ser que um dia tenhamos condições propícias para viagens noturnas. Por enquanto, não temos. Pra começar, a maioria das motos não tem iluminação eficiente, embora os fabricantes já comecem a corrigir esse problema em alguns modelos de última geração. Além disso, viseira de capacete não tem limpador. Imagine-se à noite, sob chuva, com a luz dos faróis refletida na viseira molhada. A lama que os caminhões jogam na viseira também atrapalha a visão. Mas o pior de tudo é que a maior parte das rodovias brasileiras é precária e mal sinalizada, não permitindo uma viagem segura durante a noite.
9. Olhe para a frente.
De tão óbvia, tal recomendação seria cômica se o motivo não fosse trágico. Muita gente se espantaria se houvesse um sensor capaz de acusar quantas vezes desviamos os olhos enquanto pilotamos. Seja para ver um outdoor, identificar uma moto diferente que passa, observar um tumulto na esquina, “filmar” uma gatinha maravilhosa, admirar a paisagem ou para conversar com o garupa. Uma quantidade considerável de acidentes acontece naquele exato momento em que o piloto detém os olhos no retrovisor ou em algum ponto que não seja à sua frente.
10. Assaltos, um perigo a mais.
Como se não bastassem todos esses cuidados e os “abusos” que sofremos no trânsito, agora temos mais um problema. Os assaltantes estão de olho em nossas motos, sejam elas pequenas ou grandes, nacionais ou importadas. Infelizmente, não há muito o que fazer. Reagir não é aconselhável. Acelerar para escapar é outro risco. Então, se estiver sozinho, evite locais onde os assaltantes tenham facilidade de atacar. Geralmente eles usam outra moto para abordar as vítimas.
Fique atento sempre que alguma moto com dois ocupantes estiver se aproximando. Quando estacionar, procure escolher locais menos vulneráveis e use algum dispositivo anti-furto na moto.
Pensamento positivo
Depois de ler essas dicas, você poderá dizer: “se eu sair por aí só pensando em quedas e acidentes, vou acabar caindo mesmo!”
De fato. Se você se concentrar no tombo, tem boa chance de cair. Aliás, acontece algo parecido sempre que o piloto quer se desviar de um buraco mas, em vez de olhar para o desvio, fixa os olhos no obstáculo. Vai passar sobre o buraco, com certeza.
O segredo é simples: mentalize as reações corretas, pense sempre na conduta segura e não naquilo que você pode fazer de errado.
Fonte: Motoesporte.
Lingerie de Gisele tira sono de ministra
Ministra -chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Irany Lopes reclma de propaganda que mostra Gisele Bundchen de lingerie. Segundo a secretaria, as queixas são de que a propaganda reforça o estereótipo de mulher objeto.
Afirmação
"Brasil não é presa fácil para a crise"
Presidenta Dilma, dizendo que o Brasil está preparado para enfrentar dias difíceis.
Presidenta Dilma, dizendo que o Brasil está preparado para enfrentar dias difíceis.
MINUTOS DE SABEDORIA
Não aceite maus conselhos! Não se deixe sugestionar por palavras de desãnimo! Sempre existe uma saída para qualquer problema, por mais complexo e difícil que nos pareça.
A Força Divina que rege os universos está dentro de nós.
Ligue-se ao Pensamento Universal de Bondade e Amor, e vencerá todos os osbstáculos.
A Força Divina que rege os universos está dentro de nós.
Ligue-se ao Pensamento Universal de Bondade e Amor, e vencerá todos os osbstáculos.
Caminhando pelo espaço alternativo
Meus queridos filhos Anis e Yuri, caminhando pelo nosso espaço alternativo para ficar de bem com a saúde.
FILTRO SOLAR
Os filtros solares são substãncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). Em curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, em longo prazo de envelhecimento e cãncer de pele.
O uso adequado de filtros solares implica em: aplicação abundante e uniforme e antecedendo à exposição em média 30 minutos; reaplicação frequente (a cada 2 horas e mais frequente após exercícios físicos, merlhulos e transpiração excessiva); não esquecer os protetores labiais e óculos escuros; escolher a substância adeuada, tais como não usar produtos oleosos em pacientes com acne e seborréia e não usar produtos em forma de gel em peles secas.
Fonte: Revista Século.
O uso adequado de filtros solares implica em: aplicação abundante e uniforme e antecedendo à exposição em média 30 minutos; reaplicação frequente (a cada 2 horas e mais frequente após exercícios físicos, merlhulos e transpiração excessiva); não esquecer os protetores labiais e óculos escuros; escolher a substância adeuada, tais como não usar produtos oleosos em pacientes com acne e seborréia e não usar produtos em forma de gel em peles secas.
Fonte: Revista Século.
Confúcio critica compensações
Governador afirma que empresas estrangeiras, enriquecem, enquanto Porto Velho fica com os prejuízos
Durante a inauguração do 3º Grupo do Batalhão da Polícia Ambiental em Machadinho do Oeste, o governador Confúcio Moura (PMDB) reclamou das compensaões ambientais oferecidas a Porto Velho pela construção das usinas do Madeira. Ele afirmou que não representam praticamente nada diante do lucro que multinacionais obterão, enquanto Porto Velho ficará com sérios prejuízos ambientais e sociais. Confúcio Moura disse que irá a Brasília com pires na mão para chorar devido ao leite derramado.
Agulhas Negras: cadete em coma após exercício
Um cadete da Academia Militar das Agulhas Negras está em como no Hospital Samer, de Resende (RJ), com rins e pâncreas paralisados, Renam Mendonça Borges Gama, o cadete Gama, passou mal durante exercícios, pediu ajuda médica, mas o instrutor, um capitão, negou-lhe socorro, acusou-o de "corpo mole" e atirou nele um cantil d'água. Obrigado a seguir nos exercícios, desmaiou com parada cardíaca.
Em nota, o comandante da Aman diz que "os médicos trabalharam com três hipóteses: "Leptospirose, Febre Maculosa ou Robdomiósise. Anrã.
Existe um clima de terror, pos todos têm medo de falar sobre o cadete da Aman em coma, inclusive no hospital. Um pai desse ter medo de represálias contra o filho dele.
Fonte: Claúdio Humberto/Folha de Rondônia.
Em nota, o comandante da Aman diz que "os médicos trabalharam com três hipóteses: "Leptospirose, Febre Maculosa ou Robdomiósise. Anrã.
Existe um clima de terror, pos todos têm medo de falar sobre o cadete da Aman em coma, inclusive no hospital. Um pai desse ter medo de represálias contra o filho dele.
Fonte: Claúdio Humberto/Folha de Rondônia.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Fronteira escancarada
Em reunião reservada com deputados do PT, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sinalizou que não controla a Polícia Federal, que vai contratar 4 mil agentes mas ninguém na PF quer ir para a fronteira.
Fonte: Claúdio Humberto/Folha de Rondônia.
Fonte: Claúdio Humberto/Folha de Rondônia.
INADIMPLÊNCIA
Endividamento atinge maior nível
A inadimplência das pessoas físicas fechou agosto no maior nível desde maio do ano apssado. Segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central, os atrasos nos pagamentos de mais de 90 dias corresponderam a 6.7% das operações de crédito. Para as pessoas jurídicas, a inadimplência foi 3.9% , maior nível desde outrubro de 2009.
Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, o aumento da inadimplência foi provocado pelas medidas macroprudenciais tomadas no fim do ano passado, que encurtaram o prazo médio e ampliaram as taxas de juros das operações no primeiro semestre. "De fato, isso provocou um aumento, mas as taxas estão abaixo do observado em outro ciclos de aperto no crédito", ressaltou. Maciel descartou o risco de descopntrole da inadimplência. Ele alegou que o crescimeento do emprego, mesmo em rítimo menor que no ano passado, continuará a garantir o pagamento das operações de crédito pela população brasileira.
Fonte: Folha press.
ALERTA
Lanches rápidos aumentam a ansiedade
Todos sabem que comer pizza, hambúrguer, batata frita, biscoito recheado e tomar refrigerante, é uma delícia. Melhor ainda se for acompanhado dos amigos de fora de casa. No entanto, os especialistas alertam que é preciso cautela na hora de consumir diariamente esses tipos de alimentos.
Não que comer lanches rápidos seja proibido, apenas é necessário ter cautela na hora da escolha. Afinal, se alimentar apenas desses tipos de produtos não faz bem a ninguém. "O hábito de comer lanches rápidos não faz mal apenas à saúde, mas também ao equilíbrio emocional e, consequentemente, ao bolso. Uma pesquisa da Universidade de Toronto no Canadá, mostrou que a simples exposição aos símbolos da cultura fast-food aumentou a pressa dos participantes e os fez comprar compulsivamente.
GREVE
Correios chamam grevistas para negociação
A direção dos Correios chamou ontem o comando de greve dos funcionários da empresa para uma nova reunião, em Brasília. Em nota divulgada ontem terça-feira, a estatal promete buscar "a melhor alternativa para concluir as negociações" com os grevistas e, assim, encerrar a paralisação. Os correios admitem renegociar a proposta apresentada na semana passada que prevê reajuste salarial de 6.87%, aumento real linear de R$50 que representava, segundo a diretoria, aumento de 13% para 60% dos trabalhadores a abono de R$800.
Fonte: Folhapress.
Exército faz pesquisa na BR em Ji-Paraná
Mais de 40 militares do Comando da 17ª Brigada de Infantaria do Exército Brasileiro estão em Ji-Paraná para realizar a segunda Pesquisa Nacional de Tráfego. Com o trabalho será possível saber a quantidade de véiculo que trafegam na BR-364 e a real situação das demais rodovias.
Segundo declarações do Tenente Makelson Lima "de posse da quantidade de véiculos que passam pela rodovia eles (Ministério dos Transportes) poderão destinar mais recursos para melhoria da malha viária".
Segundo declarações do Tenente Makelson Lima "de posse da quantidade de véiculos que passam pela rodovia eles (Ministério dos Transportes) poderão destinar mais recursos para melhoria da malha viária".
Como resolver problemas de partida?
Muitos pilotos e até mecânicos, quando preparam uma moto, só pensam em melhorar o desempenho do motor ou suspensão – “Tudo bem o motor pega em 4 ou 5 partidas”.
Tudo bem nada! Uma partida difícil geralmente indica algum problema mecânico ou elétrico, além do mais a diferença de um 1 ou 5 partidas pode custar muitas posições em uma corrida.
Uma partida rápida pode fazer a diferença entre um hole-shot (largada em primeiro lugar) ou muita poeira e pilotos na sua frente.
Neste artigo nós indicamos as principais causas de problemas com partida.
Para ligar uma moto precisa-se de 3 coisas;
· Combustível
· Ar (compressão)
· Ignição
Se um dos elementos acima não esta em harmonia com os outros, por exemplo uma ignição fora-do-ponto ou mistura incorreta, com certeza ocorreram problemas.
1 – Combustível
Geralmente os problemas de partida são relacionados a algum problema de carburação. Nas motos mais antigas é comum que o motor fique afogado por causa de uma alteração no nível de bóia, ou gasto da válvula de entrada de combustível. Vibrações das bóias e da agulha causam gastos de material que elevam o nível de combustível na cuba. O afogador também pode ter gastos permitindo que parte do combustível suba até o canal do afogador constantemente. Uma maneira fácil de verificar se o motor está afogado e analisar a vela (em breve nos publicaremos um artigo específico sobre este assunto).
2 – Ar (compressão)
Problemas de partida com ar são frequentemente causados por uma baixa taxa de compressão. Geralmente causados por anéis e pistão gastos. Para verificar o problema, pegue um medidor de compressão, abra o acelerador, aperte o botão de corta-corrente para evitar problemas de ignição ou tomar choque, e pedale o pedal de partida rapidamente até que o medidor tenha atingido o máximo. A pressão mínima para um motor pegar é 120psi (pounds per square inch). A maioria das motos tem uma taxa de compressão de 175 até 200 psi.
3 – Ignição
Problemas comuns com a parte de ignição são conexões oxidadas ou falhas no sistema de ignição. Para evitar problemas com conexões, limpe-as frequentemente e aplique um spray próprio para sistemas de ignição. Não use silicone ele oxida as conexões. Existem duas maneiras de se verificar a parte elétrica:
1. medindo a resistência das bobinas;
2. medindo a voltagem que alimenta a bobina principal que fica entre o stator/rotor e a vela. Um motor necessita atingir no mínimo 45 Volts (CA), pedalando, para ele pegar. Se você não tem um voltímetro mas quer verificar se a ignição está ficando fraca, reduza a abertura dos contatos da vela até 0.05mm. Se o motor pegar mais facilmente, isto é um sinal que o gerador está ficando fraco. Casa você tenha de empurrar a moto para que ela funcione, com certeza existe algum problema com a ignição e provavelmente o motor também apresenta outros problemas como: falha em giros altos ou queima da vela.
O meu pedal de partida da retrocesso !
Quando o motor da retrocesso é sinal que o momento de ignição está avançado. Quando a energia da mistura do combustível é maior que a força da massa em movimento do piloto, o pistão volta na direção contrário causando uma força reversa no pedal de partida. Quanto maior o tamanho do motor e o grau de avanço da ignição, maior a força de reversão. Motos com 500 ou mais cilindradas podem ser muita violentas e podem causar lesões nos pés e joelhos. É recomendável sempre usar botas com solado grosso e virar o guidão de lado, evitando que o joelho bata de volta no guidão. Duas coisas causam o avanço da ignição.
· Ignição mal regulada ou solta
· Chaveta da ignição deslocada
A verificação do ponto de ignição pode ser feita após a retirada do rotor. Geralmente há um marca na base da ignição que tem de ser alinhada com uma outra marca no carter. A chaveta de ignição pode se deslocar causando uma alteração no momento da ignição. Os cantos da chaveta não podem mostrar sinais de desgaste (bordas redondas). Problemas com a chaveta geralmente tem a origem no eixo da virabrequim e/ou cavidade do rotor, impedindo que o rotor se encaixe bem no virabrequim, transferindo toda força lateral na chaveta. Usando um lixa >200 ou pasta para lapidar válvulas geralmente garante que os dois componentes se encaixem bem, evitando problemas com a chaveta
Depois de ter entrado no rio, minha moto não quer mais pegar !
Quando você atravessa um rio há o risco de entrar água na ignição ou no motor através dos respiros do carburador, filtro do ar, ou a ponteira caso o rio for realmente fundo!
Se a sua moto cair num rio você tem que seca-lo da seguinte maneira:
1. Drene a gasolina da cuba do carburador.
2. Caso que entrou água no cilindro, retire a vela, vire a moto de cabeça para baixo, engate a 3a marcha e gire a roda traseira. Isto tira toda água do cilindro e motor. Tome cuidado para que o óleo do motor e/ou gasolina não vaze através dos respectivos respiros. Verifique também se não tem água no escapamento e retire o caso necessário. Nunca da partida com água no cilindro, isto pode causar danos sérios.
3. Se o motor ainda não quer pegar, tem água na ignição. Remova a tampa da ignição para drenar a água.
Minha moto não pega quando ela está muita quente !
Andar prolongado em trilhas fechadas com baixa velocidade pode super-aquecer o motor. Neste caso deixe o motor refrigerar até que a temperatura volte ao normal e verifique o sistema de arrefecimento (nível de água, ou colméia obstruída por jato (na lavagem) ou barro. Uma outra possível causa pode ser baixa compressão (veja acima).
Minha moto não pega depois que ela caiu !
Geralmente quando se cai com a moto o carburador transborda pelos respiros. Neste caso siga os passos apresentados a seguir. Esses passos valem também em outros situações de afogamento em geral.
1. Feche a torneira do tanque e abra totalmente o acelerador enquanto você da partida. (Não use o afogador!)
2. Se o motor não pegar depois umas 10 pedaladas pare e espere uns 15 minutos, permitindo assim que o motor refrigere. Se você preferir reduzir este tempo, tire a vela e pedale umas 6 vezes. Mas tome cuidado na retirada da vela para que nenhuma sujeira caia dentro do cilindro.
3. Se o motor ainda não pegar, use uma vela nova; principalmente se a vela estiver molhada e mostrar sinais de sujeira.
Use a cabeça pedalando! Se você percebe que o motor não pega por causa de um problema técnico, pare e economize sua energia !
Tudo bem nada! Uma partida difícil geralmente indica algum problema mecânico ou elétrico, além do mais a diferença de um 1 ou 5 partidas pode custar muitas posições em uma corrida.
Uma partida rápida pode fazer a diferença entre um hole-shot (largada em primeiro lugar) ou muita poeira e pilotos na sua frente.
Neste artigo nós indicamos as principais causas de problemas com partida.
Para ligar uma moto precisa-se de 3 coisas;
· Combustível
· Ar (compressão)
· Ignição
Se um dos elementos acima não esta em harmonia com os outros, por exemplo uma ignição fora-do-ponto ou mistura incorreta, com certeza ocorreram problemas.
1 – Combustível
Geralmente os problemas de partida são relacionados a algum problema de carburação. Nas motos mais antigas é comum que o motor fique afogado por causa de uma alteração no nível de bóia, ou gasto da válvula de entrada de combustível. Vibrações das bóias e da agulha causam gastos de material que elevam o nível de combustível na cuba. O afogador também pode ter gastos permitindo que parte do combustível suba até o canal do afogador constantemente. Uma maneira fácil de verificar se o motor está afogado e analisar a vela (em breve nos publicaremos um artigo específico sobre este assunto).
2 – Ar (compressão)
Problemas de partida com ar são frequentemente causados por uma baixa taxa de compressão. Geralmente causados por anéis e pistão gastos. Para verificar o problema, pegue um medidor de compressão, abra o acelerador, aperte o botão de corta-corrente para evitar problemas de ignição ou tomar choque, e pedale o pedal de partida rapidamente até que o medidor tenha atingido o máximo. A pressão mínima para um motor pegar é 120psi (pounds per square inch). A maioria das motos tem uma taxa de compressão de 175 até 200 psi.
3 – Ignição
Problemas comuns com a parte de ignição são conexões oxidadas ou falhas no sistema de ignição. Para evitar problemas com conexões, limpe-as frequentemente e aplique um spray próprio para sistemas de ignição. Não use silicone ele oxida as conexões. Existem duas maneiras de se verificar a parte elétrica:
1. medindo a resistência das bobinas;
2. medindo a voltagem que alimenta a bobina principal que fica entre o stator/rotor e a vela. Um motor necessita atingir no mínimo 45 Volts (CA), pedalando, para ele pegar. Se você não tem um voltímetro mas quer verificar se a ignição está ficando fraca, reduza a abertura dos contatos da vela até 0.05mm. Se o motor pegar mais facilmente, isto é um sinal que o gerador está ficando fraco. Casa você tenha de empurrar a moto para que ela funcione, com certeza existe algum problema com a ignição e provavelmente o motor também apresenta outros problemas como: falha em giros altos ou queima da vela.
O meu pedal de partida da retrocesso !
Quando o motor da retrocesso é sinal que o momento de ignição está avançado. Quando a energia da mistura do combustível é maior que a força da massa em movimento do piloto, o pistão volta na direção contrário causando uma força reversa no pedal de partida. Quanto maior o tamanho do motor e o grau de avanço da ignição, maior a força de reversão. Motos com 500 ou mais cilindradas podem ser muita violentas e podem causar lesões nos pés e joelhos. É recomendável sempre usar botas com solado grosso e virar o guidão de lado, evitando que o joelho bata de volta no guidão. Duas coisas causam o avanço da ignição.
· Ignição mal regulada ou solta
· Chaveta da ignição deslocada
A verificação do ponto de ignição pode ser feita após a retirada do rotor. Geralmente há um marca na base da ignição que tem de ser alinhada com uma outra marca no carter. A chaveta de ignição pode se deslocar causando uma alteração no momento da ignição. Os cantos da chaveta não podem mostrar sinais de desgaste (bordas redondas). Problemas com a chaveta geralmente tem a origem no eixo da virabrequim e/ou cavidade do rotor, impedindo que o rotor se encaixe bem no virabrequim, transferindo toda força lateral na chaveta. Usando um lixa >200 ou pasta para lapidar válvulas geralmente garante que os dois componentes se encaixem bem, evitando problemas com a chaveta
Depois de ter entrado no rio, minha moto não quer mais pegar !
Quando você atravessa um rio há o risco de entrar água na ignição ou no motor através dos respiros do carburador, filtro do ar, ou a ponteira caso o rio for realmente fundo!
Se a sua moto cair num rio você tem que seca-lo da seguinte maneira:
1. Drene a gasolina da cuba do carburador.
2. Caso que entrou água no cilindro, retire a vela, vire a moto de cabeça para baixo, engate a 3a marcha e gire a roda traseira. Isto tira toda água do cilindro e motor. Tome cuidado para que o óleo do motor e/ou gasolina não vaze através dos respectivos respiros. Verifique também se não tem água no escapamento e retire o caso necessário. Nunca da partida com água no cilindro, isto pode causar danos sérios.
3. Se o motor ainda não quer pegar, tem água na ignição. Remova a tampa da ignição para drenar a água.
Minha moto não pega quando ela está muita quente !
Andar prolongado em trilhas fechadas com baixa velocidade pode super-aquecer o motor. Neste caso deixe o motor refrigerar até que a temperatura volte ao normal e verifique o sistema de arrefecimento (nível de água, ou colméia obstruída por jato (na lavagem) ou barro. Uma outra possível causa pode ser baixa compressão (veja acima).
Minha moto não pega depois que ela caiu !
Geralmente quando se cai com a moto o carburador transborda pelos respiros. Neste caso siga os passos apresentados a seguir. Esses passos valem também em outros situações de afogamento em geral.
1. Feche a torneira do tanque e abra totalmente o acelerador enquanto você da partida. (Não use o afogador!)
2. Se o motor não pegar depois umas 10 pedaladas pare e espere uns 15 minutos, permitindo assim que o motor refrigere. Se você preferir reduzir este tempo, tire a vela e pedale umas 6 vezes. Mas tome cuidado na retirada da vela para que nenhuma sujeira caia dentro do cilindro.
3. Se o motor ainda não pegar, use uma vela nova; principalmente se a vela estiver molhada e mostrar sinais de sujeira.
Use a cabeça pedalando! Se você percebe que o motor não pega por causa de um problema técnico, pare e economize sua energia !
MÉDICO ESPANHOL DIZ QUE MUITO SEXO FAZ BEM AO CORAÇÃO
Para ter um coração saudável é preciso comer bem, beber pouco, controlar o estresse, não fumar, fazer exercícios moderados e, para quem pode, praticar muito sexo, de preferencia com um parceiro estável, de acordo com o médico espanho Josep Maria Caralps.
Essa é a fórmula "não-infalível" do doutor Caralps para manter "em bom estado" a máquina perfeita que é o coração, que bate cerca de 100 mil vezes por dia e movimenta 10 mil litros de sangue. Um órgão também emocional, "muito ligado aos sentimentos mais íntimos", e que foi chamado por Aristóteles de "santuário da alma".Os olhos e as mãos deste médico espanhol que tem quatro décadas dedicadas à cirúrgia cardíaca viram e tocaram milhares de corações. Corações doentes e muito doentes, velhos e jovens, grandes e pequenos e de pessoas de todo tipo de raças, o que o permite falar com autoridade de "nosso músculos mais prezado", vital e carismático.
Josep Maria Caralps teve a honra de fazer o primeiro transplante de coração bem sucedido na Espanha, no dia 8 de abril de 1984, uma data que nunca esquecerá.
Tanta sabedoria acumulada sobre o coração o levaram a escrever "Super Corazón" ("Super coração", na tradução livre), no qual descreve suas experiências e conhecimento.
O livro que chega neste domingo às livrarias, coincidindo com a celebração do Dia Mun dial do Coração, é uma guia "singelo e ameno" para ajudar a conhecer como trabalha e porque o coração adoence, além de ensinar a mantê-lo em forma. Na conversa com este premiado profissional da medicina ouvimos repetidamente a palavra moderação: "Podemos fazer de tudo, mas com moderação, precisamos aprender que a degustação de um cigarro após uma boa refeição, uma taça de vinho no jantar ou no almoço, não pode se transformar em depend~encia".
"Temos ao nosso alcance coisas que fazer nossa vida melhor. Mas precisamos ser capazes de discenir sobre o que é bom e o que ruím. A saúde não está separada do prazer. Ao contrário, se não há prazer não há saúde", considerou.
Caralps fala em educar a infância como forma de prevenção e criar bons hábitos. "Ensinar ás crianças que fumar é prejudicial, que o álcool pode ser agrad´vel, reconfortante e. em algumas ocasiões, até necessário, mas sempre, sempre com moderação, com muita moderação", detalhou o médico.
"Não nos preocupamos com isso, porque achamos que podemos controlar nossos vícios. Mas, na realidade, não podemos. Ser moderado em tudo é quase impossível. Daí a necessidade de aprendemos desde pequenos", afirmou, acrescentando que as escolas também devem ensinar a "controlar mentalmente as emoções, a sermos mais humanos, termos mais cuidado com nós mesmos e com os outros".
BREVE HISTÓRIA DO PÃO
Alimento principal de grande parte da humanidade, o pão, elaborado com base em vários cereais e mediante diferentes processos nas diversas regiões do mundo, é consumido desde o período neolítico, há certa de 12.000 anos.
Ao que se sabe, o pão feito com farinha fermentada era conhecido dos egípicios e foi amplamente utilizado pelos romanos, que lhe difundiram o uso por todo o império. Era considerado, no entanto, artigo de luxo, só acessível aos abastados.
Atribui-se aos antigos egípicios o descobrimento do processo de fermentação por volta do ano 2.600 AC. Provavelmente, foram eles os primeiros a considerar a panificação como uma forma de arte.
Mas foram os gregos que instituíram as padarias como estabelecimentos comerciais públicos, ensinando isto aos romanos. Já em Roma, a grande expansão do pão causou o nascimento da primeira associação oficial de panificadores. Os romanos também melhoraram o processo de moagem, e como resultado disto foram os primeiros a produzir pão branco.
Antes, somente fazia-se pães escuros de grãos integrais. Por volta de 100 AC, Roma possúia mais de 200 padarias comerciais. Uma escola de padeiros foi criada pelos romanos do século I.
A medida que a importância do pãocrescia na vida das pessoas ele começou a fazer parte de suas tradições religiosas. Por exemplo, a Bíblia relata que os antigos hebreus faziam matzota antes da fuga do Egito. No culto cristão, e pão simboliza o Corpo de Cristo na comunhão da Santa Ceia.
Ao que se sabe, o pão feito com farinha fermentada era conhecido dos egípicios e foi amplamente utilizado pelos romanos, que lhe difundiram o uso por todo o império. Era considerado, no entanto, artigo de luxo, só acessível aos abastados.
Atribui-se aos antigos egípicios o descobrimento do processo de fermentação por volta do ano 2.600 AC. Provavelmente, foram eles os primeiros a considerar a panificação como uma forma de arte.
Mas foram os gregos que instituíram as padarias como estabelecimentos comerciais públicos, ensinando isto aos romanos. Já em Roma, a grande expansão do pão causou o nascimento da primeira associação oficial de panificadores. Os romanos também melhoraram o processo de moagem, e como resultado disto foram os primeiros a produzir pão branco.
Antes, somente fazia-se pães escuros de grãos integrais. Por volta de 100 AC, Roma possúia mais de 200 padarias comerciais. Uma escola de padeiros foi criada pelos romanos do século I.
A medida que a importância do pãocrescia na vida das pessoas ele começou a fazer parte de suas tradições religiosas. Por exemplo, a Bíblia relata que os antigos hebreus faziam matzota antes da fuga do Egito. No culto cristão, e pão simboliza o Corpo de Cristo na comunhão da Santa Ceia.
Pão, o alimento que faz bem
O pão é uma boa fonte de proteínas e carboidratos complexos. Apreenta alto teor de niacina, riboflavinas e outras vitaminas do complexo B, anguns tipos fornecem ferro e cálcio. O pão integral é rico em fibras.
Ingrdientes: Farinha de trigo, água, áçucar, sal refinado e fermento biológico.
Que delícia de pão....com manteiga....então! |
Maravilha de pão |
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Para a OAB/RO fechamento do posto da PRF em Jaru é uma insanidade
Em um estado notadamente conhecido como corredor de tráfego de drogas, cogitar o desativação de um único posto da Polícia Rodoviária Federal numa extensão de mais de 200 quilômetros de rodovia beira a insanidade. A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil convoca a sociedade alutar contra essa medida sem nenhum propósito plausível. A declaração é do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, ao tomar conhecimento dos prepartivos para a desativação do posto da PRF no munícipio de Jaru, cerca de 200 quilómetros ao sul de PortoVelho, capital de Rondônia.
Sob argumetnação de contenção de gastos, a direção nacional do Departamento de Nacional de Polícia Rodoviária Federal estaria planejando destivar o posto da PRF localizado na entrada de Jaru. Com isso, ficaria em funcionamento o de Ariquemes e o de Ji-Paraná, deixando a descoberto uma vasta região com cerca de 200 quilômetros de rodovia sem nenhuma fiscalização.
O presidente da subseção da Ordem dos Advogados Mário Roberto pereira de Souza, acrescenta que a situação fica ainda mais difícil de compreender, quando se leva em conta que a região sob a jurisdição do posto quer a PRF pretenda fechar tem várias estradas secundárias que são utilizadas pelos criminosos em sem esse posto será uma porta aberta para o crime.
Enquanto mobiliza autoridades e a sociedade em Jaru, Mário Roberto encaminhou ofício ao presidente da OAB/RO, Hélio Vieira, comunicando o caso e pedindo a intervenção da advocacia rondoniense para tentar evitar a desativação do posto da PRF.
Logo que tomou conhecimento da possibilidade de fechamento do posto de PRF em Jaru e suas consequências, o presidente da OAB/RO, Hélio Vieira, asseguoru que vai conversar com o superíntente da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, com a representação do Denit e tentar uma audiência com o governador Confúncio Moura para que Rondônia não venha mais uma vez ser prejudicada em função de decisão de burocratas a partir de seus gabinetes refrigerados em Brasília.
"Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento dasituação da segurança pújblica em Rondônia e, sobretudo, dos problemas de tráfico de drogas pelaBR-364, jamais ousaria propor uma medida como essa, no meomento em que a sociedade clama por aumento do contigente policial e de maior guarnição das nossas fronteiras" observa o presidente da OAB/Rondônia.
Fonte: Assessoria.
Sob argumetnação de contenção de gastos, a direção nacional do Departamento de Nacional de Polícia Rodoviária Federal estaria planejando destivar o posto da PRF localizado na entrada de Jaru. Com isso, ficaria em funcionamento o de Ariquemes e o de Ji-Paraná, deixando a descoberto uma vasta região com cerca de 200 quilômetros de rodovia sem nenhuma fiscalização.
O presidente da subseção da Ordem dos Advogados Mário Roberto pereira de Souza, acrescenta que a situação fica ainda mais difícil de compreender, quando se leva em conta que a região sob a jurisdição do posto quer a PRF pretenda fechar tem várias estradas secundárias que são utilizadas pelos criminosos em sem esse posto será uma porta aberta para o crime.
Enquanto mobiliza autoridades e a sociedade em Jaru, Mário Roberto encaminhou ofício ao presidente da OAB/RO, Hélio Vieira, comunicando o caso e pedindo a intervenção da advocacia rondoniense para tentar evitar a desativação do posto da PRF.
Logo que tomou conhecimento da possibilidade de fechamento do posto de PRF em Jaru e suas consequências, o presidente da OAB/RO, Hélio Vieira, asseguoru que vai conversar com o superíntente da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, com a representação do Denit e tentar uma audiência com o governador Confúncio Moura para que Rondônia não venha mais uma vez ser prejudicada em função de decisão de burocratas a partir de seus gabinetes refrigerados em Brasília.
"Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento dasituação da segurança pújblica em Rondônia e, sobretudo, dos problemas de tráfico de drogas pelaBR-364, jamais ousaria propor uma medida como essa, no meomento em que a sociedade clama por aumento do contigente policial e de maior guarnição das nossas fronteiras" observa o presidente da OAB/Rondônia.
Fonte: Assessoria.
Que saudades da PRF.......só Deus mesmo para me proteger.. |
Bento XVI compara nazismo e comunismo à chuva ácida
O Papa Bento XVI oficiou neste sábado uma missa em Erfut, cidade da antiga Alemanha comunista (RDA), onde disse que o nazismo e o comunismo tiveram para o cristianismo o mesmo efeito que a chuva àcida, e que suas consequências, sobretudo no plano intelectual e religioso ainda são percebidas
Fonte: Alto Madeira.
Fonte: Alto Madeira.
Unir pode perder verba de hospital
Há R$5 milhões que não podem ser usados por causa de irregularidades
Porto Velho já poderia ter um Hospital Universitário, mas a conclusão do projeto, parado há anos, não tem prazo e, segundo o procurador da República Ercias Rodrigues, corre o risco de ficar sem a verba destinada a esse fim. A participação da Riomar, fundação privada de apoio à universidade, é alvo de investigações. Por conta disso, toda quantia que deveria ser destinada aos projetos da Unir, quando são depositados na conta da Riomar, são usados para pagar dívidas da Fundação.
Greve
A partir de hoje, sem bancos
A partir de hoje, bancários do Estado de Rondônia declaram greve por tempo indeterminado, permanecendo em funcionamento apenas os serviços essenciais. As reivindicações são de reajuste salarial de 12.8% , participação nos lucros e resultados, além de outras exig~encias da categoria. Operações eletrônicas serão mantidas.
Fonte: Diário da Amazônia.
75 MIL ESTUDANTES DO BRASIL NAS MELHORES DO MUNDO
De acordo com a revista Time, a economia do Brasil vem crescendo e, junto com esse crescimento, podermos notar uma valorização do Real. O texto também fala sobre o desejo do País em crescer no âmbito internacional e se aproximar cada vez mais da lista dos países mais desenvolvidos do mundo.
A Time cita também o esforço da atual presidenta Dilma Rousseff em estreitar os laços internacionais do Brasil, como fez recentemente ao ser a primeira mulher da história a abrir um debate na Assembléia Geral da ONU.
Os brasileiros selecionados terão a chance de entrar em universidades como Havard, Stamford, Oxford, entre outras. Segundo a matéria da Time, o Brasil também não é o único país a criar programas para concessão de bolsas de estudo no exterior. O Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia e El Salvador têm planos para mandar estudantespara o exterior.
Fonte: Revista Time.
A Time cita também o esforço da atual presidenta Dilma Rousseff em estreitar os laços internacionais do Brasil, como fez recentemente ao ser a primeira mulher da história a abrir um debate na Assembléia Geral da ONU.
Os brasileiros selecionados terão a chance de entrar em universidades como Havard, Stamford, Oxford, entre outras. Segundo a matéria da Time, o Brasil também não é o único país a criar programas para concessão de bolsas de estudo no exterior. O Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia e El Salvador têm planos para mandar estudantespara o exterior.
Fonte: Revista Time.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
O CUBANO DE RONDÔNIA
O CUBANO DE RONDÔNIA
José Carlos Chaddad.
O “Seu” Antônio Okama Silvério, nacionalidade cubana, 72 anos. Ele vive a mais de 8 anos a margem da BR 364, sentido Acre, mais precisamente no Km 896, um pouco antes da Lanchonete Castelinho; muito humilde, porém ao conversar com o mesmo, percebe-se que ele é um Homem culto, está ali por opção.
Aos poucos ele vai “se soltando”, ou seja, começa a falar de sua vida. Sempre fala que não aceita o regime colocado por Fidel Castro em seu país natal, que é Cuba.
Com relação a sua família, diz que foi casado e tem filhos morando na Espanha. Gosta de muita leitura, prepara sua própria comida com o que ganha das pessoas que passam pela BR. Tem uma barraca como o seu lar e afirma que é feliz, apesar do seu “isolamento do mundo”, mas declara que o é feliz no “mundo em que vive”.
Condicionador de Ar para Motos
Andar de moto com todos os equipamentos de segurança recomendáveis para o bom motociclista sempre foi um grande problema no nosso verão de temperaturas em torno dos 40 graus. Mas parece que este problema vai acabar, pois foi inventado um condicionador de ar para motos.
O equipamento de condicionamento de ar foi chamado de "EntroSys Motorcycle Air Conditioning" e foi inventado por Glen Guttman.
A unidade de condicionamento de ar utiliza uma tecnologia de estado sólido utilizada pela NASA, ao invés de um compressor de gás. O equipamento é relativamente pequeno, leve e de melhor eficiência energética.
A unidade é conectada a um colete próprio por meio de um duto flexível e pode ser operada por meio de um controle remoto instalado junto ao manete. O sistema tanto pode referigerar quanto aquecer o motociclista, ou, ainda, simplesmente ventilar.
Fonte: Sobremotos.
OPINIÃO
Deixando como estar
Valdemir Caldas
Pode uma via pública, que o Código Civil caracteriza como objeto de uso comum do povo, ser transformada em espaço livre para deleite pessoal de uma minoria abastada?
Depende. Se essa via pública for a Pinheiro Machado e a cidade for Porto Velho, pode, sim, não há nenhum problema, mesmo que isso implique em tolher o dieito constitucional de ir-e-vir das pessoas.
Tanto é verdade que, por duas vezes, já tratei do tema neste espaço de jornal; o vereador Ramiro Negreiros, por sua vez, já denuncikou a balbúrdia da tribuna da Câmara Municipal e o radialista Jonathas Trajano também o fez em seu programa de rádio, mas, até hoje, ninguém tomou nenhuma providência para resolver o progblema.
Enquanto isso, filhinhos de papai continuam enchendo a cara nas noites de feriados e n os finais de semana, transitando de um lado para o outro da rua, impedindo o livre acesso de pedestres e veículos, como se a mesma fosse à extensão de seus quintais.
O prefeito Roberto Sobrinho precisa mostrar a essa gente que Porto Velho não é terra de ninguém e que há uma autoridade investida do poder popular e não um borra-botas, que dizm amém a tudo e a todos.
Fazendo-o , Sobrinho estará reafirmando um dos compromissos que fez durante a campanha eleitoral, qual seja o de administrar para todos, e não para uma minoria ainda que para tanto desperte a ira de meia duzia. Deixar a situação como está para ver como vai ficar, certamente não é a melhor solução.
Fonte: Jornal Alto Madeira.
CAMINHADA PELA PAZ
Aconteceu nesta sexta-feira passada (23.09.2011) uma passeada pela Paz pelas ruas centrais da Capital. O evento envolveu 11 escolas municipais e uma estadual. A criançada participou ativamente.
Uso de celular em bancos pode ser proibido em Rondônia
O Deputado Jesualdo Pires (PSB) apresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa que visa proibir o uso de telefone celular, rádio transmissor, palm top e similiares que permitem a transmisão de voz ou texto no interior dessas instiutuições no âmbito de Rondônia, motivo pelo qual é orundo da falta de segurança nestes locais.
Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.
Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.
VIAJANDO PELOS ANDES
O Motociclista Antonio Geraldo (Toninho - ex-deputado estadual), assíduo frequentador do Point do Motociclista completou o se giro pelo Peru, Bolívia, Chile, Paraguai e Argentina; pilotando sua Honda Shadow 750 e que assim realizou o seu sonho de uma aventura nos andes. Já está de volta ao nosso Brasil e visitando seus famíliares no sul. Parabéns ao Toninho pela aventura.
MINUTOS DE SABEDORIA
Aprenda a repousar sua mente. A mente cansada não pode pensar direito. Repouse a mente, fazendo o exercício da Higiene Mental, para conquistar cada vez maior energia e vigor.
O cérebro cansado turva o pensamento.
E o pensamento é a maior força criadora que existe sobre a terra.
Repouse o cérebro, para pensar com acerto e alegria.
O cérebro cansado turva o pensamento.
E o pensamento é a maior força criadora que existe sobre a terra.
Repouse o cérebro, para pensar com acerto e alegria.
ATENÇÃO - GPS NO CARRO
Cuidado para quem usa GPS no carro
Cuidado ao usar o GPS automotivo.
Uma família parte de férias, de carro, GPS ligado. A viagem transcorre normalmente e então decidem para para lanchar ou almoçar, deixando o carro num estacionamento próximo. Quando regressam, constatam que o seu GPS foi roubado. Algumas horas mais tarde, os vizinhos telefonam informando que a casa deles foi assantada.
Os ladrões utilizaram a função de retorno para casa..
Estavam tranquilos sabendo que os proprietários estavam longe e que, portanto, não seriam incomodados.
Uma importante dica: no teu GPS, mude o teu endereço (de partida) pelo do posto policial (que você conhece) próximo. Os ladrões ficarão com o GPS, mas não te roubarão a casa! Todo cuidado é pouco!.....E ótimas férias.
MAIS CARA
Porto Velho tem uma das tarifas de transporte coletivo mais caro do país, com a diferença que não existem terminais de integração, não tem ar condicionado e existem linhas que demoram cerca de uma hora para passar em determinados pontos. Citando o transporte público do Rio de janeiro, lá pagando a tarifa de R$3.10 o passageiro, pode passar até de uma cidade a outra no transporte coletivo.
Fonte: O Estadão do Norte.
Fonte: O Estadão do Norte.
domingo, 25 de setembro de 2011
VIAGEM AO PERU - ALEX DE FREITAS - RELATO
- Relatos de viagem,
Pois bem, no dia 11 de maio de 2011 sai de porto Velho com o propósito de cruzar a cordilheira
Dos Andes Peruano, e chegar até Cuzco, Machupichu e ao Logo Titicaca em Puno,viagem que duraria 13 dias.
Logo de madrugada parti rumo a Brasiléia , onde pretendia passar a noite.
Ao amanhecer fui para Assis Brasil cidade que faz fronteira com Inampari - Peru,
Onde está a ponte que Liga os dois países, passei na Policia Federal para registra minha saída do País e do outro lado registra minha entrada com autoridades peruanas.
Necessário apena RG e documento do veículo em seu nome,no meu caso a moto.
De Anampari a Pto Maldonado são 250 km de região de selva Amazônia peruana com
muitos garimpos de ouro ao longo da carreteira margeando o rio Madre de Dios o nosso Madeira, fazendo a base da economia local, região de clima tenso e perigoso.
Achei melhor seguir viagem pois faltava cerca 600 km até Cusco ,no trajeto existem vários povoados, já fazendo a transição de selva para cordilheira , onde podemos para abastecimento, se alimentar e dormir durante a noite em Ibéria Santa rosa e Marca pata etc.
Marcapata cidadezinha incrustada nas montanhas onde tem piscina para banhos termais com fins terapêutico, sem falar no visual de cair o queixo, ver a carreteira serpenteando a montanha e a gente cruzado a estrada entre nuvens numa altitude de mais de 4000 metros é impressionante . De Marcapata em diante começa a cair drasticamente a temperatura, pois irei passar numa região conhecida como huallahuallla onde fui varias vezes a advertido pelos campesino a não passar por La a noite, a temperatura cai aos extremo neste período e o oxigênio e em torno de 5% ,nua altitude próxima a 5000 metros . Seguido os conselhos e a voz da experiência, resolvi pernoitar em Marcapata.
Pois estava viajando sozinho, achei melhor não ariscar, varias vezes era indagando pelos hermano “viajado solito”?
Brasilenho mui loco”
Pois já havia percorrido um trecho à noite e confesso que foi meio assustador, estrada muito sinuosa com vários precipício .
No outro dia cedo parti em direção ao meu destino que era chegar a Cusco ,subindo as cordilheira onde a tração da corrente e os freios da moto são testados no limite, mas minha companheira de viagem foi guerreira, único problema foi já chegando no ponto mais alto, percebi que a corrente estava frouxa necessitava de ajuste, parei
para apertar. Foi quando me dei conta que estava passando muito mal, não conseguia respira e me faltava força ate para descer da moto.O mal da altitude.(soroche)Logo que sai de cima da moto sentei no chão e fiquei pensando será que vou morre aqui, pois meu coração estava muito acelerado e parecia estar em meu pescoço.Mais um coisa era certa, o lugar era lindo eu olhava os picos nevados em volta de queixo caído, a luz do sol irradiava tudo com uma áurea avermelhada no contraste com a neve branquinha, que beleza.
Depois de alguns minutos ali “morrendo” e admirando a beleza do lugar, me apareceu um garoto com um prato nas mãos com uma truta e varias papas ou batatas para nos vender, falando alguma coisa do tipo 5 soles 5 soles, eu pensei, já que vou morre e melhor comer primeiro. Paguei os 5 soles e comecei a degustar o melhor peixe que já havia comido, tão simples, mais uma delicia .Talvez tenha sido o lugar ou a situação, só sei que era bom e mesmo me deu as forças necessária para fazer a manutenção da moto e parti da li; um detalhe não sei de onde o menino veio e para onde foi.
Nas cordilheiras foi uma emoção aparte, quem anda de moto e gosta, sabe que é um misto de medo com alegria, um parque de diversão, curvas muito fechadas a beira de
precipício, paredões com pedras caindo do alto, decidas em alta com freios usados no seu limite ,fechado as curva com os joelhos quase encostando no chão, o maior barato.
Para quem pretende fazer esta viagem de moto vai um conselho, não economizar nas luvas tem que ser coisa boa com alguma tecnologia como Gorotex ou algo similar, pois pensei que ia perde os dedos , minhas luvas eram de couro sintético revestido, mais não funciona,outra dica e colocar papel ou papelão nas coxas por dentro das calças,no deslocamento da moto o vento parece corta a carne. Mais o resto e só alegria.
Cuzco umbigo do mundo
Mais de um milhão de turistas chegam por ano ao Vale de Cusco, na Cordilheira dos Andes, para conhecer a cidade vigente mais antiga da América. Com suas câmeras digitais a tiracolo, gringos sobem e descem as ladeiras da cidade a fim de garimpar uma história de mais de 3.000 anos. Historiadores divergem sobre qual foi a primeira cultura a habitar a zona. O que é certo é que a civilização inca a transformou, em meados do século 8 d.C, no centro administrativo e religioso do Império Tahuantinsuyo. E, mais tarde, na maior metrópole da América do Sul, antes da dominação espanhola.
No alto de uma montanha e a apenas dez minutos de carro do centro, é possível conferir um dos exemplos mais significativos das construções incas: o Complexo Arqueológico de Sacsayhuamán. O lugar, que teve uma função militar e religiosa, impressiona com seus enormes muros de pedras de até cinco metros de altura e 300 toneladas de peso. Após o passeio, fica aquele clima de mistério no ar: como os incas construíram obras tão complexas há centenas de anos?.Em cusco a varias opções de hospedagem das mais simples ate as mais caras eu fiquei na
situado na rua :Catalina Ancha, 366 bem próximo da Praza de La Armas, onde habitação com banho privativo me custou $35 soles a diária com cocheira para guarda moto e mate de coca vontade.
A rua mais popular de Cusco, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, é a Hatunrumiyoc, onde está o Palácio Arzobispal (atual Museu de Arte Religiosa). Está sempre lotada de gente que quer ver o muro que serviu de base para a construção espanhola. Não à toa, o tal muro é uma obra-prima de pedras gigantes milimetricamente recortadas e encaixadas. Um dos lugares que deve concentrar o maior número de turistas por metro quadrado do mundo é a Plaza de Armas de Cusco. As igrejasLa Catedral e Compañía de Jesus, localizadas ao seu redor, aparecem em todo álbum de fotos de que um dia já passou pela cidade.
Mas o mais interessante de se fazer em uma estadia em Cuzco é ir além da história oficial e do “blábláblá” dos guias e conhecer o lugar pelos costumes da sua gente. Fugindo das centenas de restaurantes turísticos que existem na cidade, é possível se sentir um pouco “cusquenho” em uma das tradicionais chicherías e picanterías. Ou provando a famosa chicha de jora, bebida alcoólica andina fermentada à base de milho.
A rua mais popular de Cusco, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, é a Hatunrumiyoc, onde está o Palácio Arzobispal (atual Museu de Arte Religiosa). Está sempre lotada de gente que quer ver o muro que serviu de base para a construção espanhola. Não à toa, o tal muro é uma obra-prima de pedras gigantes milimetricamente recortadas e encaixadas. Um dos lugares que deve concentrar o maior número de turistas por metro quadrado do mundo é a Plaza de Armas de Cusco. As igrejas
Mas o mais interessante de se fazer em uma estadia em Cuzco é ir além da história oficial e do “blábláblá” dos guias e conhecer o lugar pelos costumes da sua gente. Fugindo das centenas de restaurantes turísticos que existem na cidade, é possível se sentir um pouco “cusquenho” em uma das tradicionais chicherías e picanterías. Ou provando a famosa chicha de jora, bebida alcoólica andina fermentada à base de milho.
Os arredores de Cusco também permitem passeios incríveis. Além de conhecer importantes sítios arqueológicos como Pisac, Ollantaytambo e Moray, é uma ótima pedida para quem procura natureza e adrenalina. Sem contar Machu Picchu e o Caminho Inca e as excursões que aliam história e aventura. Há que ter fôlego para conhecer a antiga cidade dos Incas, localizada a 3.400 metros sobre o nível do mar. Muito chá de coca sempre ajuda a espantar a (soroche), o mal estar que dá em lugares de grandes alturas, e garantir a energia..
Resolvi fazer um passeio para conhecer melhor o lugar pois varias empresas oferecem todo tipo de passeios , com $10 soles da fazer passeio com micro ônibus e guia bilíngüe ,$25 soles o Vale Sagrado.E uma ótima oportunidade de interagir com outras pessoas de pais diferente .Percebi que quase todos os cusquenhos falam inglês a uma forte influência americana , pois de cada 100 turista 60 são americanos, o restante franceses.Italianos japoneses, argentinos etc. brasileiros só 3%., que e uma pena, pois estamos tão próximos. Com a rodovia do pacifico facilitou principalmente para os acreanos e rondonienses.
Mais continuado minha, viagem reservei 2 dias para conhecer Machupichu , fui de moto até Ollantaytambo e de la peguei o trem para Águas Calientes, lugar de acesso a Machupihu, uma das sétimas maravilha da humanidade, não da para descreve você tem que ver. É incrível.
De volta a Cuzco, decide ir para Puno, lago Titicca, fica aproximadamente 450 km , quando perguntava qual a distancia ente as cidade ninguém me respondia em km .
“Mais em “tempo”.” Fica “á seis horas” nesta região, tudo depende . a estrada que leva a Puno é meia sinistra muito movimentada com motorista peruanos “ meio psicopata” do estilo kamikazes, estrada cheia de curvas perigosa e precipício, mais a paisagem e linda. Ao chegar em Puno achei a cidade meia feia, procurei logo uma agência para
contratar o passeio ao lago. .Mais o lago e outra historia, a gente sente uma energia muito boa de estar no lago envolto aos seus mistérios tem que viver esta experiência coisa de cinema, fiquei 2 dias no lago conheci 3 ilhas Manatani, Tequile Uros as ilhas flutuantes, dormi uma noite e Manatani em casa de família a de moradores de la que vivem com seus antepassados que viveram a centenas de anos da agricultura e da pesca
Os moradores da ilha nos oferecem uma festa típica a noite onde nos vestem com roupas tradicionais e musica andina, muito legal.. No outro dia fui conhecer as outras ilhas lugares lindos muito bom para se tira fotos e para aproveitar a famosa truta do lago, uma maravilha no fim da tarde me sentei no alto do monte para apreciar o por do sol e refletir sobre a oportunidade que Deus me deu de conhecer tão belas obras de sua criação, voltei Puno e dela Cuzco onde ficaria mai um dia antes de regressa a Porto Velho Brasil, pois a saudades da família era grande.
O certo é que tudo que vi, conheci e pude fazer o que mai me marcou foi o caminho percorrido, uma experiência fabulosa em minha vida. “Pois toda grande viagem começa com o primeiro passo”.
Fotos a seguir.
Alex de Freitas.
(Texto transcrito na íntegra).